Como fazer o melhor uso de uma nuvem privada?

O termo Private Cloud refere-se a tecnologia de armazenar e compartilhar informações pessoais via web, normalmente através do uso de equipamentos como servidores e personal storages, sendo que alguns deles podem inclusive ser instalados em residências ou escritórios. Esses servidores ou sistemas de armazenamento permitem criar áreas públicas de dados que podem ser acessadas via internet, com ambientes de acesso controlados por autenticação via login e senha.

Facilitando a vida de usuários domésticos e pequenas empresas, a nuvem privada é uma inovação que permite criar e manter ambientes colaborativos de dados dentro de pequenos storages ou computadores, proporcionando maior flexibilidade para manter e compartilhar dados, além de possibilitar o gerenciamento e a administração dos recursos do sistema onde as informações estão armazenadas.

Diante dessa novidade, a ControleNet apresenta algumas vantagens do uso de uma nuvem pessoal e como ela pode otimizar o armazenamento de dados para alavancar seus negócios.

Uma private cloud ou nuvem privada é uma área de armazenamento de dados que pode ser acessada de qualquer lugar via internet e com as mesmas características de uma nuvem pública, porém de uso exclusivo de uma empresa ou usuário, mantendo documentos, filmes, séries, fotos e outros tipos de arquivos sempre disponíveis.

Para a construção dessas pequenas nuvens privadas são necessários computadores, softwares e dispositivos de armazenamento, bem como uma conexão de internet.

Como fazer o melhor uso da nuvem privada

Usando um storage NAS como private cloud

Alguns equipamentos como os Turbo NAS Qnap permitem que os arquivos armazenados fiquem disponíveis e sempre online através da criação de uma nuvem privada. Com esse recurso é possível enviar e baixar fotos, vídeos ou documentos via internet, seja através de celulares, computadores ou tablets.

A criação de um ambiente de nuvem exclusivo, seguro e flexível evita custos como a contratação de espaço adicional em servidores de terceiros, além de manter os dados pessoais sempre à mão. Além disso, alguns storages NAS já possuem todos os softwares necessários para a criação desse ambiente, reduzindo a necessidade da contratação de diversos fornecedores para a implementação da solução. 

QNAP TS-231p por exemplo, é um servidor de armazenamento de última geração, projetado especialmente para empresas de pequeno ou médio porte e usuários domésticos que desejam compartilhar de arquivos multimídia, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados. Utilizando o recurso Estação Multimídia é possível enviar fotografias, músicas ou vídeos para o NAS e compartilhá-los com amigos e familiares por meio de um álbum privado baseado na web. Esse equipamento não se parece com um servidor tradicional: Com visual moderno e sistema operacional próprio, o equipamento possui interface de uso intuitiva, é fácil de instalar e operar. O produto também possui aplicações para visualizar e compartilhar fotos, músicas e vídeos e outros arquivos via rede com todos os dispositivos do usuário ou da empresa, sejam eles Android ou iOS.

Storage NAS Private Cloud

Ambos os aparelhos permitem a criação de nuvens privadas que possibilitam um compartilhamento eficaz, seguro, e, sobretudo, ajudam a otimizar espaços de armazenamento, que são tão preciosos para as pequenas empresas. Com a nuvem privada é possível provisionar recursos como:

  1. Storage
  2. Processamento
  3. Rede
  4. Segurança
  5. Backup

Acreditamos que a nuvem privada é uma solução que pode atender à uma demanda cada vez maior das pequenas empresas por espaço a baixo custo. Equipamentos pequenos como o TS-231p podem proporcionar otimização de espaço, rapidez de instalação, segurança e muitas facilidades por um preço competitivo e atrativo, explica Julio Esteves, gerente de Marketing da ControleNet.

Qual Storage Comprar


Fique por dentro do mundo dos storages