Equipamentos para um plano de backup robusto

Nossa vida está cada vez mais digital. Empresas e residências produzem uma grande quantidade de informações diariamente, algumas indispensáveis para nosso cotidiano. Como celulares, computadores e outros sistemas informatizados estão sujeitos a falhas, manter cópias dos dados é uma prática indispensável, que evitará dores de cabeça em algum momento de nossas vidas.

Para evitar a perda de nossos dados é necessário entender como os dados são armazenados em cada dispositivo e qual a possibilidade de desastre associada a eles. Em alguns casos, diferentes estratégias e equipamentos precisam ser adotadas para mantermos nossos backups atualizados.

Com diferentes sistemas operacionais, celulares e computadores dividem nosso espaço na produção de novos conteúdos, sejam eles fotos, vídeos ou documentos empresariais. Alguns cenários justificam manter apenas cópias backup das versões mais atualizadas de cada arquivo, enquanto outros necessitam preservar diferentes versões da mesma informação, registrando todas as alterações ocorridas. 

Um plano de backup começa com um bom equipamento

Existem diferentes tipos de equipamentos e mídias utilizadas para backup, entre eles dispositivos como HDD externos, mídias ópticas como o CD ou DVD-R, memórias como pen-drives, sistemas de fitas ou cartuchos e unidades de armazenamento como storages, podendo estar fisicamente próximas ou disponíveis através de um serviço de nuvem.

Quais equipamentos para Backup existem?

Podemos dividir os equipamentos para backup em 2 grupos:

  • Uso Doméstico
  • Uso Corporativo

Backup doméstico

Quase sempre colocado em segundo plano, o volume de usuários que tem a preocupação de manter o backup de celulares e computadores domésticos atualizados é muito baixo. Quase sempre limitados a equipamentos não indicados para esse fim, esses usuários são os que mais sofrem com o problema da perda de informações. Isso porque mídias ópticas, pen-drives e hard disks externos não são a melhor alternativa para manter informações importantes seguras.

Com a disseminação das soluções de backup baseadas em nuvem, parte desse problema começa a ser resolvido, principalmente para usuários de celulares que tem uma boa conexão internet e não possuem grande quantidade de informações para guardar. O problema é que ao passar dos anos, nossas fotos, vídeos e documentos tomam cada vez mais espaço, exigindo a contratação de planos pagos em serviços de nuvens.


HDD Externo

Backup Corporativo

A vida de qualquer empresa está diretamente ligada a sua capacidade de gerar valor para seus clientes internos e externos. Como essa rotina sempre envolve a criação de algum valor, computadores e celulares tem papel determinante para otimizar processos na maioria dos negócios. Mesmo assim, a maioria das pequenas e médias empresas não possuem um plano de backup consistente, que passe por testes de funcionamento e tenha sua funcionalidade comprovada. 

Um bom plano de backup para qualquer ambiente corporativo envolve a correta identificação prévia das demandas internas, o tempo necessário para o processo, custos envolvidos e análises técnicas como possibilidade de falha, sistemas de redundância e o custo de utilização da infraestrutura. Essa tarefa demanda alguns cuidados, pois efetuar backup de vários hosts (PCs e servidores), celulares e tablets com diferentes sistemas operacionais exige uma visão ampla do administrador, sob pena de perda de dados.

Equipamentos Para Backup Corporativo

Qual equipamento para backup devo usar?

Antes de definir qual o melhor equipamento de backup para cada caso, estabeleça um plano considerando os seguintes tópicos:

Janela de Backup -> Quanto tempo será necessário para realizar o backup? Esse processo afetará o ambiente de produção como aumento do tráfego da rede ou lentidão no sistema?
Quantidade de estações -> Quantos equipamentos manterão backup no mesmo lugar? Essa informação permite estimar o tráfego gerado na rede entre as estações e a solução de backup.
Capacidade de armazenamento -> Quanto de espaço é necessário para armazenar o backup atualmente?
Estimativa de crescimento -> Qual o volume dos dados gerados pelo ambiente diariamente? Esse crescimento está previsto nas projeções?
Tempo de retenção dos arquivos -> Por quanto tempo será necessário manter esses dados e quando os mesmo poderão ser descartados ou arquivados?
Segurança no sistema-> Qual o risco de perda de dados do processo escolhido? Em caso de desastres, em quanto tempo é possível restabelecer o sistema?

Informações como essas ajudam a determinar qual a melhor solução de backup para cada situação, evitando assim custos desnecessários e eventuais erros de projeto. Alguns equipamentos e serviços de backup possuem redundância de hardware e software para maior segurança dos dados armazenados. A ControleNet é especialista em sistemas de armazenamento e possui diversas soluções para que seu plano de backup corporativo seja seguro e confiável. 

Fique por dentro do mundo dos storages