histats

RAID 1, Arranjo de disco através de espelhamento de HDs

RAID 1 - Arranjo de discos

RAID 1 ou Raid Mirroring

RAID Mirroring ou RAID 1, dados gravados simultaneamente

Arranjos de discos entregam vantagens como segurança e desempenho para servidores, workstation e storages.

O padrão RAID 1 ou espelhamento de HD é uma boa alternativa para quem precisa de segurança ao armazenar informações, mas não tem um grande orçamento.

Com 2 hard disks trabalhando em conjunto, o espelhamento de HD é feito de maneira transparente para o usuário, sendo uma boa ferramenta para quem precisa proteger dados.

Ao implementar o mirroring, o sistema gravará a informação simultaneamente em seu par “espelhado”, por isso esse tipo de arranjo necessita apenas de um disco rígido adicional para ser implementado.

Tenho 4 discos, vale a pena espelhar?

No caso de espelhamento para mais que 1 disco, é necessário criar mais volumes no pool de discos, sendo que cada arranjo de RAID-1 será criado aos pares e não terá seu volume integrado aos demais. Nesses casos vale a pena considerar arrays em RAID 5 ou 10 (0+1), que permitem maior capacidade, entregam maior performance e gravam informações de paridade para facilitar a recuperação de dados caso haja problemas.

Capacidade pela metade, proteção em dobro

Ao implementar RAID 1, metade da capacidade bruta do array será usada para manter cópia reserva dos dados em produção e, caso um dos discos falhe, o sistema comunica ao administrador de TI que um HD precisa ser substituído. O arranjo em mirror é seguro e barato, porém exige metade do espaço para backup e é mais lento que outros formatos de arranjo.

A recomendação nesse caso é manter o sistema de backup funcionando pois, apesar do RAID-1 ser seguro, caso haja problema simultâneo nos dois HDs os dados serão perdidos.

A recomendação ao montar um arranjo RADI-1 é usar discos idênticos e como o tempo médio de vida desses discos tende a ser o mesmo, a possibilidade dos dois pararem simultaneamente acaba existindo. Outra vantagem de manter backup do sistema atualizado é problemas de energia, que podem afetar o pool de discos como um todo.

Capacidade pela metade, proteção em dobro
Desvantagens

Desvantagens

Ao implementar o espelhamento de HD não existe nenhum ganho de desempenho, pelo contrário: o sistema precisa escrever duas vezes a informação, por isso gasta mais tempo na escrita. Como um dos discos fica como backup, a dica para quem pretende usar servidores ou workstations é usar outro barramento (SATA ou SAS), obtendo assim algum ganho de performance.

Para quem implementa RAID-1 em personal storages isso não é possível, já que a comunicação depende da porta ethernet. A grande vantagem de implementar RAID-1 é o aumento da disponibilidade dos dados em caso de falha em disco único, porém caso a controladora falhe talvez não seja possível recuperar as informações.


Artigos relacionados

Fique por dentro do mundo dos storages