Com as constantes ameaças de ataque Ransomware, o risco de invasão em seu servidor de arquivos sempre existe. Para proteger seus dados, listamos 5 boas práticas que podem garantir a segurança dos dados em caso de ataque Ransomware ou outros softwares maliciosos.
Além de prevenir eventuais falhas de funcionamento, manter os softwares básicos, aplicativos e sistemas operacionais sempre atualizados protege o sistema contra vulnerabilidades já conhecidas, geralmente utilizadas pelo Ransomware para sequestrar os dados.
RDP é um protocolo que permite técnicos acessem computadores dentro da rede, utilizando softwares como o Microsoft Terminal Service. Limite o número de acessos através desse protocolo só para quem realmente precisa, limite-os à IPs específicos e proíba o uso de outros aplicativos que fazem acesso remoto.
GPO é um conjunto de regras dos sistemas operacionais Microsoft que controlam os privilégios do que cada usuário pode ou não fazer. Controlar a execução de arquivos por terceiros e restringir o acesso a determinadas pastas são boas práticas que evitam usuários a comprometer o ambiente.
O firewall representa o principal ativo de segurança da rede de uma empresa e é indispensável para manter o ambiente seguro. Certifique-se de que o firewall esteja sempre ativado, atualizado e em funcionamento para garantir a proteção de sua rede local e servidores.
Um backup atualizado e fora do ambiente de produção sempre será a melhor solução para manter seus dados seguros. Storages NAS da Qnap possuem snapshots que criam pontos de recuperação do sistema, possibilitando voltar no tempo e restaurar as informações antes da hora que o ataque aconteceu.
Não proteger os dados de sua empresa ou residência contra um possível ataque de Ransomware que pode ser fatal. Traga seu projeto de backup e fale com nossos especialistas.