Como renderizar no SketchUp e quais os melhores renders

Software para criação de imagens e modelos 3D, o Sketchup foi desenvolvido para profissionais das áreas de design, arquitetura, engenharia, desenvolvedores e produtores de vídeo. Projetado pela empresa At Last Software e comprado pela Google em 2012, atualmente a Trimble Navigation comprou o programa. Existem três versões do Sketchup, a versão Pro, a gratuita denominada de “Make” e Educacional, esse exclusivo para instituições de ensino.

Iremos abordar as diferenças entre a versão Pro e Make, mesmo porque a versão educacional se assemelha a Pro, tendo acesso a todas as funcionalidades do software, mas dedicadas a instituições de ensino, e também como renderizar no SketchUp e quais os melhores renders.

Como renderizar no SketchUp

SketchUp Make ou Free

Na versão gratuita chamada de Make o usuário pode testar e aprender mais sobre o programa, suas ferramentas e funcionalidades o quanto quiser, mesmo contendo apenas alguns recursos profissionais, mas proporcionando para o usuário dessa versão uma grande imersão na ferramenta com o máximo de desempenho.

SketchUp Make ou Free

SketchUp Pro – Uso profissional

A versão mais completa do SketchUp apresenta recursos de modelagem de elementos sólidos, criação de vídeos, desenhos em escala, topografia de terreno, pranchas técnicas e importa arquivos IFC, ACAD e DEM sendo imagens 2D, 3D e 3DS.

O SketchUp permite desenhar de forma mais dinâmica e com extrema precisão, possibilitando planejar e projetar cada detalhe com alto nível.

SketchUp Pro – Uso profissional

Como renderizar no Sketchup

O SketchUp não é conhecido por realizar render de ótima qualidade sozinho, é possível renderizar imagens e cenas 3D em boa qualidade, porém existe plug-ins complementares que intensificam e aprimoram os detalhes do render. Apresentamos uma lista com os renderizadores mais utilizados no SketchUp.

  • V-Ray
  • Kerkythea
  • SU Podium V2
  • Thea
  • Maxwell

V-Ray

Mais conhecido plug-in de renderização para SketchUp o V-Ray possui um instalador próprio, equipado com Global illumination (GI) facilita a vida do usuário na hora de configurar as luzes da cena. Muito completo, o SketchUp aprimora os efeitos de sombra, reflexão e refração de qualquer objeto.

Por ter uma interface bem simples e intuitiva, já com diversos pressests configurados, não é necessário perder muito tempo ajustando os efeitos do seu projeto.

V-Ray

Kerkythea

O Kerkythea foi desenvolvido por Loannis Pantazopoulos e disponibilizad gratuitamente, desenvolvedores do mundo todo tiveram acesso ao software para melhora-lo.

Diferente do V-Ray o Kerkythea necessita de outros passos para ser instalado, os arquivos precisam ser descompactados e copiados para a pasta de plug-ins do SketchUp, junto com o Kerkythea há também um plug-in de exportação, necessário para exportar os arquivos do SketchUp para o renderizador.

Um pouco mais complexo que o V-Ray o Kerkythea necessita um conhecimento maior para configurar materiais, efeitos de luzes, textura e malha para obter um resultado de edição profissional.

Kerkythea

SU Podium V2

Este poderoso plug-in permite que os usuários criem facilmente imagens renderizadas com qualidade fotográfica a partir de modelos 3D do SketchUp.

Com pouca curva de aprendizado o SU Podium V2, permite que os usuários aproveitem a velocidade e a facilidade desse plug-in, com um mecanismo de iluminação global e de raio de luz superior é capaz de produzir resultados de maior qualidade em menos tempo.

SU Podium V2

Thea

Combinação poderosa de diversos mecanismos de renderização o Thea une a simplicidade do SketchUp com configurações poderosas para habilitar modos de renderização mais complexos e dinâmicos.

O plug-in permite enriquecer seus modelos com conteúdo tridimensional altamente detalhado, superando antigas limitações relacionadas à complexidade do modelo manipulado.

Thea Render

Maxwell

Plug-in especifico para o SketchUp, esse renderizador Maxwell oferece tecnologia avançada em um pacote simples de instalação. Com um mecanismo de renderização integrado nenhum outro aplicativo é necessário, portanto o usuário não precisa exportar cenas para nenhum outro aplicativo, todo o processo decorre na interface do SketchUp.

O mecanismo originalmente foi utilizado como ferramenta para animação e efeitos visuais. O recurso Multilight, próprio da marca Maxwell Render, permite mudanças de intensidades de luz e cores em tempo real.

Maxwell

Renderizar no SketchUp ou Utilizar Plug-ins, qual o mais rápido?

O próprio renderizador do SketchUp deixa a desejar em muitos detalhes e efeitos, a utilização dos plug-ins é uma ótima solução para aprimorar a renderização e obter um trabalho de nível profissional. O tempo de renderização de um projeto vai de acordo com o nível de detalhamento, há muitas variáveis para tornar um render lento, desde configurações básicas de software até hardware especifico para renderização e configurações avançadas de RAID.

Fique por dentro do mundo dos storages