Qual a melhor forma de recuperar dados de um storage?

Como Recuperar dados no storage

Embora storages apresentem muitas vantagens em relação a outros sistemas de armazenamento, esses equipamentos não são totalmente imunes a falhas e a consequente perda de dados. E o problema começa quando uma dessas soluções de armazenamento é antiga, está fora de linha ou não está coberta por contrato de serviços, porém exige algum tipo de manutenção ou suporte.

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, servidores e storages estão sujeitos a problemas técnicos e a consequente perda de dados. Como consertar o storage e recuperar os dados pode ser uma tarefa complexa, a melhor forma de evitar o problema é manter a manutenção do sistema em dia. Para não ter que se preocupar com a recuperação de dados, as precauções abaixo são suficientes para evitar qualquer desastre em sua infraestrutura de TI:

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como evitar a perda de dados

1. Use discos certificados e voltados para sistemas de armazenamento

Embora algumas marcas de storages sejam comercializadas sem discos para permitir maior customização por parte dos usuários, isso não significa que qualquer disco de mercado poderá ser instalado no sistema. Ao instalar discos não recomendados, as chances da perda de informações é muito grande. Além de não suportarem vibração, hard disks para computadores comuns também não suportam altas temperaturas ou grandes cargas de trabalho. Caso você tenha instalado discos rígidos mais baratos e esteja correndo esse risco, lembre-se que problemas na placa lógica de qualquer HDD que compõe o arranjo pode dificultar a recuperação de dados.

HDDs próprios para Storages NAS, IronWolf Seagate e WD Red

2. Configure o storage corretamente

Sistemas multi-drives como storages NAS ou DAS possibilitam a montagem de arranjos de discos e a criação de vários volumes de armazenamento. Conhecidos como arranjos RAID, esses agrupamentos de hard drives podem ser configurados para maior performance e/ou segurança do sistema. Assim, antes de configurar seu storage, é necessário escolher qual arranjo é o mais indicado para suas aplicações. Isso significa que será necessário fazer algumas pesquisas sobre os níveis de RAID, selecionar o mais adequado e realizar a configuração correta para obter a segurança esperada. Caso seu tempo seja curto, consultar profissionais sobre o assunto é a atitude mais recomendada.

3. Mantenha os storages sempre conectados à no-breaks

Como outros dispositivos de armazenamento, os storages são vulneráveis a falhas elétricas, como falta de energia ou picos de tensão. Por isso, não manter sua unidade de armazenamento conectada a fontes de alimentação estabilizadas e contínuas é correr riscos desnecessários. Problemas elétricos podem causar danos irreversíveis ao sistema, impossibilitando totalmente a recuperação dos dados armazenados. No-breaks e estabilizadores custam apenas uma fração do valor investido em armazenamento e são um ótimo seguro de vida.

4. Faça backup automático de dados

Atualmente a maioria dos sistemas de armazenamento permitem backup automático dos dados. Esse recurso é o mais valioso quando se trata de data recovery. Manter um ou mais backups adicionais fora do ambiente de produção também é uma prática recomendada para ter sucesso na recuperação do ambiente caso haja algum imprevisto.

5. Verifique seu backup regularmente

Mesmo sofisticados sistemas de backup podem falhar ou serem ineficazes. Portanto, verificar e testar os backups regularmente evita qualquer tipo de surpresa na hora do restore. Falhas de backup em sistemas de fitas são um dos grandes responsáveis pela perda de dados, dificultando muito qualquer tentativa de recuperação.

6. Configure corretamente o controle de acesso aos dados

Storages e servidores são dispositivos multi-tarefas. Um exemplo são os Network Attached Storages, que permitem facilmente o compartilhamento e acesso aos dados via rede local. Assim, caso seu armazenamento em rede seja compartilhado por vários colaboradores, é uma boa prática controlar os direitos de acesso dos diferentes usuários. Ao limitar a possibilidade de exclusão de arquivos e pastas para apenas alguns usuários, a chance de perda de informações por erro humano diminui substancialmente, impedindo que dados úteis sejam excluídos por engano.

Configurar corretamente o controle de acesso aos dados

7. Planos contra desastres ajudam a recuperar dados

Sistemas de armazenamento e servidores podem falhar por vários fatores. Preparar, projetar e implementar planos contra desastres pode facilitar a vida do administrador de TI na hora de restaurar o ambiente. Ter a mão telefones de fornecedores que podem alugar ou vender storages para essas situações de emergência ajudam a manter a operação funcionando enquanto o storage danificado recebe manutenção.

A recuperação de dados após o desastre

4 recomendações caso seu sistema falhe

Como as ações para a prevenção contra desastres com perda de dados nem sempre são eficazes, enumeramos algumas recomendações caso seu sistema falhe:

1. Desastres acontecem, acalme-se

É inevitável que o pânico tome conta da equipe em caso de falhas no servidor ou storage, porém a maioria das decisões tomadas às pressas podem levar a danos ainda maiores ao dispositivo e aos dados. Revise seu plano de recuperação de dados e monte uma força-tarefa para seu ambiente voltar à produção.

2. Envolva fornecedores de hardware e software

Conte com seus parceiros para o retorno das operações. Os fabricantes e distribuidores do hardware e software que você usa possuem mais experiência na resolução desses problemas e podem simplificar o processo de restaurar os dados do storage e servidores. Diversos softwares disponíveis na internet para recuperação de dados apresentam soluções milagrosas que podem atrapalhar ainda mais qualquer situação. Procure especialistas no assunto antes de tentar implementar soluções improvisadas. 

3. Vale a pena tentar recuperar um RAID danificado?

Como restaurar um arranjo de discos danificado é uma tarefa dolorosa, é muito importante lembrar que qualquer tentativa de recuperação sempre estará sujeita a perda definitiva dos dados. Nossa recomendação é sempre manter um plano de backup ou um sistema de replicação de dados eficiente, minimizando qualquer possibilidade da perda de informações. Caso seja necessário a recuperação de um RAID danificado, procure a ajuda do fabricante antes de qualquer tentativa de manutenção.

4. Conte com a ajuda de especialistas

Consulte um espacialista, Qnap NAS ao lado da tela de exibição do site da Controle Net

Adquirir storages através de empresas que não prestam serviço de suporte pós-venda e assistência técnica ou através de eCommerces sempre é perigoso. Sistemas de armazenamento são soluções complexas e que exigem especialistas, por isso nunca tente a recuperação dos dados de um storage sozinho. Caso haja algum desastre, procure o fabricante ou distribuidor autorizado da solução o mais rápido possível.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Para que serve e o que é backup?

Para que serve e o que é backup?

Saiba quais são os principais equipamentos e softwares utilizados para manter as informações seguras.

Alta disponibilidade ou High Availability

Alta disponibilidade ou High Availability

Saiba mais sistemas de alta disponibilidade e não deixe a empresa parar. Servidores e storages HA evitam a perda de dados e interrupção nas operações.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.