HD externos - Diversas Marcas, Conexões e Capacidades
Parece simples, mas como escolher o melhor HD externo?
A concorrência entre fabricantes de hard disks resume-se em três grandes players: Western Digital, Seagate e Toshiba) e algumas dezenas de marcas como Samsung, HGST, LaCie, G-Technology, etc.., que utilizam discos internos desses fabricantes como matéria prima para fabricar os HDs externos.
Com o surgimento de centenas de novos modelos com diferentes capacidades e tipos de conexão, montamos uma página para esclarecer dúvidas comuns sobre como escolher o melhor HD externo para armazenar nossa vida digital. Em geral, a maior preocupação do consumidor está relacionada ao preço a ser pago pelo produto.
HD Externos por Capacidade, Clique e Visite
Hard disks externos portáteis: Pequenos, transportáveis e sem fonte de alimentação.
Apesar da maioria dos hard disks ser considerada "transportável", nem todo disco externo é classificado como portátil. O disco interno que equipa a maioria dos HDD Externos USB é que determina se o mesmo é "apenas" transportável ou realmente portátil.
Para os iniciantes, o tamanho do HD é informado em polegadas ( 2.5” e 3.5”), e referem-se ao diâmetro do pratos internos que equipam cada equipamento.
Os discos rígidos 2.5" de maior capacidade do mercado pertencem a família Barracuda ST5000 Seagate, atingindo até 5TB. Como a LaCie e a Sansung são parceiras Seagate, alguns discos externos 5TB portáteis já estão disponíveis.
Para os iniciados, os HDs são divididos em 2 grandes grupos: os discos desktop e os portáteis. Fáceis de transportar e instalar, os HDs externos portáteis normalmente são alimentados pela porta USB e não precisam da fonte e, se comparados a discos de 3.5" com a mesma capacidade e conexão, são ligeiramente mais caros.
Discos externos desktop, o melhor custo por terabyte
Em geral, discos rígidos desktop possuem maior capacidade, menor custo por terabyte, fonte de alimentação externa e maiores dimensões quando comparado aos discos de 2.5".
Para quem precisa de capacidade e diversidade nas conexões, a linha de HDs externos de 3.5" e sistemas de armazenamento formado por arranjos de discos num único gabinete, os HDs desktop são a melhor alternativa na hora de comprar.
Com capacidades que superam 10TB por disco, velocidade até 7.200 RPM e diferentes tipos de conexão, os conjuntos formados por discos externos 3.5" possuem alguns atrativos interessantes: Quando equipados com a porta USB (USB3.0 ou USB-C), possuem o menor preço e maior capacidade.
Ao integrar sistemas com mais que um hard disk (como os HDs LaCie) permitem arranjos RAID, atingem 120TB de capacidade e na maioria das vezes são equipados com múltiplas portas de comunicação, atendendo demandas de diversas plataformas e sistemas operacionais.
Eu falei HD para Mac?
A Apple sempre transitou bem em mercados que utilizam softwares para tratamento e processamento de imagens, porém nem sempre seus computadores ofertaram discos de alta performance ou conexões mais "democráticas" para discos rígidos de terceiros.
Com isso, abria-se uma grande oportunidade para quem precisava comprar um HD externo para uso com computadores Mac que oferecesse simultaneamente altas velocidades de transferência e no processamento de informações. A LaCie (hoje do grupo Seagate) saiu na frente e se especializou nesse nicho de mercado.
A empresa fez parceria com a Apple e tem disponibilizado HDs externos de diversas capacidades, velocidades e conexões, todos 100% compatíveis com os computadores da maçã.
Com a chegada dos novos Macs equipados com porta USB3.0 e USB-C, a Apple finalmente diminuiu a dependência de discos caros e portas profissionais como thunderbolt 2 ou 3 só são exigidas em aplicações complexas como renderização 4K.
Mais sobre HD Externo para MAC
Linha de HDs Thunderbolt, velozes e confiáveis.
E as novidades não param! Para usuários que realmente precisam de performance, a nova linha de HDs Thunderbolt 2 e 3 são velozes, confiáveis e permitem serem combinados em arranjos de disco RAID.
Esses arranjos proporcionam maior velocidade e segurança para as informações, gravando simultaneamente dados replicados em 2 ou mais discos, mantendo um disco reserva para situações de emergência ou gravando dados com paridade para maior segurança.
Isso só é possível porque alguns gabinetes usados para fabricação dos discos thunderbolt suportam mais que 1 hard disk, como a linha 6 Big LaCie, que permite instalação de até 6 hard drives no mesmo sistema.
Geralmente equipados com discos internos 7.200 RPM e tecnologia SATA III, comprar um HD Thunderbolt é o mesmo que comprar a Ferrari desse mercado.
Velozes e seguros, a linha de HDs thunderbolt é o desejo de compra para os "heavy-users" de pós-produção, agências e todos profissionais de áudio e vídeo.
Quero ligar meu HD Externo em rede. Como eu faço?
Simples, compre o "HD" certo. Portas como USB, Firewire, eSATA e Thunderbolt foram desenvolvidas para conexão direta entre periféricos e computadores, workstations ou notebooks. Storages NAS são a alternativa correta para quem precisa armazenar ou compartilhar dados via rede local.
Ainda sim é possível disponibilizar o conteúdo de um HD para compartilhar arquivos via rede, porém é preciso manter o computador “hospedeiro” ligado, configurar corretamente a rede local e torcer para que o hardware do disco em questão seja confiável.
Lembre-se que discos com as conexões citadas quase sempre são mais baratos, porém não foram desenvolvidos para esse uso.
Outro ponto importante é que esses HDs externos não suportam diversos acessos simultâneos, são mais lentos, não são seguros e foram desenvolvidos para uma carga menor de trabalho.
Os discos externos para redes LAN ou NAS possuem pelo menos uma porta ethernet gigabit e permitem configurações de privilégios para o acesso aos dados, previnindo assim que usuários não autorizados tenham acesso a informações importantes.
HD de rede ou Network Attached Storage
Os HDs para pequenas redes locais usualmente são fáceis de instalar, possuem preços competitivos e alguns recursos interessantes como acesso controlado por senhas, software de backup em rede e sincronização automática de dados entre dispositivos como computadores, tablets e celulares.
Além disso, modelos mais profissionais são equipados com mais que uma porta LAN, utilizam discos com maior MTBF (tempo maior entre as ocorrências de falhas) que hard disks desktop e possuem recursos como serviços cloud, além de maior robustez e redundância de hardware.
Os Personal Cloud Storages com 2 ou mais HDs permitem arranjos RAID (do inglês: Redundant Array of Independent Disks), trazendo mais segurança contra falhas, performance e garantindo informações disponíveis 100% do tempo.
A ControleNet é especialista em sistemas de armazenamento, consulte-nos e esclareça suas dúvidas.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Como fazer a recuperação de dados em um RAID danificado
Como fazer a recuperação de dados de um arranjo RAID danificado? Saiba mais sobre o assunto e não corra riscos de perder definitivamente seus dados.
Qual é o melhor servidor de armazenamento em rede?
Qual é o melhor servidor de armazenamento em rede para os arquivos de sua empresa? Saiba como escolher um NAS corporativo com especialistas no assunto
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.