Qual o melhor Storage NAS 10Gbe? Servidores de Armazenamento em Rede

Qual o melhor Servidor NAS 10G?

Qual o melhor Servidor NAS 10G?

Procurando um NAS 10Gbe? Acompanhe nossas dicas sobre o assunto

A importância das portas de conexão ethernet 10 gigabits (10Gbe) não pode ser subestimada.

A redução dos preços dos componentes que compõe o hardware desses servidores e storages aumentaram a utilização desse tipo de conexão, permitindo que muitas empresas e usuários utilizem uma forma mais rápida e eficiente de melhorar seu fluxo de trabalho.

Até pouco tempo atrás montar qualquer infraestrutura de rede baseada em 10G era luxo para poucas organizações.

Como essas portas só equipavam storages e servidores corporativos, a maioria das empresas que compravam esses equipamentos geralmente já tinham suas SANs em Fibre Channel, relegando o padrão 10GbE para aplicações secundárias.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Comprar um storage 10Gbe exige investimentos adicionais

Além de comprar o servidor ou storage, a maioria das organizações também precisa investir em switches, cabos, atualizar as portas de rede dos computadores e mudar o cabeamento interno para 10Gbe.

Esse investimento adicional era um fator impeditivo para pequenas e médias empresas, que acabaram mantendo suas redes em gigabit para não ter que modernizar toda a infraestrutura de TI.

Mesmo servidores e storages que agregaram a conexão 10G como diferencial tecnológico acabaram sendo deixados de lado ou subutilizados, pois o ganho adicional de performance nem sempre justificava o investimento adicional na rede local.

A alta latência dos hard disks

A alta latência dos hard disks

Comprar um storage ou NAS 10GbE nem sempre resolve todos os problemas.

Antigos sistemas de armazenamento com múltiplas portas de comunicação e recursos para agregação de link (load balance) já entregavam uma boa banda de comunicação para aplicações mais exigentes em performance.

Porém, o gargalo da maioria dos sistemas geralmente é o tempo de resposta dos hard disks ao atender as requisições. E quanto mais antigos forem os hard disks, mais lentos serão os sistemas.

A redução significativa nos preços das memórias flash que equipam servidores e storages ajudaram muito a alavancar a utilização das portas 10G, pois resolveram outro gargalo na estrutura de armazenamento da infraestrutura de TI.

Assim, com o auxílio de protocolos úteis como o serviço iSCSI, diversas estruturas de TI começaram a tirar proveito da associação dos sistemas all flash e as conexões ethernet 10G.

Os sistemas híbridos de armazenamento

Com a chegada das memórias flash em sistemas de armazenamento, fabricantes como Qnap, Infortrend e Seagate e Synology incrementaram em seus produtos áreas especificas para cache, melhorando sensivelmente a velocidade em IOPS de seus sistemas.

Os slots para armazenamento SSD M.2 disponíveis em servidores e storages podem ser usados de várias maneiras. A forma mais simples é apenas instalar memórias para conseguir o cache de leitura / gravação SSD.

Esse cache mantém os dados mais acessados na memória, auxiliando o sistema de armazenamento existente (discos rígidos) e melhorando as operações internas de gravação e leitura mais frequentes.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

Servidores e soluções de armazenamento com portas 10G equipadas com cache em SSD e matrizes de armazenamento híbridas (flash+HDD), aliadas com processamento em camadas (tiering), já substituem soluções FC por apenas uma fração do preço.

Essas novas soluções híbridas reduzem o investimento e aumentam sensivelmente a densidade dos sistemas de armazenamento.

A boa notícia: Os storages 10G All Flash

Ao comprar um storage ou NAS 10G, sejam eles para cobre (10GbE / 10GBASE-T) ou fibra (SFP+), qualquer organização busca mais performance.

A redução dos preços nas memórias flash permitiu a entrega de sistemas totalmente flash de baixo custo, mais rápidos e baratos que grandes sistemas baseados exclusivamente em discos.

Um sistema de armazenamento em rede equipado com portas 10GbE e recheado de memórias flash já não é um sonho impossível para pequena e média empresa.

Claro que qualquer servidor ou storage sempre precisa de uma CPU capaz de executar várias tarefas, memória e capacidade de armazenamento suficiente para atender suas demandas.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Os storages NAS 10Gbe para pequenas empresas

Com os tamanhos de arquivos crescendo constantemente, a necessidade de sistema de armazenamento com uma conexão de rede mais rápida em sua casa ou escritório nunca foi tão importante.

Embora a tecnologia por trás do 10GbE (10GBASE-T) esteja mais acessível, ainda é mais caro comprar um NAS 10GBe do que um equipamento equipado apenas com a conexão gigabit padrão.

Felizmente, graças à preços conseguidos com o grande volume de fabricação (economia de escala), fabricantes como a Qnap estão desafiando esse estigma, entregando storages NAS 10GbE com preços realmente atrativos.

TS-431KX Qnap

Enquanto grandes corporações ainda mantêm suas infraestruturas em Fibre Channel, as pequenas empresas finalmente receberam um reforço de peso.

Servidores NAS 10G como o TS-431KX já saem de fábrica com duas portas gigabit e uma conexão 10GbE, permitindo que aplicações como renderização, backup com versionamento e serviços que utilizam o protocolo iSCSI ganhem velocidade, sem custar um absurdo.

Ambientes para edição de fotos em alta resolução com respostas rápidas, softwares voltados para edição de vídeo em 1080p ou 4K e ambientes de máquina virtual onde a latência deve ser mantida no mínimo pela rede e internet são apenas algumas aplicações que esses sistemas podem dar conta do recado.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Vai comprar um NAS 10GbE?

Comprar um NAS 10GbE nem sempre traz os benefícios almejados para todas as aplicações. Performance não é apenas um problema de disco ou quantidade ou velocidade das portas de comunicação.

Outras variáveis devem ser consideradas, sob pena de investir recursos preciosos da organização desnecessariamente.

Vai comprar um NAS 10GbE?

Além disso, os números de comparação mudam de acordo com o tamanho dos arquivos, número de aplicações sendo executadas, espaço de armazenamento livre, tecnologia dos discos e a quantidade de blocos defeituosos do ambiente.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. A ControleNet é especialista em sistemas de armazenamento e distribuidora autorizada Seagate, WD, Qnap, Synology e Infortrend.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

NVMe (Non-volatile Memory Express)

NVMe (Non-volatile Memory Express)

NVMe (Non-volatile Memory Express), a tecnologia para performance em SSD. Saiba mais sobre o padrão que está revolucionando sistemas de armazenamento.

O que é e quais são as vantagens do iSER?

O que é e quais são as vantagens do iSER?

iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp