histats

Como fazer o melhor uso da nuvem privada?

Como fazer o melhor uso da nuvem privada?

O termo Private Cloud se refere à uma tecnologia com muito potencial para usuários domésticos e pequenas empresas. A nuvem privada é uma inovação que permite a criação e gerenciamento de uma nuvem particular em ambiente seguro e com liberdade e diversidade de recursos. Diante dessa novidade a ControleNet, especializada em soluções de armazenamento, apresenta algumas vantagens do uso da nuvem e como ela pode otimizar o armazenamento de dados e arquivos e alavancar negócios.

Uma Private Cloud ou Nuvem Privada é uma estrutura escalável, que tem as mesmas características de uma nuvem pública, porém, exclusiva para o uso de uma empresa ou mesmo de um usuário doméstico com muito conteúdo para armazenar, como filmes, séries, fotos, entre outros arquivos. Para a construção de Nuvens Privadas podem ser utilizados diversos dispositivos de armazenamento com custos muito variados.

Usando equipamentos como o TS-212 Turbo NAS ou o TS-220 da QNAP, o empresário ou usuário poderá gerenciar uma nuvem privada em um ambiente seguro e flexível com grandes recursos disponíveis. E o custo desse armazenamento é muito menor do que com a aquisição de equipamentos de Storage.

O TS-212, por exemplo, é um servidor de armazenamento de última geração, projetado especialmente para empresas de pequeno ou médio porte e usuários domésticos que desejam compartilhar de arquivos multimídia, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados. Utilizando o recurso Estação Multimídia é possível enviar fotografias, músicas ou vídeos para o NAS e compartilhá-los com amigos e familiares por meio de um álbum privado baseado na web.

Já o QNAP TS-220 ão se parece com um servidor tradicional. Ele tem um visual moderno e possui um sistema operacional próprio, além de uma interface muito intuitiva. O aparelho vem com aplicações para visualizar e compartilhar fotos, músicas e vídeos e outros arquivos via rede com todos os dispositivos do usuário ou da empresa, sejam eles Android ou iOS.

Ambos os aparelhos permitem a criação de nuvens privadas que possibilitam um compartilhamento eficaz, seguro, e, sobretudo, ajudam a otimizar espaços de armazenamento, que são tão preciosos para as pequenas empresas. Com a nuvem privada é possível provisionar recursos como:

  1. Storage
  2. Processamento
  3. Rede
  4. Segurança
  5. Backup

Acreditamos que a nuvem privada é uma solução que pode atender à uma demanda cada vez maior das pequenas empresas por espaço a baixo custo. Equipamentos pequenos como o TS-212 e o TS-220podem proporcionar otimização de espaço, rapidez de instalação, segurança e muitas facilidades por um preço competitivo e atrativo, explica Julio Esteves, gerente de Marketing da ControleNet.


Artigos relacionados

Fique por dentro do mundo dos storages