Qual o melhor SSD para cache?

Melhor SSD para cache em storage NAS, SSD simbolizado como um foguete demonstrando a performance elevada que ele oferece

Quando se fala em cache SSD, não há uma resposta exata que define qual o melhor SSD para essa função. A pergunta mais correta seria “qual SSD é o mais indicado para atender minhas necessidades dentro da minha estrutura?”. Para se ter um ambiente de armazenamento de alta performance, só a qualidade do SSD não é suficiente, fabricantes como Seagate, Samsung e Western Digital, fornecem SSDs voltados especificamente para servidores NAS, ou seja, ideais para cache. Porém é necessário analisar diversos fatores como compatibilidade com o modelo de NAS, forma de utilização (se de forma híbrida, com SSDs e HDDs ou se armazenamento flash, apenas com SSDs) ou quais níveis de IOPS desejados.

Nesse artigo vamos mostrar tópicos que te ajudarão a entender como escolher o SSD ideal para sua necessidade.

O que é memória cache e cache SSD?

Cache é um componente de hardware ou software que armazena dados recentemente e utilizados com frequência, para que o computador possa acessá-lo facilmente na próxima vez. Em si, isso reduz os tempos de carregamento e ajuda os programas a serem executados muito mais rapidamente.

Tipos de cache

Existem 3 métodos de cache SSD com diferentes funções e benefícios:

Cache somente para gravação:

Os dados enviados são gravados no cache do SSD primeiro e depois os envia para o armazenamento padrão. O acesso e leitura aos novos dados também é acelerado enquanto estiver no cache.

Cache somente para leitura:

O cache somente leitura os dados são lidos a partir de um LUN ou volume e copiados no cache do SSD para acelerar solicitações de leitura futuras. Isso garante que nenhuma perda de dados ocorra mesmo que o cache trave. Pode consistir em 1 a 12 SSDs, que podem ser montados respectivamente em uma configuração básica ou Raid 0 para melhorar o desempenho de leitura aleatória no espaço de armazenamento no qual está montado.

Cache para leitura e gravação:

O cache SSD de leitura e gravação acelerar o desempenho de volumes e LUNs iSCSI, diminui a latência em operações de gravação aleatória e também reduz impactos no desempenho de outras transferências de dados. Esse padrão de cache é ideal para acelerar as velocidades de leitura e gravação.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Vale a pena adquirir SSD para cache ou para armazenar dados?

Adquirir SSDs é válido para ambas as situações desde que o ambiente no qual serão implementados exija uma ou outra estrutura. Uma unidade de armazenamento que utiliza apenas SSDs é chamada de All Flash Storage, essa estrutura é ideal para ambientes que executam diversas operações exigentes de IOPS (Input/output por segundo). Um bom exemplo seria uma empresa que possui uma extensa quantidade de arquivos pequenos que necessitam de alterações ou acessos frequentemente. Nesse caso, essas ações exigem uma alta performance por parte da unidade de armazenamento.

O armazenamento com cache SSD, seria um sistema que utiliza SSDs e HDDs em conjunto, conhecidos como Armazenamento híbrido ou hybrid storage. Nesses casos, existem dados que por si só exigem uma alta capacidade de armazenamento, capacidade essa que os SSDs em si não oferecem. Nessa estrutura os dados frequentemente utilizados ficam armazenados nos SSDs e os de maior volume e com pouco acesso permanecem nos HDDs.

Modelos de storages NAS Qnap All flash TES-3085U e Hybrid Storage TS-1635AX

Melhor SSD para uso em cache

A segurança dos dados e a performance de seu sistema depende de uma série de fatores que precisam ser definidos com muita atenção. Adquirir produtos de forma errada pode provocar muita dor de cabeça por questões de falhas ou mal funcionamento da sua estrutura. É importante verificar a compatibilidade com seu NAS, a capacidade total que será necessária para a função, o tipo de interface e o limite máximo de bytes que podem ser escritos no SSD. No mercado existem diversos modelos de SDD voltados para cache e uso em storages. Fabricantes como WD, Samsung e Seagate possuem linhas direcionadas para uso sistemas de armazenamento a nível empresarial. Dentre essas, a Seagate se destaca com sua linha de SSD IronWolf 110 de alta performance e especifica pra NAS. 

SSD Seagate IronWolf 110, o mais requisitado para NAS

Dentre os modelos existentes no mercado o SSD Seagate Ironwolf 110 é uma dos mais requisitados para utilização em storages NAS e diferentemente, ele é projetado para suportar altas cargas de trabalho e o volume de gravações de um sistema de armazenamento. As unidades IronWolf 110 garantem uma vida útil de escrita de 7000 TeraBytes, está disponível nas capacidades de 240GB, 480GB, 960GB, 1.92TB, 3.84TB e também oferece MTBF de 2 milhões de horas. Além disso seu firmaware AgileArray foi desenvolvido para proporcionar alta performance em ambiente exigentes 24/7 e multiusuário.

Conheça a linha SSD IronWolf 110 Clique Aqui

Quais são as vantagens em se usar um SSD?

Atualmente os HDs estão trabalhando em conjunto com os SSDs ou mesmo sendo substituídos por eles. Pois, a velocidade e os benefícios dessa nova tecnologia são mais promissoras do que do antigo disco rígido. Ele poderá até mesmo ser usado em parceria com um HD comum caso seja necessário. Contudo, a capacidade e vida útil deverá ser considerada no momento da aquisição, pois depois disso ele deixa de reescrever.

Confira alguns dos benefícios ao utilizar SSD em cache:

  • Aumenta a capacidade do dispositivo de responder às ações do usuário
  • Desempenho melhorado, até mesmo em ambientes multitarefas
  • Auxilia em aplicativos que sejam mais exigentes
  • Melhora o fluxo do sistema de forma global
  • Pode acelerar o desempenho dos IOPS e reduzir a latência
  • Funciona bem em bancos de dados e virtualização
  • Aumento considerável na performance da máquina
  • Sua temperatura é menor e não fazem ruídos
  • Maior resistência por não terem peças móveis em seu interior

Procure o auxílio de um especialista no assunto

Controle Net é especialista em armazenamento de dados e possuímos os melhores SSDs para NAS do mercado

Se você precisa melhorar a performance do seu armazenamento com cache SSD, a Controle Net, além de especialista em armazenamento de dados, possui profissionais capacitados para auxiliar na estruturação e definição dos melhores e mais seguros equipamentos para seu ambiente. Seja para uso pessoal ou em ambiente empresarial escolha o produto correto para sua máquina. Entre em contato conosco!

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidor para pequena empresa: Qual comprar?

Servidor para pequena empresa: Qual comprar?

Servidor para empresa: Qual comprar? Pequenas empresas geralmente encontram dificuldades ao comprar um servidor. Clique e Tire suas dúvidas.

Qnap vs Synology: Qual é o melhor NAS?

Qnap vs Synology: Qual é o melhor NAS?

Qnap vs Synology, Qual é o melhor NAS? Acompanhe o Comparativo e Tire suas Dúvidas. Saiba mais sobre as Melhores Marcas de Storages NAS do Mercado.

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

Confira nossa lista com 3 equipamentos Infortrend que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro malware.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011