NAS doméstico? Saiba qual o melhor storage para sua casa

NAS doméstico, ambiente de uma sala de tv com um storage NAS Qnap de duas baias na estante abaixo de uma tv com a tela de usuário conectado ao NAS

Procurando o melhor NAS doméstico? Reunimos os melhores modelos de storages NAS para uso residencial num único artigo, buscando facilitar a escolha dos usuários que ainda estão em dúvida.

Lembrando que esses equipamentos são basicamente grandes discos externos que, ao invés de serem conectados a um PC, conectam-se a sua rede local através de uma conexão LAN. Essa conexão permite que computadores, notebooks, tablets e outros dispositivos móveis que estejam conectados à rede acessem todas as informações armazenadas, independentemente do sistema operacional do equipamento.

Mais seguros e robustos que os HDs externos, esses sistemas de armazenamento possuem recursos para compartilhar dados via internet através da criação de uma nuvem pessoal além de proteger o acesso contra usuários não autorizados, graças a autenticação por login e senha. Alguns modelos possuem ainda proteções contra falhas de hardware, como a possibilidade de agregar duas portas LAN num único link ou gravar informações em mais do que um hard disk, entregando maior performance ou segurança ao sistema.

Quais são os problemas que posso resolver com um NAS doméstico?

Quando o assunto é armazenamento, a maior preocupação dos usuários está relacionada com a perda de dados. Um NAS doméstico pode ser um ótimo equipamento para armazenar dados e centralizar o backup, porém somente os melhores equipamentos possuem recursos robustos contra a perda de dados.

Problemas como montar um servidor de arquivos ou fazer backup dos computadores de rede podem ser facilmente resolvidos com a maioria dos equipamentos, porém permitir a criptografia dos dados armazenados, manter disponíveis todos os arquivos essenciais via cloud de forma segura e proporcionar proteção contra falhas de hardware são recursos encontrados somente nos melhores NAS.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!


Abaixo relacionamos os melhores storages NAS para uso residencial:

1- TS-231P Qnap, o melhor NAS residencial de entrada

NAS doméstico TS-231P Qnap frontal e traseira

Simples de instalar e configurar, o NAS TS-231P da Qnap é o melhor NAS 2 baias para uso residencial voltado para aplicações domésticas. Com suporte para dois hard disks SATA para montagem de arranjos de discos (RAID), o storage NAS de entrada da Qnap possui processador dual core, atinge 20TB de capacidade bruta (2x HDD 10TB) e está equipado com duas portas de rede e três portas USB3.0. Compatível com o protocolo DLNA, o NAS residencial da Qnap pode ser instalado em qualquer ambiente doméstico e compartilhar arquivos de áudio, vídeos e fotos sem nenhuma dificuldade.

Além disso, com recursos "Cloud" voltados para a montagem e administração de uma pequena nuvem privada, o TS-231P pode compartilhar dados através da criação de acessos seguros (login e senha) ou o envio de uma URL com o endereço do arquivo que será compartilhado. O pequeno servidor de rede da Qnap permite ainda backup automático para todos os dispositivos da rede, sincronização de dados com a maioria dos serviços de nuvens como o Dropbox, Google Drive ou Amazon S3 e outros recursos como gravar imagens de um sistema de monitoramento residencial.

2- DS216J Synology, um Home NAS com qualidades de sobra.

NAS doméstico DS261 Synology frontal e traseira

Com 2 baias e suporte para discos SATA de 8TB, o DS216J Synology atinge 16TB de capacidade bruta e também suporta arranjos de discos RAID (RAID 0, 1 e JBOD). Com recursos como cálculo de ponto flutuante e criptografia por hardware, o storage NAS doméstico da Synology custa um pouco mais caro que seu concorrente da Qnap, suporta todos os sistemas operacionais e possui apenas uma porte de rede LAN.

Voltado para aplicações "HOME", o NAS de entrada da Synology é fácil de ser instalado, compatível com Windows, Linux e sistemas operacionais de dispositivos móveis como o Android e IOS. Com ele é simples compartilhar dados como arquivos de vídeos, imagens, músicas e fotos de forma simples e prática.

O DS216J é um Home NAS que possui vários aplicativos úteis como o DS Cloud, que transforma o equipamento num personal cloud storage. Outro software legal é o Cloud Sync, que sincroniza dados e faz backup nos principais serviços de nuvens como o Google Drive, OneDrive, Dropbox e hubiC. Outras aplicações como backup em rede, servidor de arquivos, servidor CFTV e montar um provedor de streaming doméstico são apenas algumas das soluções que podem ser facilmente implementadas em residências e pequenos escritórios.

3. Storage NAS TS-251A, um Media Center doméstico e bem equipado

NAS doméstico TS-251A Qnap frontal e traseira

Para quem gosta de conteúdo multimedia, o NAS TS-251A é recheado de recursos para esse tipo de aplicação. Compartilhar conteúdo com dispositivos como TV de tela grande, tablets e dispositivos móveis como smartphones, transcodificação de vídeo 4K, uma saída HDMI e compatibilidade com DLNA completam o pacote, O ótimo sistema operacional QTS é fácil de gerenciar, possui os protocolos de rede como CIFS/SMB, AFP e FTP, desenvolvidos para o compartilhamento de dados em rede com os sistemas Windows, Mac, Linux e UNIX.

Equipado com 2 baias para discos SATA e capacidade bruta até 28TB (2x HDD 14TB), o Home NAS da Qnap possui controle remoto, duas portas de rede, três portas USB3.0 e uma saída HDMI. Esse storage é um Media Center completo, voltado para quem quer preservar fotos e vídeos de toda a família, além de executar aplicativos como Torrent, Kodi, Plex e até um aplicativo de karaokê, disponível no portal de aplicativos da Qnap.

4. TS-431P Qnap, um NAS para casa e empresas exigentes em capacidade

NAS doméstico TS-431P Qnap frontal e traseira

Da mesma família que o TS-231P, o irmão maior TS-431P é um NAS externo com quatro baias para hard disks, suporta discos até 10TB e atinge 40TB de capacidade bruta. Esse servidor residencial é um misto de NAS doméstico e servidor de arquivos voltado para pequenas empresas.

Com duas portas LAN, recursos para agregação de link e suporte a arranjos de discos, o TS-431P é um servidor doméstico que suporta qualquer trabalho de casa. Suas gavetas são removíveis, por isso é simples substituir qualquer disco defeituoso sem desligar o equipamento. Além disso, esse storage pode centralizar informações, fazer backup e replicar dados da casa para outros storages ou serviços de nuvem sem nenhuma burocracia.

Com ele é fácil utilizar aplicativos como BitTorrent sem necessitar de um computador ligado, sincronizar dados de smartphones e tablets ou guardar milhares de fotos num único lugar. Outro ponto interessante é que o equipamento pode ser adquirido com hard disks de menor capacidade e ser atualizado, de acordo com a necessidade de armazenamento de cada demanda. Em configurações com pelo menos três hard disks instalados o suporte ao RAID 5 é muito útil, pois o equipamento suportará a falha em qualquer um deles sem que haja perda de dados.

5. NAS Synology DiskStation DS1517, o melhor servidor doméstico profissional

NAS doméstico DS1517 Synology frontal e traseira

Quem tem folga no orçamento vai adorar esse servidor doméstico. Caro, mas expansível até 50TB (5x HDD 10TB), o DS1517 suporte a unidade de expansão e capacidade total até 150TB, esse é o servidor doméstico "peso-pesado" da Synology. Equipado com quatro interfaces de rede 1GbE, quatro portas USB 3.0, 2 eSATA e CPU quad-core e 8GB de RAM,o DS1517 é o tudo-em-um mais completo do mercado. É um investimento alto, porém vale cada centavo quando você é um profissional criativo que busca mais performance em suas renderizações de vídeo e outros trabalhos de pós-produção.

Criptografia AES 256bits, streaming de áudio e vídeo e muito espaço para armazenar todos seus arquivos de vídeo são apenas alguns adjetivos para esse servidor doméstico profissional. Hardware poderoso, suporte a RAID 0, 1, 5, 6 e 10 e link agregation fazem parte do pacote de soluções desse storage poderoso. Aplicações como montar um servidor de arquivos, um sistema de armazenamento para pós-produção e um drive de backup para diversos computadores são tarefas fáceis de serem implementadas.

Além disso, o DS1517 Synology suporta serviço de alvo iSCSI, permitindo a criação de até 32 "hard disks virtuais" para os computadores conectados na rede. Isso significa economia ao otimizar o espaço de armazenamento e distribuir mais recursos de acordo com cada demanda. Talvez mais voltado para pequenas empresas, esse equipamento com certeza deixaria qualquer casa bem resolvida quando o problema é armazenamento.

6. Seagate Personal Cloud NAS, sua nuvem doméstica

Seagate Personal Cloud NAS

Armazenamento de rede conveniente, capacidades de 4TB, 6TB ou 8TB, uma interface de rede gigabit ethernet e dois hard disks SATA III, fazem da família Personal Cloud Seagate uma opção bacana para qualquer residência. Recursos como acesso remoto a arquivos, software de servidor de mídia, suporte a RAID e facilidade de uso colocam esse NAS como uma boa opção para sua casa. Apesar de não ser tão rápido, ele vai bem com sistemas como o Windows, MacOS ou Linux e pode ser considerado uma opção econômica quando se trata de montar um Personal Cloud NAS.

Ainda no tema nuvem pessoal, esta unidade da Seagate funciona melhor que o My Cloud WD, oferece capacidades maiores e duas baias para dois discos rígidos. Isso permite que o servidor doméstico Seagate Personal Cloud NAS espelhe os arquivos de um disco rígido para o outro, protegendo seus dados caso uma dessas unidades falhe. Com aparência simples e clean, esse storage NAS doméstico cabe facilmente sob um roteador ou numa prateleira. Além disso, o equipamento permite sincronizar dados com contas de serviços na nuvem como o Dropbox e o Google Drive, além de possuir um aplicativo para compartilhar conteúdo em aparelhos streaming como o Chromecast e o Roku.

7. Personal NAS WD My Cloud EX2 Ultra, pronto para residências e pequenas empresas

Personal NAS WD My Cloud EX2 Ultra

A versão para pequenas empresas do My Cloud Mirror está agora ainda melhor. Com suporte para dois hard disks e capacidades de 4TB (2x HDD 2TB), 8TB (2x HDD 4TB), 12TB (2x HDD 6TB) e 16TB (2x HDD 8TB), a família dos Personal NAS WD EX2 Ultra possuem uma interface gigabit ethernet, uma USB 3.0 e recursos úteis como acesso remoto a arquivos, arranjos de discos RAID e suporte ao serviço de diretório Microsoft Active Directory.

Mais voltado para uso em pequenas empresas, o NAS My Cloud EX2 16TB é o que possui menos recursos para compartilhamento de conteúdo rico, como vídeos 4K ou processador que suporte renderização. Em compensação, seu gerenciador é profissional, possui recursos RAID somente encontrados em dispositivos NAS mais caros e complexos, além de poder atuar facilmente como servidor de arquivos, servidor FTP, servidor de backup e servidor de download Peer-2-Peer.

No Brasil a família EX2 Ultra é difícil de ser adquirida e o suporte técnico quase não existe, dificultando muito a vida dos usuários domésticos. Toda a série EX da WD está disponível para venda de sistemas sem disco, permitindo assim uma customização em termos de capacidade. Se sua aplicação não necessitar de nenhuma das aplicações citadas, vá com o NAS WD My Cloud Mirror que é mais barato.

Seu Storage NAS doméstico está nessa página?

Num mercado dinâmico e cheio de novidades é impossível não esquecer de nenhum participante. Empresas de tecnologia tem lançado novidades todos os dias, por isso sempre vale a pena estar antenado nos últimos movimentos do segmento.

Lembre-se que atendimento especializado e suporte técnico são parte integrante desse tipo de compra, pois todo cuidado é pouco quando falamos de informações importantes. Fuja de ofertas de equipamentos sem suporte técnico, por mais barato que seja. Correr esse tipo de risco significa perda de dados em algum momento.

Fale conosco. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e autorizado Seagate, Synology, LaCie e Qnap. Teremos prazer em ajudá-lo em sua decisão sobre qual é o melhor storage NAS doméstico para sua necessidade.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Dicas para organizar arquivos e pastas no PC.

Dicas para organizar arquivos e pastas no PC.

Veja como organizar pastas e arquivos em seu hard disk, fazer backup e manter seus dados seguros.

O que é e quais são as vantagens do iSER?

O que é e quais são as vantagens do iSER?

iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira

Preço de Qnap NAS? Saiba mais antes de comprar e não corra riscos

Preço de Qnap NAS? Saiba mais antes de comprar e não corra riscos

Preço um NAS Qnap? Confira nossas dicas para não correr riscos e escolher corretamente seu novo sistema para o armazenamento de dados.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011