Storage NAS Caseiro? Qual é o melhor Servidor NAS Doméstico para sua Casa?

Storage NAS Caseiro? Qual é o melhor Servidor NAS Doméstico para sua Casa?

Pensando em instalar um storage NAS caseiro? Tentar implementar um network attached storage ou um pequeno servidor de arquivos doméstico de maneira improvisada pode causar muita dor de cabeça. Mesmo quando tratamos de dados pessoais!

Como esse assunto traz à tona prós e contras em qualquer que seja a abordagem, não há uma resposta única que funcione para todos. Dependendo do seu nível de conhecimento técnico, os riscos que você quer assumir e quanto você conhece sobre esses sistemas, poderá costurar sua própria solução. Segue abaixo algumas dicas para facilitar a vida dos iniciantes sobre o assunto.

Alternativa mais simples: Comprar um servidor NAS doméstico pronto

Se sua busca for uma solução pronta para usar, estável e confiável, a melhor solução é comprar um servidor de rede residencial já pronto para o uso. Diversos fabricantes entregam sistemas de armazenamento em rede domésticos, com destaque para as empresas Qnap e Synology. Um equipamento pronto para o uso, configurado, com suporte para instalação em seu ambiente, garantia e assistência técnica, é o melhor dos mundos.

Consulte nossas dicas sobre quais são os melhores storages NAS para uso doméstico. Lá você vai encontrar muitas informações úteis para amparar sua decisão.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Alternativa Perigosa: Aproveitar um computador antigo

Para não gastar muito, alguns usuários ficam tentados a usar um computador antigo para o seu montar um NAS gratuito. No entanto, esses computadores possuem desvantagens que devem ser consideradas. Enquanto um servidor NAS novo consome pouca energia, esses PCs reaproveitados podem ser barulhentos, lentos e que consomem muita energia, pois geralmente são equipados com fontes de alimentação antigas e ineficientes.

Como esses NAS caseiros devem estar conectados à uma rede local e ligados 24 horas por dia, manter um PC gastador de energia incomodando o ambiente não parece ser uma boa ideia. Além disso, caso seu projeto esteja amparado no uso de um PC velho com apenas um hard disk, as chances de perda de dados são imensas.

Disco Rígido velho é sinônimo de risco

Qualquer PC improvisado para ser um servidor NAS doméstico deverá armazenar e manter dados na rede local de toda residência, por isso apenas usar um disco rígido velho significa tomar riscos desnecessários. Uma boa prática para evitar dores de cabeça é ter pelo menos dois hard disks no gabinete, configurados em RAID 1 e com recursos de verificação de mídia.

Discos rígidos de classe NAS, IronWolf NAS

Lembre-se que para esse tipo de implementação seja possível, é necessário que a placa-mãe suporte montar arranjos RAID e que os discos sejam da classe NAS. Somente esses hard disks suportarão a vibração e temperatura ocasionada dentro do gabinete devido ao trabalho conjunto.

Montar um NAS baseado em Linux

A abordagem de instalar seu próprio servidor NAS baseado em algum código gratuito Linux é atraente por vários motivos, mas só vale se você é especialista no assunto. Por ser um sistema de código aberto, montar um servidor de arquivos para sua rede local baseado em sistemas de código aberto significa muitas vezes não ter suporte técnico.

Além disso, essa resolução implica em ter tempo, conhecimento e a energia necessária para fazer essa integração. Montar seu próprio NAS caseiro a partir do zero ainda implica em ter que desembolsar para comprar componentes, montá-los e garantir que todos funcionem.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Posso contar com ajuda externa?

Dependendo do sistema escolhido, ativar recursos e serviços necessários na instalação pode ser bem trabalhoso. Como a maioria das empresas não possui profissionais nem para instalar e configurar seus sistemas internos, habilitar esses serviços e ajustá-los adequadamente no ambiente doméstico, por sua própria conta, pode ser uma tarefa insana.

Configurar o sistema de arquivos, fechar as portas de acesso, configurar o sistema de backup, escolher o tipo de arranjo ou os níveis de compartilhamento de arquivos são apenas algumas atribuições que devem ser configuradas na solução caseira adotada.

Arranjos RAID, criação de volumes e gerenciamento

Por melhor que seja seu conhecimento técnico, cada sistema operacional possui características próprias que nem sempre são conhecidas na totalidade. Nessa hora, optar por comprar um servidor NAS já pronto para o uso facilita muito a implantação. Receber suporte técnico como fazer a criação dos arranjos de discos, volumes, LUNs e outras configurações facilitam muito a implantação.

Benefícios e facilidades ao comprar um storage NAS e problemas na hora de montar um servidor doméstico

Ao decidir por montar um servidor doméstico sempre será possível escolher todo o hardware necessário. O problema que nem sempre diferentes fabricantes estão preocupados em manter a compatibilidade entre seus componentes. Isso significa ter um ambiente de rede instável, aplicações travando, usuários insatisfeitos e ter que conviver com o risco da perda de dados.

Trabalhar com a montagem de um servidor de arquivos caseiro pode até ser divertido dentro de uma residência, porém quase sempre é uma opção dramática no ambiente corporativo.

Um storage NAS de marca facilita tudo

Algumas marcas de storages NAS como a Qnap podem facilitar muito quem deseja compartilhar dados em rede. Essa é a melhor decisão na maioria dos casos, pois o fato de comprar um servidor NAS doméstico com componentes novos, montados por um especialista e com suporte técnico gratuito facilita muito o trabalho do administrador de TI.

Servidor NAS doméstico Qnap TS-231P e TS-431P

Dependendo do modelo adquirido, todos os recursos necessários para manter os dados armazenados e protegidos estarão a um toque dos seus dedos. A maioria dos sistemas operacionais baseados em Linux são complicados e pouco interativos, porém os sistemas operacionais de fabricantes de servidores domésticos geralmente são bem projetados e de ótima usabilidade.

A Qnap oferece soluções de armazenamento que podem ser customizadas, possibilitando que você monte seu storage NAS caseiro e personalizado, escolhendo o processador, a capacidade do hard disk, tipo de memória e portas de conectividade. Conhecer qual a combinação certa de recursos traz vantagens que você só paga pelo que precisa.

Conheça a linha de storages Qnap

Suporte técnico sempre disponível

Ao comprar um NAS montado você também obtém o direito ao suporte técnico, que facilita muito sua vida, principalmente quando surgem os problemas. Caso você precise de ajuda para configurar algum novo dispositivo, implementar algum novo software ou tenha um problema de hardware, resolver sozinho sempre é a pior escolha.

A parte boa de usar o suporte técnico de especialistas é que na maioria dos casos eles já viram o problema e sabem como conduzir, inclusive podem ajudá-lo a recuperar dados se sua matriz RAID apresentar problemas.

Um NAS caseiro baseado em Linux exige atenção

Qualquer usuário mais experiente entende que atualizações de firmware (hardware) e software precisam de atenção e podem causar problemas. A Synology e Qnap fazem um ótimo trabalho ao oferecer softwares altamente complexos, orientados ao gerenciamento e fácil de usar. Isso porque essas empresas contam com centenas de programadores, todos trabalhando para manter seus equipamentos funcionando.

Storages NAS Qnap e Synology

Caso suas informações mereçam mais recursos do que simplesmente estarem alojadas em um NAS caseiro, comprar um NAS desses fabricantes faz total sentido. Esses equipamentos são quase à prova de desastres, mantendo seus arquivos seguros ou economizando muito tempo de implantação e aprendizado.

Qual a desvantagem de comprar um servidor NAS doméstico?

A única desvantagem é que você paga por isso. Apesar disso, mesmo que você ainda esteja considerando usar um PC velho para montar seu servidor doméstico, prepare-se para surpresas.

Caso você precise comprar novos discos, uma controladora RAID ou qualquer outro dispositivo para completar o sistema, a conta da solução improvisada irá encarecer e a balança penderá mais favoravelmente pela compra da solução pronta.

Somos Distribuidores de Storages

Optar por montar um storage NAS caseiro pode causar muita dor de cabeça, seja dentro de uma residência ou empresa. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores de storages e representantes de empresas como Seagate, WD, Qnap e Synology e temos a solução que você precisa.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Qual a melhor solução de backup para sua empresa?

Qual a melhor solução de backup para sua empresa?

Manter uma solução de backup corporativa sempre funcional é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa. Confira nossas dicas!

Qual o Melhor SSD para Storages NAS?

Qual o Melhor SSD para Storages NAS?

Existem vários modelos de SSD atualmente no mercado. Confira os requisitos que o SSD deve possuir para performar melhor ao usar em storages NAS.

Preço de Qnap NAS? Saiba mais antes de comprar e não corra riscos

Preço de Qnap NAS? Saiba mais antes de comprar e não corra riscos

Preço um NAS Qnap? Confira nossas dicas para não correr riscos e escolher corretamente seu novo sistema para o armazenamento de dados.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011