MAC Address: O que é e qual a importância do endereço MAC nas redes

Ao instalar um novo dispositivo em uma rede local, fazer a instalação de um switch ou configurar a rede Wi-Fi, muitas vezes nos deparamos com o termo MAC Address.

Até o fim dos anos 80, montar uma rede local envolvia utilizar hubs de rede, que atuam na camada física do modelo OSI (camada 1), onde os pacotes de dados eram propagados simultaneamente para todos os dispositivos conectados.

O que é e qual a importância do endereço MAC nas redes

Essa forma de transmissão gerava lentidão, pois como os pacotes de dados eram disponibilizados para todos na rede, a colisão de pacotes de dados e gargalos no sistema era inevitável.

A invenção do switch ethernet tornou as redes locais mais rápidas, baratas e fáceis de gerenciar. Os switches de rede multiportas tornaram-se comuns, substituindo gradualmente os hubs para quase todas as aplicações, além de rapidamente evoluírem do padrão Fast Ethernet (100 Mbps) para o formato Gigabit que conhecemos.

O que é MAC Address?

MAC address é um identificador numérico atribuído a uma interface de rede (NIC), dispositivo Wi-Fi ou Bluetooth, usado como endereço físico em uma rede local. Esse número é único, exclusivo e composto por doze dígitos, formado por seis pares hexadecimais separados.

Existem milhões de dispositivos em rede e cada um deles precisa ter um endereço físico exclusivo. A formação numérica composta por doze dígitos permite uma infinidade de combinações, o que garante que cada dispositivo conectado tenha seu próprio número.

Juntamente com o LLC (controle de link lógico), o MAC address compõe a camada de enlace do modelo OSI e está disponível na maioria dos dispositivos das tecnologias de rede IEEE 802, incluindo portas ethernet, equipamentos Wi-Fi e Bluetooth.

Conheça a linha de switches Cisco

Vale destacar que cada porta de rede ou conexão sem fio possui um endereço MAC exclusivo, caso o servidor em uso possua vários adaptadores de rede, cada um deles terá seu próprio endereço MAC.

Desta forma, um storage NAS com quatro adaptadores ethernet possui quatro endereços MAC, que devem ser configurados individualmente para bloquear ou permitir o acesso de um determinado dispositivo da rede.

Para que serve o MAC Address?

O endereço MAC, também traduzido como endereço de controle de acesso à mídia, é o endereço numérico que identifica o hardware responsável por cada interação com o meio de transmissão cabeado, óptico ou sem fio.

Equipamentos como switches registram todos os endereços MAC dos dispositivos conectados da rede em uma tabela interna, que identifica os remetentes e destinatários, além de endereçar corretamente os pacotes de dados e criar rotas eficientes entre os dispositivos de origem e destino.

Essa tabela pode ser estática ou alterada dinamicamente e permite ser configurada para reconhecer somente endereços físicos de computadores cadastrados, limitando assim o acesso não autorizado à rede.

Para que serve o MAC Address?

Como limitar o acesso através do endereço da placa de rede é a melhor opção, escolher quais endereços MAC poderão acessar a sua rede dentro de um roteador ou switch é uma ótima forma de proteger uma rede local contra acessos não autorizados.

Deixar a rede aberta ou somente protegida por senhas não é uma boa opção para quem se preocupa com a segurança pois, por mais que sejam seguras, as senhas podem ser hackeadas.

Por outro lado, manter o acesso à rede limitado através do cadastramento de MAC address é ter o controle absoluto sobre quem pode ou não acessar a rede local, dificultando assim os acessos não autorizados.

As redes e o MAC Address

Como vimos, cada placa de rede possui um endereço MAC exclusivo e cada dispositivo conectado na mesma sub-rede possui um endereço diferente. Deste modo, o MAC address se torna útil para diagnosticar problemas de rede, dos endereços IP associados e para limitar o acesso à rede.

Tais possibilidades só são possíveis porque o MAC address nunca muda, diferentemente do endereço IP dinâmico, que pode mudar de acordo com a disponibilidade e configuração de cada sistema.

Assim, ao montar uma rede local, o administrador de TI pode utilizar esses recursos para ter um gerenciamento confiável do tráfego da LAN através da correta identificação dos remetentes e receptores de dados na rede.

Roteadores sem fio e a filtragem MAC

Filtragem MAC é uma medida de segurança para evitar o acesso indesejado à rede por intrusos ou hackers em redes sem fio. Essa filtragem serve para bloquear o tráfego proveniente de determinadas máquinas ou dispositivos desconhecidos.

Nessa filtragem, o roteador só aceita e libera o acesso para os endereços MACs pré-configurados e aprovados, ou seja, apenas computadores cujos endereços MAC foram previamente cadastrados e liberados é que poderão se comunicar através da rede.

Assim, o roteador usa o endereço MAC de um dispositivo na rede para identificá-lo, além de permitir ou bloquear o acesso. Dependendo da configuração do sistema e da política da empresa, somente o tráfego de um endereço MAC conhecido será filtrado e liberado.

Essa configuração evita a ação de hackers, pois qualquer dispositivo que tenha recebido um novo endereço ou tente utilizar algum endereço bloqueado não conseguirá acessar a rede.

Como descobrir o MAC Address?

Para descobrir o MAC address de seu disposto móvel ou computador é preciso seguir algumas instruções. Essas instruções variam de acordo com o sistema operacional de cada equipamento.

Windows 11

Para descobrir o MAC address no Windows 11, siga o seguinte passo a passo:

  1. Pressione a tecla “Windows” + a tecla “i” ao mesmo tempo para abrir as configurações;
  2. Clique em Network & internet no menu esquerdo da janela;
  3. Clique em Wi-Fi ou em VPN (se estiver conectado à Ethernet), em seguida selecione “Hardware properties”, abrirá uma janela com as propriedades;
  4. Nessas propriedades, você irá localizar o “Physical Address” ou seja seu endereço MAC.
Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Windows 10, 8, 7, Vista

Já para descobrir o endereço MAC em um computador ou notebook com sistema operacional Windows 10, 8, 7 e Vista, basta seguir o passo a passo:

  1. Clique em Iniciar ou pressione a tecla “Windows”;
  2. Na caixa de pesquisa, digite “cmd” e dê “Enter”, aparecerá uma janela de comando;
  3. Na janela de comando, digite “ipconfig/all” e novamente dê “Enter”;
  4. Prontinho, agora é só localizar o endereço físico (MAC Address) do seu dispositivo, lembrando que aparecerá um endereço físico para cada adaptador.

Como descobrir o MAC Address no Windows 10

Windows 2000, 2003, XP, NT

Em sistemas operacionais mais antigos como o Windows 2000, 2003, XP ou NT, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Clique no menu “Iniciar” e posteriormente em “Executar”, uma caixa de texto aparecerá em sua tela;
  2. Nessa janela, digite “cmd” e pressione a tecla “Enter”, um prompt de comando será automaticamente aberto;
  3. Dentro da janela do prompt de comando, digite “ipconfig/all” e novamente pressione a tecla “Enter”;
  4. Assim como no tópico anterior, basta localizar o endereço físico em “Conexão de rede sem fio do adaptador Ethernet”. Este é o endereço MAC conectado a Ethernet do seu computador.

OS X

Por outro lado, para descobrir o MAC address de sistema com o Macintosh OS X, siga o passo a passo:

  1. Selecione o “ícone da Apple”;
  2. Clique em “Preferências do sistema”, depois em “Rede” e “Avançado”, uma caixa será aberta.
  3. Em seguida, selecione “Wi-Fi”, aparecerá um endereço intitulado endereço do Wi-Fi ou endereço do aeroporto, sendo este, o MAC Address do seu dispositivo.

Como descobrir o MAC Address no Mac OS X

Linux / Unix

Por sua vez, em sistemas operacionais Linux ou Unix, siga o seguinte passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, abra o terminal do Linux através do atalho “Ctrl” + “Alt” +” T” e digite “fconfig”, pressione a tecla “Enter”;
  2. O endereço MAC será exibido em “HWaddr”.

IOS

No IOS, basta ir em “Configurações”, depois em “Geral” e “Sobre”. O endereço Wi-Fi será aberto na tela, este é o MAC address do seu dispositivo móvel.

Android

Já em dispositivos com sistema operacional Android, basta ir em “Configurações”, depois ir em “Sobre o dispositivo” e em seguida “Status”. Seguindo estes passos, o endereço Wi-Fi será exibido.

Caso você ainda tenha dúvidas, basta consultar o manual do usuário do seu dispositivo ou o site de suporte do produto.

A importância do MAC Address

Como vimos, o MAC address é um endereço exclusivo utilizado para diferenciar os diversos tipos de dispositivos que transmitem e recebem dados dentro de uma rede.

Como qualquer dispositivo físico conectado à rede LAN possui um endereço exclusivo, o switch utiliza esses endereços para transmitir os pacotes de dados para seus destinos.

Assim, o switch utiliza o endereço MAC para identificar e traçar rotas de comunicação direta entre um dispositivo físico que precisa enviar dados com outro, além de acompanhar a rota que estes pacotes percorrem dentro da própria infraestrutura de rede.

Ao contrário do endereço IP, que pode ser atribuído dinamicamente aos dispositivos ou mudar com o tempo, o MAC address é fixo, exclusivo e sempre pode ser utilizado para identificar um dispositivo na camada de rede.

Conheça a linha de switches Cisco

Switch Cisco - Soluções para redes e comunicações

Por falar em switch, os switches Cisco oferecem um excelente desempenho, são escaláveis, econômicos e bastante seguros. Além disso, estão em constante aprendizado, o que proporciona aos usuários uma ótima adaptação e proteção constante.

Neste contexto, se você precisa criar uma base para obter resultados satisfatórios em seu data center, núcleo ou borda, o switch Cisco é a melhor opção.

Já que proporciona ótimo desempenho, amplas opções de implantação, design de rede baseada em intenção, é seguro, inteligente e possui a capacidade de programação aberta e programável, o que sem dúvidas proporciona inúmeros benefícios aos usuários.

Embora sejam amplamente utilizados em redes de computadores, os switches também podem ser utilizados em soluções de vídeo-monitoramento, sistemas de telefonia e na conexão de outros dispositivos que requerem uma comunicação com outros sistemas.

Precisa melhorar sua infraestrutura de rede? Conte conosco. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos autorizados Select Cisco, Qnap, Synology, Asus, além de especialistas em servidores e sistemas de armazenamento.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Rede de Computadores

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.

Qual o melhor switch de rede do mercado?
Qual o melhor switch de rede do mercado?

Qual o melhor switch de rede do mercado? Saiba mais sobre os switches ethernet que conectam todos os dispositivos de sua rede local antes de comprar.

Hubs ou Switches: Quais as principais diferenças entre eles?
Hubs ou Switches: Quais as principais diferenças entre eles?

Ao montar uma rede local, muito provavelmente você se deparou com equipamentos como hubs e switches. Você sabe quais são as diferenças entre eles?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.