WD My Cloud Pro Series PR4100, um Storage NAS Honesto

O My Cloud Pro PR4100 é um servidor NAS para que foi idealizado aplicações corporativas, porém não chega a impressionar. Equipado de quatro gavetas SATA III, duas portas LAN gigabit e três portas USB, o NAS projetado para pequenas e médias empresas da WD suporta várias configurações RAID, possui serviço iSCSI, proteção por senha, criptografia AES 256 bits e atinge 32TB de capacidade bruta.

WD My Cloud Pro Series PR4100, um Storage NAS Honesto

Apesar de apresentar desempenho apenas razoável, o WD PR4100 se destaca pela facilidade de uso, graças aos softwares WD SmartWare Pro e o painel My Cloud. Além disso, aproveitando a onda “Cloud”, a Western Digital também disponibilizou o aplicativo móvel My Cloud para Android e iOS, que permite seus usuários editar, salvar e compartilhar remotamente projetos através de dispositivos móveis como celulares, recursos antes exclusivos dos computadores.

PR4100, especificações de um NAS com hardware bem definido

Equipado com processador Intel Pentium N3710 Quad-core, 4GB RAM, três portas USB3.0 e duas portas LAN padrão gigabit e duas conexões para fontes de alimentação, o PR4100 também possui um botão para importação de dados via USB, que funciona com apenas um toque.

PR4100, especificações de um NAS com hardware bem definido, painel frontal e traseiro

Apesar possuir boas especificações técnicas de hardware, quando comparado com seus principais concorrentes, o desempenho do equipamento não surpreende. Os novos 4-Bay NAS da Qnap e Synology possuem um painel de gerenciamento mais completo, são mais velozes e custam mais baratos.

Apesar disso, a WD equipou o storage PR4100 com bons recursos de transcodificação por hardware, possibilitando transmitir conteúdo usando o formato e a qualidade correta para cada dispositivo. Além disso, o NAS WD é compatível com aplicativos populares como o Plex, Milestone Arcus Surveillance, Dropbox e WordPress.

Sistema operacional: Recursos apenas aceitáveis

O My Cloud OS é um sistema operacional estável, limpo e funcional. Equipando qualquer toda família My Cloud, esse sistema é a ferramenta que gerencia qualquer dos storages NAS WD e continua sendo desenvolvido, com novos recursos sendo incorporados o tempo todo.

Sistema operacional My Cloud OS do WD My Cloud Pro Series PR4100

Nos últimos anos, a WD teve seu foco direcionado para dispositivos móveis por isso quase tudo que foi desenvolvido para computadores também poderá ser realizado através dos aplicativos Android e iOS.

Um NAS para pequenos escritórios

Caso sua aplicação não seja apenas doméstica, provavelmente você precisará exigir mais de um NAS. Comparado aos concorrentes Qnap e Synology, a família PR4100 não dispõe da mesma quantidade de aplicativos úteis incorporadas e nem entrega a mesma performance, porém é fácil de configurar, possui um assistente eficiente e é muito intuitivo.

O equipamento permite ainda atribuir privilégio aos usuários, possibilitando acesso a diferentes pastas ou mapear as pastas privativas no sistema de arquivos Windows/Mac para cada usuário.

Se a ideia for comprar um NAS para uso doméstico, o equipamento vai atender perfeitamente. Caso ainda você precise instalar o NAS no escritório para ser apenas um pequeno servidor de arquivos, o PR4100 ainda pode dar conta do recado.

Conheça a linha de storages Qnap

Capacidades e Modelos

PR4100 0TB - WDBNFA0000NBK-NESN

PR4100 8TB - WDBNFA0080KBK-NESN

PR4100 16TB - WDBNFA0160KBK-NESN

PR4100 24TB - WDBNFA0240KBK-NESN

PR4100 32TB - WDBNFA0320KBK-NESN

Portas disponíveis

3x USB3.0 (portas de expansão)

Botão One touch backup: Porta USB Frontal

2x Ethernet Gigabit

2x entradas para fonte de alimentação

Conheça a linha de storages Synology

Dimensões

Comprimento 9,13 pol. (232,00 mm)

Largura 6,69 pol. (170,00 mm)

Altura 7,56 pol. (192,00 mm)

Especificações de operação

Temperatura de operação 0°C a 35°C

Temperatura não operacional -40°C a 70°C

Requisitos de sistema

Sistemas operacionais: Windows 7, 8 e 10, Mac OS X El Capitan, Yosemite, Mavericks ou Mountain Lion

Dispositivos habilitados para DLNA / UPnP ou Plex para streaming

Roteador com conexão à Internet

Navegadores suportados: Internet Explorer 10, Safari 6, Firefox 30, Google Chrome 31.0 ou superiores

Conteúdo do Kit

1- NAS WD PR4100

1- Cabo Ethernet

1- Fonte de alimentação com cabo de energia

1- Guia de Instalação Rápida

Ferramentas básicas de gerenciamento

O painel de controle WD My Cloud fornece aos usuários acesso às configurações, opções e recursos internos do dispositivo e é um dos sistemas operacionais NAS mais simples e intuitivos existentes. Para configurá-lo, basta conectar o PR4100 à mesma rede de computador em que você deseja acessá-lo, digitar o nome ou o endereço IP do dispositivo no My Cloud utilizando um navegador da web.

Tanta simplicidade incomoda os usuários que precisam de mais controle sobre o sistema. Equipamentos como o TS-431P Qnap possuem uma central de gerenciamento mais completa, fácil de gerenciar e com tudo à mão. Apesar disso, a interface do painel é fácil de usar e possui um layout limpo. Todas as opções disponíveis estão dispostas na parte superior e facilitam a navegação.

Um Cloud NAS voltado para uso caseiro

WD My Cloud Pro Series PR4100 NAS voltado para uso caseiro

O My Cloud OS transforma o PR4100 num bom Cloud NAS, sem grandes recursos para uso corporativo, mas honesto para aplicações domésticas. O sistema permite que o storage seja acessado de qualquer lugar por meio do aplicativo móvel (iOS e Android), liberando acesso ao conteúdo armazenado, além permitir upload e backup de fotos e vídeos de seus tablets e smartphones.

Facilidade de uso

Facilidade de uso do WD My Cloud Pro Series PR4100

O painel frontal é ocupado pelas quatro baias de 3,5 polegadas, fáceis de abrir, que servem para remover e instalar os hard disks. Apesar de não possuírem chaves, os discos estarão seguros quando estiverem encaixados e com as portas fechadas.

A parte traseira abriga o sistema de ventilação, que mantém o NAS refrigerado e funcionando. O ponto negativo é que a ventoinha não é um dispositivo silencioso. As portas de conectividade estão localizadas no lado direito, além de um botão de reset, uma porta USB 3.0, duas portas Ethernet e duas portas externas de energia de entrada. Um slot de segurança Kensington completa o pacote no canto inferior esquerdo.

PR4100, um NAS quase corporativo

Como poucos aplicativos disponíveis, o PR4100 WD possui somente o básico quando comparados com seus pares fabricados pela Qnap ou Synology. Apesar disso, o NAS é fácil de instalar e possui os aplicativos necessários funcionar corretamente.

Caso você procure recursos como snapshot, deduplicação, suporte à virtualização ou montar um sistema all flash para maior performance, vale a pena buscar por outras alternativas mais robustas que essa. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores autorizados de fabricantes como WD, Seagate, Qnap e Synology e especialistas em sistemas de armazenamento em rede.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

Fazer backup em HD externo é seguro?

Fazer backup em HD externo é seguro?

Fazer backup em HD externo nem sempre nos salva de desastres. Saiba evitar problemas futuros e implementar um sistema de backup robusto e funcional.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.

WhatsApp