Como montar um servidor de arquivos sem correr riscos

Servidor de arquivos sem riscos, qnap TS-431P como demonstrativo de servidor de arquivos centralizando todos os tipos de dados

Precisando armazenar e organizar uma grande quantidade de dados? Montar um servidor de arquivos para sua casa ou empresa vai te ajudar muito. A grande quantidade de dados produzida diariamente tem gerado uma crescente necessidade por mais espaço de armazenamento.

Empresas e residências têm seus servidores e computadores sobrecarregados por arquivos de fotos, documentos e vídeos, causando um verdadeiro caos na organização das informações.

A melhor forma de organizar esses dados é através de um servidor de arquivos, criando pastas para armazenar separadamente cada tipo de arquivo e centralizar todas as informações num único lugar. Porém, montar um servidor de armazenamento usando um computador antigo baseado em Windows ou Linux é ter uma verdadeira bomba relógio prestes a explodir.

Computador antigo como um servidor de arquivos é uma bomba relógio

Abaixo enumeramos algumas dicas que podem te auxiliar ao montar seu servidor de arquivos:

1. Fuja da tentação de usar um computador usado

Apesar de tentadora, a ideia de usar um computador usado para centralizar seus arquivos importantes é muito arriscada. Transformar computadores domésticos obsoletos em servidores para armazenar e compartilhar dados de uma casa ou empresa é a melhor forma de perder todos os seus dados.

Um dos motivos para essa recomendação é que hard disks são equipamentos perecíveis, que possuem vida útil e sempre apresentam problemas após alguns anos de uso. Assim, aquele equipamento "encostado" e que possui hard disks que ainda funcionam NÃO é o melhor lugar para guardar suas informações.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

2. Montar um servidor de arquivos ou enviar dados para a nuvem?

A principal vantagem de ter um servidor de arquivos longe da nuvem é fugir das mensalidades cobradas pelos provedores. Além disso, ambientes com alto volume de acesso precisam contratar linhas rápidas, ter em mente que manter arquivos na nuvem também envolvem riscos e exigem mais investimentos em estrutura e cyber-segurança.

Se a ideia é montar um servidor de arquivos por conta própria, use um hardware confiável. Esses servidores geralmente exigem pouco poder de processamento e performance. Uma placa mãe equipada com um processador de baixo poder de processamento pode dar conta do recado, porém vale lembrar que ela deve possuir suporte a arranjos de disco (RAID) e preferencialmente possuir duas portas de rede.

Caso você precise gastar algum dinheiro na compra de componentes como novos gabinetes ou controladoras, considere a aquisição de um storages NAS. Esses equipamentos possuem todos esses recursos e são muito fáceis de instalar.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

3. Montar servidores de arquivos baseado em Linux ou Windows é p/ técnicos

Instalar um sistema operacional e respectivos softwares para gerenciar os arquivos pode ser um problema, principalmente para usuários leigos. Montar servidores de arquivos baseado em Linux exige conhecimento e dedicação. Qualquer distribuição Linux para servidores sempre dependerá do suporte técnico de terceiros, nem sempre disponíveis para manter o ambiente funcionando quando você precisa.

Algumas versões do Windows Server e Windows Home Server são bastante completas e configuráveis, porém necessitam de um hardware confiável e também exigem a contratação de algum profissional com conhecimento sobre o assunto.

Enterprise storages Qnap

4. O espaço de armazenamento necessário

Determinar corretamente o espaço necessário para centralizar arquivos e pastas num único lugar é muito importante. Ao fazer esse cálculo, leve em consideração que criar um servidor desses serve para armazenar informações não só de diversos computadores, mas também tablets e celulares. Assim, ter ideia de quanto esse sistema de armazenamento crescerá nos próximos anos é evitar investir em expansões futuras.

5. Mantenha seus dados em segurança

Ao montar um servidor de arquivos é muito recomendado utilizar equipamentos com redundância contra falha de hardware e estabelecer um plano de recuperação de dados em caso de desastres.

Equipamentos profissionais como os NAS já possuem alguns recursos nativos contra falhas, como hardware redundante e arranjos RAID. Por outro lado, montar servidores de arquivos improvisados em computadores pessoais é abrir mão desses recursos e estar mais propenso a perda de dados.

Qnap TVS-473e Storage NAS para servidor de arquivos seguro com arranjos RAID

6. Qualquer servidor de arquivos em rede dever ser corretamente configurado

Fazer de um computador antigo um servidor de arquivos Linux ou Windows improvisado pode causar mais problemas que soluções. Simplesmente criar um servidor de arquivos sem controlar os direitos e privilégios de cada usuário pode transformar seu ambiente num verdadeiro caos. Alguns sistemas como o FreeNas possuem esses recursos, porém exigem conhecimento ou a contratação de terceiros para prestar a manutenção.

7. Faça backup sempre

Mesmo utilizando múltiplos discos em um RAID array, qualquer sistema de armazenamento, seja ele em Linux ou Windows, sempre estará sujeito a falhas. Muitos usuários pensam erroneamente que ter discos espelhados (RAID 1), instalados com paridade única (RAID 5) ou paridade dupla (RAID 6) podem proteger completamente as informações. Isso não é verdade!

Problemas em processadores, placas mãe, fontes ou controladoras também podem facilmente ocasionar a perda de dados. Por isso ter um sistema de backup automático ou a replicação de dados funcionando é sempre necessário quando se trata de proteger informações.

8. NAS, a melhor forma de criar um servidor de arquivos

Qnap TS-451+ Storage NAS ambiente seguro para seus arquivos

Montar ou fazer o gerenciamento de um servidor de arquivos através do uso de um equipamento apropriado é a melhor forma de ficar longe de problemas. Storages NAS de fabricantes como a Qnap são a forma mais segura de criar um servidor de arquivos dentro de seu ambiente de trabalho ou de sua casa.

Esses equipamentos possuem sistemas operacionais voltados para gerenciar e compartilhar informações em rede, possuem hardware à prova de falhas com recursos como arranjo de discos e suportam a replicação de dados para maior segurança contra a perda de dados.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidores NAS

Servidores NAS

Servidores NAS são soluções voltadas para o armazenamento de dados em rede. Confira qual melhor NAS para empresa e uso doméstico.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.