Como fazer o melhor uso de uma nuvem privada?

Como fazer o melhor uso da nuvem privada

O que é nuvem privada?

Nuvem privada é o serviço que permite usuários executarem aplicações, armazenarem e compartilharem dados via web através de um ambiente computacional particular e protegido. Empresas geralmente utilizam infraestruturas de TI próprias ou de terceiros, como o Microsoft Azure e o Google Cloud.

Do termo em inglês “Private Cloud”, o conceito de nuvem privada de dados geralmente estava associado ao ato de alocar aplicações e dados em servidores e storages dentro de um (ou mais) datacenter da própria empresa, a fim de manter sistemas e dados sempre online, disponíveis e protegidos.

Com o desenvolvimento da tecnologia o termo ganhou uma cobertura mais ampla, onde criar uma nuvem privada saiu dos limites do uso interno da infraestrutura de Ti e também passou a ser contratado como um serviço.

Logos de serviços de armazenamento em nuvem - Google Drive, OneDrive, iCloud e Box

Atualmente corporações como Amazon (AWS), Microsoft (Azure) e Google (Google Cloud) alugam ambientes dentro de seus datacenters, perfeitamente capazes de executar e manter as aplicações privadas funcionando e seus respectivos dados disponíveis.

Qual a diferença entre nuvem pública e privada?

Até algum tempo atrás, ter uma nuvem privada significava possuir o hardware, software e os meios de comunicação necessários para gerenciar dados corporativos de forma segura via internet.

Isso significava também investir em servidores físicos, sistemas de armazenamento, espaço na infraestrutura de TI, rede local, linhas de comunicação próprias e na segurança da informação, além da contratação de profissionais qualificados para a gestão desses recursos.

As nuvens públicas

Uma nuvem pública é um espaço virtual onde diversos usuários ou empresas compartilham os mesmos recursos de um único datacenter voltado para esse fim, geralmente pagando apenas pelo tempo de uso, capacidade de processamento, armazenamento e os recursos utilizados dentro do sistema.

Conheça a linha de storages Seagate

O resultado da contratação de um serviço de nuvem pública é o melhor aproveitamento dos ativos envolvidos, que geralmente custam muito caro, e a consequente diminuição de recursos ociosos.

Com o avanço da computação e o uso de tecnologias como a virtualização, clustering e a escalabilidade de servidores, o conceito de nuvem privada (private cloud) deu lugar ao VPC ou Virtual Private Cloud, que é a contratação de uma instância exclusiva dentro de um ambiente do datacenter.

Isso significa contratar uma área virtualizada exclusiva dentro de um cluster de computação, que entrega o processamento, capacidade de armazenamento  e recursos de um servidor físico dentro de uma grande infraestrutura computacional.

Quais são os pontos sensíveis ao criar uma nuvem privada de dados?

A criação de uma nuvem privada pode ser uma tarefa simples, como apenas compartilhar arquivos via internet. Para isso um disco externo ou storage NAS conectado a um computador doméstico já podem dar conta do recado.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Porém, em ambientes corporativos, criar uma nuvem privada pode envolver procedimentos complexos como instalar e manter ambientes virtualizados que suportam milhares de acessos simultâneos.

Quando a opção for criar e gerenciar uma private cloud, seja numa grande corporação ou residência, as preocupações de implementação são basicamente as mesmas e envolvem:

  1. Processamento (servidor)
  2. Storage (armazenamento)
  3. Rede (infraestrutura e comunicação)
  4. Disponibilidade (Tolerância a falhas)
  5. Segurança (Firewall, Backup e Disaster Recovery)
  6. Escalabilidade (Expansões e Upgrades)
  7. Custos (energia, TCO, manutenção)

Quais são as vantagens de criar uma nuvem privada de dados?

Contratar uma nuvem pública oferece vantagens como a redução de investimento na compra de novos servidores e softwares, escalabilidade sempre disponível e uma equipe de especialistas para manter o sistema funcionando.

Mas o contraponto de usar uma nuvem desse tipo é a privacidade das informações, falta de controle sobre o ambiente e o risco de interrupção dos serviços. Além disso, outra desvantagem importante é a necessidade de gerenciar os custos mensais desse serviço.

Storage NAS Private Cloud

Enquanto uma nuvem pública gera a incerteza relacionadas a tarifas crescentes e o risco constante associados a qualidade dos serviços entregues, criar e manter uma nuvem privada permite maior flexibilidade na implementação de serviços, dados sempre a mão, maior segurança e a ausência de mensalidades.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Além disso, com a redução nos preços de servidores, storages, linhas de comunicação e a contínua melhora nas ferramentas dos sistemas de cloud computing, qualquer empresa ou usuário doméstico pode criar sua própria nuvem privada de dados.

Personal Cloud, uma nuvem particular para seus dados

Criar uma pequena nuvem pessoal de dados é uma inovação que permite criar e manter ambientes colaborativos de dados a partir de pequenos storages NAS ou computadores domésticos.

Criar uma nuvem proporciona maior flexibilidade para manter e compartilhar dados via internet, além de possibilitar o gerenciamento e a administração do sistema onde as informações estão armazenadas.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Além das aplicações corporativas, a computação de nuvem também tem facilitado a vida de usuários domésticos e pequenas empresas, através da criação de pequenas nuvens particulares de dados.

Criar uma nuvem particular de dados já não é um bicho de sete cabeças. Graças a dispositivos como os storages Qnap, criar e manter uma cloud privada é uma tarefa simples e que oferece grandes vantagens.

Um storage NAS como private cloud server

Criar um private cloud server deixou de ser uma exclusividade de grandes corporações. Equipamentos como os Turbo NAS Qnap permitem a criação de uma nuvem privada para que os arquivos armazenados fiquem disponíveis e sempre online, sem a necessidade de computadores.

Com ele é possível enviar, manter e baixar fotos, vídeos ou documentos via internet, seja através de celulares, computadores ou tablets.

A criação de um ambiente de nuvem exclusivo, seguro e flexível evita custos como a contratação de espaço adicional em servidores de terceiros, além de manter os dados corporativos ou pessoais sempre à mão.

Além disso, alguns storages NAS já possuem todos os softwares necessários para a criação desse ambiente, seja para montar uma pequena nuvem de dados particular residencial à montar grandes ambientes corporativos de alta disponibilidade.

Apesar da otimização de recursos oferecida pela contração de serviços de nuvem em datacenters de terceiros, muitas organizações preferem manter suas informações seguras e sempre disponíveis, sem custos mensais, renegociações desleais, problemas de privacidade, perda de dados ou riscos de interrupção dos serviços

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidores NAS

Servidores NAS

Servidores NAS são soluções voltadas para o armazenamento de dados em rede. Confira qual melhor NAS para empresa e uso doméstico.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp