Cloud Storage, tire proveito do armazenamento em nuvem

O que é cloud storage?

Cloud Storage ou armazenamento em nuvem é a tecnologia que possibilita armazenar, alterar e acessar dados de forma online em servidores através de qualquer dispositivo que possua uma conexão internet. Com ela é fácil gerenciar informações através de computadores, tablets ou smartphones.

Dispositivos conectados à nuvem que compartilha dados entre os dispositivos conectados

Esse tipo de tecnologia pode ser comercializado como serviço ou implementado através da compra de um storage ou servidor privado para esse fim. Empresas como Google, Amazon, Dropbox, e Microsoft oferecem serviços de cloud storage para usuários e empresas através da venda de planos baseados na utilização, enquanto fabricantes como Qnap, Synology, Dell e Infortrend oferecem o hardware e software necessário para a montagem e gerenciamento de uma cloud storage privada.

Serviços de nuvem ou Storage as a Service (SaaS)

Diversos serviços de cloud storages gratuitos estão disponíveis no mercado, porém quase sempre oferecem pouca capacidade de armazenamento e serviços relativamente limitados para receberem aplicações empresariais. Serviços como esses estão associados a provedores de e-mails e outras soluções comerciais como o Google Drive, Dropbox e o Microsoft OneDrive.

Logos de serviços de cloud storage - Google Drive, Dropbox, Microsoft OneDrive, Google Cloud Storage, Amazon S3 e Microsoft Azure

Quando o cloud storage grátis não é a resposta, serviços como o Google Cloud Storage, Amazon S3 e Microsoft Azure oferecem recursos profissionais para o armazenamento e gestão de dados onde sites, informações corporativas, aplicativos para dispositivos móveis e sistemas de backup em nuvem podem ser hospedados.

Serviços de nuvem para empresas

Termos como “Plataform as a Service” e “Infraestructure as a Service” são outras formas de serviços voltadas para o uso corporativo. Essas nomenclaturas referem-se contratação ou à terceirização (outsourcing) de recursos como servidores, equipamentos de rede, aplicativos, interfaces, bancos de dados ou espaço de armazenamento, que são tarifados pela utilização.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!


Tipos de cloud storage

Variações do mesmo tema, todos os tipos de serviços de nuvens disponíveis no mercado envolvem a locação, em algum momento, por parte de provedores (empresas) de parte de sua área de armazenamento ou de infraestrutura de TI / datacenter (servidores, storages e softwares) para terceiros. A arquitetura de armazenamento cloud é classificada por aplicações que envolvem sistemas de nuvens públicas ou gratuitas, comunitárias, híbridas ou privadas.

Nuvem pública ou gratuita

Geralmente voltado para pessoas físicas, o serviço de nuvem pública é ofertado por diversos sites como o Dropbox ou Google Drive, que disponibilizam planos com algum espaço de armazenamento grátis para seus usuários, mas cobram caso seja necessário contratar mais espaço.

Indicados para quem não necessita de um alto nível de segurança e desempenho, esses serviços de nuvem grátis oferecem uma boa oportunidade para iniciantes entenderem o funcionamento de um cloud storage, porém não são indicados para uso corporativo.

Nuvem comunitária

Diferentemente da nuvem pública, as nuvens comunitárias são plataformas compartilhadas entre clientes com negócios em comum que rateiam os custos de desenvolvimento, utilização e manutenção. A nuvem comunitária pode ser implementada, hospedada e gerenciada dentro das infraestruturas de TI existentes nas empresas ou terceirizada para datacenters específicos para esse fim.

Nuvem privada ou private cloud

Trata-se de uma infraestrutura de computação em nuvem implementada e administrada para uso exclusivo de uma única empresa. Uma nuvem privada proporciona maior controle de operação, pois todo o hardware da infraestrutura como storages e servidores estão ao alcance e sob controle do cliente.

Equipamentos NAS das marcas Synology e Qnap com símbolo de armazenamento em nuvem atrás deles

Alguns fabricantes de storages NAS como a Qnap, Synology e Infortrend possuem equipamentos para a criação de nuvem privadas residenciais ou comerciais, entregando mais controle aos administradores de TI e menor custo por Terabyte armazenado.

Nuvens privadas são indicadas para criação de ambientes colaborativos via internet dentro de empresas que não podem riscos com problemas como falta de segurança, privacidade ou falta de controle sobre os custos.

Nuvem híbrida, a solução que envolve nuvem privada e pública

Considerando riscos de contratar serviços de nuvem para toda sua operação, algumas empresas e usuários tem adotado estratégias que misturam dois modelos, buscando obter o melhor uso da nuvem privada e da pública. Assim, os envolvidos mantem uma estrutura computacional interna para armazenar informações sigilosas e estratégicas para a empresa e contratam um sistema em nuvem público para ambientes colaborativos menos críticos como backup ou replicação de dados

Como criar uma estrutura de cloud storage para minha residência ou empresa?

Equipamentos NAS Qnap em ambientes residenciais e corporativos

A implementação de qualquer cloud storage começa com a análise de menos quatro requisitos: disponibilidade, velocidade, privacidade/segurança e investimento.

Para aplicações como compartilhar arquivos ou fotos, onde segurança, performance ou privacidade não são requisitos, geralmente um serviço de nuvem grátis pode resolver o problema.

Para empresas ou usuários que precisam de um nível mínimo de segurança, manter sigilo dos dados armazenados e não quer ter taxas mensais de administração a escolha natural é a montagem de uma nuvem privada. Isso implica em ter um ou mais servidores e storages para o armazenamento em nuvem.

Em alguns casos, empresas têm optado por alugar espaços físicos dentro de datacenters para criarem sua nuvem privada de dados, através de serviço conhecido como “colocation”.

Essa modalidade aproveita uma infraestrutura de TI existente fora da empresa, onde o cliente fica responsável pela instalação, manutenção e gerenciamento dos equipamentos e é tarifado mensalmente por custos como seguros, consumo de energia e utilização de banda.

Outra forma comum de criar um servidor Cloud na sua empresa ou residência é a compra e instalação de Personal Cloud Storage.

Consulte-nos, somos especialistas em Armazenamento de dados

A ControleNet oferece servidores NAS que permitem a criação de ambientes de nuvem para residência e empresas, oferecendo os mesmos recursos de gerenciamento que os principais serviços de armazenamento em nuvem do mercado.

Dentre as vantagens de implementar uma nuvem privada está o fato de maior controle sobre os dados e ambientes, ausência de mensalidades e maior privacidade dos dados armazenados. Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o assunto.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Saiba quais são os riscos antes de armazenar seus dados na nuvem

Saiba quais são os riscos antes de armazenar seus dados na nuvem

Sabia que armazenar dados na nuvem também possui riscos? Conheça alguns contrapontos que podem colocar em risco as operações de sua empresa.

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Criar uma nuvem privativa com hardware próprio é simples e pode ser vantajoso para diversas aplicações. Confira algumas dicas antes de contratar uma.

O que é Storage NAS ou Network Attached Storage

O que é Storage NAS ou Network Attached Storage

O que é um storage NAS? Saiba mais sobre os network attached storages e como manter e compartilhar arquivos, fazer backup ou criar uma nuvem de dados.