Comprar um case USB para HD externo é realmente um bom negócio?

Perigos ao comprar um case para hd externo

Um orçamento apertado geralmente nos leva a fazer grandes bobagens. Provavelmente a maior delas é comprar um case para transformar um disco interno SATA num HD externo USB. O principal argumento de quem compra um case para hd externo é a economia e o bom senso ao aproveitar um hard disk interno, talvez quase aposentado, para salvar alguns trocados. Mesmo comprando um hard disk novo, instalar um gabinete externo num HD é sempre uma péssima ideia. Saiba mais sobre o assunto e não caia em armadilhas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Seu HD Externo USB vale mais que você imagina

A maioria dos usuários não se dá conta que algumas informações são irrecuperáveis. Fotos das crianças, de nossos saudosos familiares e daqueles shows inesquecíveis são de grande valor para todos nós. Além disso, documentos como a vida de nossa empresa, registros médicos e filmes preferidos também irão direto para o recém-montado Frankenstein. Ai é que aquela economia de alguns reais vão colocar em risco toda nossa vida digital.

A semelhança do Frankenstein e do case para HD externo

A semelhança do Frankenstein e do case para HD externo, figura do Frankenstein ao lado de um hd e um case

Como na fábula do Frankenstein, ao instalar um HD qualquer num gabinete externo, não levamos em consideração a procedência e a compatibilidade dos componentes do case, do hard disk e dos cabos. Isso significa menosprezar variáveis importantes como qual será temperatura interna do gabinete, a tolerância a vibração do hard disk e a compatibilidade de software entre eles. Isso significa unir partes e peças que talvez não funcionem corretamente ou que estejam sujeitas a falha num curto espaço de tempo.

As más notícias sobre os hard disks começam agora..

Discos rígidos sempre falham. E podem falhar por vários motivos. Como dispositivos de armazenamento físico, os discos rígidos (internos ou externos) são suscetíveis a desastres naturais, danos físicos e desgaste pelo uso, parando de funcionar sem nenhum aviso e tornando as informações irrecuperáveis. Além disso, eles estão vulneráveis a outros riscos comuns de perda de dados, como vírus e erro humano. Um disco rígido externo USB pode até ser útil para a recuperação de dados caso o hard disk interno do computador ou servidor falhe. No entanto, com a proliferação do ransomware e o risco da unidade estar fisicamente no mesmo local da unidade principal, outras medidas devem ser tomadas para evitar perdas. Armazenar seus dados em um local separado, manter seu backup sempre atualizado e verificar regularmente se o sistema de recuperação de dados está funcionando é essencial para minimizar os riscos de desastre.

Montar um HD externo utilizando um hard disk usado é ainda pior..

disco rígido aberto com case para hd externo e sinais de alertas em arquivos e pastas demonstrando o pedido de perder os arquivos ao fazer a montagem de hd externo

Ao aproveitar aquele hard disk interno usado através da compra de um enclosure “baratinho” de qualquer marca é não ter nenhuma garantia que seus dados poderão ser acessados, mesmo logo após a montagem do gabinete. A maioria das empresas que fabricam cases não tem contato ou autorização formal dos fabricantes de hard disks, por isso você está sozinho quando toma essa decisão. Como nenhum teste, certificado ou validação de compatibilidade é fornecido, você acabou de montar uma bomba-relógio que armazena dados. Os seus dados!

Seu HD pode apresentar defeitos sem avisar

Como qualquer hard disk pode parar de funcionar sem explicações, discos usados são ainda mais vulneráveis a apresentar problemas. Ao instalar um hard disk usado num case fabricado sem autorização pela fábrica, sem sistema anti-vibração ou de ventilação apropriados acelera muito esse processo. Quando o seu disco rígido começa a emitir ruídos como cliques, está executando tarefas mais devagar do que o normal ou está tendo problemas para abrir arquivos é muito provável dizer que seu HD externo vai parar de funcionar. A única boa notícia é que esses sinais servem como um aviso final para detectar falhas no disco rígido antes de perder seus dados.

No entanto, esses sinais de aviso nem sempre surgem antes da falha do disco, o que quase sempre leva a perda de dados importantes. Como essas falhas nem sempre podem ser previstas, é importante estar preparado para evitar desastres. Embora os HD externos sejam a base de muitos planos de backup de dados pessoais e comerciais, eles têm várias vulnerabilidades que devem ser consideradas.

A prevenção é o melhor remédio contra a perda de dados

Reparar um disco rígido ou contratar serviços para recuperação de dados quase sempre é caro, demorado e nem sempre é possível. Falhas lógicas e físicas são os tipos mais comuns de problemas em hard disks que geram perda de dados. A falha lógica é um problema não tangível, que pode ser causado por vírus, picos de energia ou qualquer malware. Contratar serviços de recuperação para essas falha pode custar menos do que aqueles vinculados a problemas físicos, pois a desmontagem do equipamento não é necessária. No entanto, antes de iniciar a recuperação dos dados acometido por falha lógica, é importante fazer um estudo sobre a origem do problema. Vírus como o ransomware criptografam os dados e não permitem que os mesmos sejam recuperados sem o uso de um backup atualizado ou pagando "resgate" aos cibercriminosos.

A perda de dados de um HD externo pode ser evitada

Equipamentos para armazenamento de dados dos fabricantes Qnap, Synology e Western Digital

Seja um case montado (enclosure + HD SATA) ou um disco externo USB de qualquer marca, todos eles irão falhar. HDs externos possuem uma vida útil de aproximadamente três anos, que pode ser abreviada em caso de impacto por queda, picos de energia ou problemas elétricos. Pensando nisso, grandes fabricantes como Seagate, Qnap e Western Digital mantém em sua linha de produtos os storages NAS. Esses equipamentos possuem dois ou mais hard disks de 3.5 ou 2.5 polegadas num único gabinete, gravando simultaneamente a mesma informação em dois lugares (TS-231P) e monitorando a saúde dos discos. Conheça a linha de storages Qnap e saiba como se proteger contra a falha de discos.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Qual o melhor HD externo para sua necessidade?

Qual o melhor HD externo para sua necessidade?

Dúvidas para escolher o melhor HD externo? Saiba mais sobre o assunto e não corra riscos de perder seus dados.

Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup

Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup

A perda de dados em qualquer ambiente pode ser catastrófica: Não corra riscos! Conheça alguns equipamentos para manter seu plano de backup confiável.

Preço não é tudo na hora de comprar HD externo, confira.

Preço não é tudo na hora de comprar HD externo, confira.

Vai comprar HD Externo e quer saber qual é melhor? Os storages NAS estão mais baratos e são a alternativa mais segura para armazenar suas informações importantes.