O que é SSD?

SSD ou Solid State Drive é um tipo de memória não volátil utilizada na indústria da tecnologia, principalmente em computadores, considerada a evolução dos hard disks. Esses semicondutores possuem controladores e memórias flash NAND, que utilizam corrente elétrica p/ o armazenamento de dados.

Diferente dos HDDs, o solid state drive não possui partes mecânicas como discos magnéticos, motores, braços e cabeçote de gravação. Justamente por não possuírem partes móveis e serem classificadas como a próxima geração de hard drives como dispositivos de armazenamento, as memórias SSD foram batizadas como "hard disks de estado sólido".

O que é SSD - Drive SSD com uma visão interna mostrando os componentes do equipamento

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como o SSD funciona e quais as suas vantagens?

Apesar de ser considerado a evolução dos hard disks, o armazenamento SSD não funciona da mesma forma que os discos que conhecemos. Qualquer HDD lê e grava dados em discos chamados platters. Esses platters possuem superfície magnética que, com o decorrer do tempo e do desgaste das partes mecânicas, perde essas propriedades e leva o equipamento à falhas mecânicas.

Já o SSD lê e grava os dados em camadas (células) dos chips de memória flash interconectados utilizando corrente elétrica. Esses chips (semicondutores do tipo NAND) são dotados de espaço de armazenamento não volátil que, em outras palavras,  mantém intactos todos os dados gravados mesmo caso falte energia elétrica.

Vantagens do SSD sobre HDD, um ssd e um hdd abertos para mostrar os componentes de cada

Como os hard drives possuem partes mecânicas, sua velocidade de leitura e gravação de dados é mais lenta. Além disso, os motores que geram a rotação necessária nos pratos internos entregam baixa eficiência energética, nem sempre são silenciosos e deixam o equipamento mais vulnerável a danos ocasionados por impacto ou vibração.

Assim, as memórias SSD entregam as seguintes vantagens quando comparadas aos hard disks convencionais:

  • Não possuem partes mecânicas;
  • Funcionamento sem ruído;
  • Maior resistência contra impacto;
  • Menor peso;
  • Menor consumo de energia;
  • Melhor desempenho em locais quentes (70°C);
  • Leituras e gravações mais rápidas;
  • Tempo de acesso reduzido;
  • 250 MB/s de velocidade de gravação e 700 MB/s de leitura (até o momento!)

Vantagens do SSD, um ssd em alta velocidade

Desvantagens do SSD

Tempo de Vida

A principal desvantagem do SSD sobre o HDD é o seu tempo de vida. O ciclo de gravação do solid state drive permite apagar e reescrever dados diversas vezes na mesma célula, porém cada vez que esse processo é concluído, as células no SSD decaem. Essas células continuam decaindo até que a unidade não possa mais ser usada, não dando nenhum aviso sobre seu fim de sua vida útil. Assim, mesmo tendo dados armazenados em SSD, o backup continua sendo uma prática imprescindível para manter nossos dados seguros.

Custo

Medindo o custo por GB de espaço, o preço do SSD é sempre mais elevado do que do HDD. Dispositivos equipados com unidades de estado sólido tendem a custar pelo menos o dobro dos sistemas de disco rígido convencionais. Flash storages e outros sistemas baseados em soluções all flash podem facilmente ultrapassar essa relação, pois agregam mais processamento e diversas soluções baseadas em software.

Espaço de armazenamento

Enquanto hard drives de grande capacidade são encontrados por preços aceitáveis, os modelos de SSDs comercializados possuem espaço de armazenamento bem limitado. As maiores unidades de estado sólido comercializadas atualmente são as 4TB, porém chegam ao mercado com custos realmente proibitivos.

Além disso, o SSD apresenta um desafio ainda maior relacionado a recuperação de dados. Enquanto diversas empresas possuem tecnologia para recuperação de informações em discos defeituosos, os SSDs ainda são uma caixa preta. Unidades de armazenamento flash com recursos de criptografia como os da Samsung possuem controladores embutidos criptografados que, se apresentarem problemas, impossibilitam totalmente a recuperação de dados.

E como fica a segurança dos dados?

SSDs também falham. E sem avisar! Descargas elétricas, softwares maliciosos como vírus e o desgaste por uso são apenas alguns fatores que colocam nossos dados em risco. Para manter nossos arquivos armazenados num ambiente seguro contra falhas, vale pelo menos manter nosso backup atualizado e fora do computador de uso.

Para quem precisa de mais segurança, montar arranjos RAID com armazenamento SSD é uma forma muito segura de manter os dados protegidos. Equipamentos como o NAS TS-231P permitem a escrita dos mesmos dados em dois SSDs simultaneamente (RAID 1), mantendo os dados seguros mesmo que um SSD falhe.

Como escolher o melhor SSD?

Como os hard disks, as memórias SSD são classificadas de acordo com o uso. Memórias tipo MLC, SLC, TLC e eMLC são apenas alguns tipos de memórias flashs que podem ser encontradas no mercado. Assim, antes de comprar um SSD, verifique se o mesmo realmente é o correto para realizar ou suportar as funções que você espera dele.

Fabricantes como a Seagate, WD, Samsung, Sandisk e Kingston oferecem SSD de diversas capacidades e modelos. Antes de se aventurar por conta própria, vale a pena saber que máquinas antigas podem não ser compatíveis com esse tipo de componente.

Antes de decidir sobre o assunto, segue algumas dicas que podem ajudar usuários domésticos:

  • Verifique qual a capacidade do SSD a ser adquirido; (Gigabyte ou Terabyte)
  • SSDs com interfaces SATA 3 podem ser a melhor opção em termos de compatibilidade;
  • Verifique se o tamanho físico do novo componente é compatível com o gabinete de seu computador; 
  • Analise os preços, marcas e tipo de tecnologia do SSD oferecido antes de efetuar sua compra;
  • Ferramentas para migração de dados serão úteis para transferir suas informações

Principais marcas de SSD

Assim que os SSDs surgiram no mercado, muitas empresas passaram a analisar a tecnologia e suas vantagens. Consequentemente diversos fabricantes passaram a produzi-los, como Seagate, WD (Western Digital), Kingston, Sandisk, Samsung, Corsain, Crucial Technology e Intel. Seagate, Samsung e WD (Western Digital) são grandes conhecidas pelo público de HDs que hoje tem em seu portfólio diversos modelos de memórias flash. Um bom exemplo são os modelos SSD Ironwolf Seagate, voltados para a utilização em unidades de armazenamento do tipo NAS.

Os SSD fazem parte dos storages de sua empresa

Storages são sistemas profissionais de armazenamento. O principal motivo da indústria ter adotado o SSD como uma alternativa aos hard disks é a performance adicional obtida para aplicações empresariais. Como os SSDs profissionais custam muito caro, alguns fabricantes de storages criaram sistemas híbridos de armazenamento, que suportam hard disks e memórias flash no mesmo gabinete, aproveitando assim a alta capacidade e o baixo preço dos hard disks e a alta performance dos SSDs.

SSD no Storage NAS, QNNAP NAS TS-932X com ssds Seagate ao lado

Algumas vantagens ao usar SSDs em sistema de armazenamento profissionais:

  • Maior velocidade dos backups;
  • O desempenho e processamento será mais rápido;
  • Menor latência no acesso aos dados;
  • Mais eficiência em aplicações de múltiplos acessos;
  • Baixo nível de ruído;
  • Garantia de integridade dos dados mesmo em caso de falta de energia.

Vale a pena adquirir um SSD?

Ainda não é certo se os SSDs substituirão totalmente os disco rígidos e passarão a ser nossos únicos dispositivos de armazenamento. Com custos ainda elevados e com baixa capacidade de armazenamento, nossos hard disks ainda oferecem vantagens perceptíveis em relação as memórias flash. Como a disputa dos fabricantes de memórias e discos continua, os ganhadores somos nós, com produtos cada vez melhores e mais baratos.  

A ControleNet é distribuidor autorizado de empresas de armazenamento como Qnap, Synology e Seagate. Somos especialistas em storages, soluções all Flash, backup e sistemas de armazenamento secundário como cold storages. Antes de comprar uma solução de armazenamento, ligue e traga seu projeto, teremos prazer em atendê-lo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Seus Emails estão Seguros? Saiba como fazer backup do Outlook

Seus Emails estão Seguros? Saiba como fazer backup do Outlook

Seus emails estão seguros? Saiba como quais são os arquivos que contém suas correspondências e como proteger seus e-mails contra desastres.

RAID 60 ou RAID 6+0, arranjos com 8 ou mais hard disks

RAID 60 ou RAID 6+0, arranjos com 8 ou mais hard disks

O RAID 60 é um arranjo de discos robusto e de alta performance, protegido por dupla paridade em dois ou mais arranjos RAID 6. Clique aqui e saiba mais

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011