Atendimento por WhatsApp

O que é data backup? Saiba como proteger seus dados importantes

A dependência crescente de sistemas computacionais como servidores, computadores e redes de comunicação de alta velocidade tem exigido estratégias cada vez mais eficientes para manter a segurança dos dados.

A recuperação rápida do ambiente em caso de imprevistos minimiza o impacto nas operações, reduz custos e permite que as empresas retomem suas atividades normais rapidamente.

Nesse contexto, o tempo de recuperação de dados, ou seja, o período entre a ocorrência da falha e a restauração completa das aplicações, é um fator crítico para a continuidade dos negócios.

O que é data backup?

O que é data backup?

Data backup é o processo que consiste em copiar aplicativos, dados e outros arquivos de um sistema computacional ou dispositivo móvel para um sistema de armazenamento externo. Essas cópias de segurança têm como objetivo restaurar uma aplicação, serviço ou arquivo caso haja a perda de dados.

Essa eventual perda de informações pode ser o resultado de vários eventos que incluem falhas de hardware, software, erros humanos, desastres naturais ou ataques cibernéticos.

A cópia dos arquivos é uma parte estratégica na gestão de dados e segurança da informação. Sem uma solução confiável, qualquer empresa ou usuário corre o risco de perder informações valiosas e insubstituíveis.

Essas cópias de segurança diminuem o downtime de um ambiente corporativo e minimizam os riscos da perda de informações, garantindo assim a continuidade dos negócios.

Conheça os melhores storages para backup Infortrend

Quais dados precisam ter cópias de segurança?

A regra mais importante do data backup é considerar quais arquivos são os mais difíceis de serem recuperados e qual a tolerância a falhas suportada por cada aplicação.

Como essa equação varia de acordo com cada organização ou individuo, definir cuidadosamente a estratégia sobre quais arquivos são mais importantes é essencial para evitar imprevistos. Esses dados incluem:

Arquivos pessoais: Muitos documentos, fotos, vídeos, músicas e outros arquivos com lembranças afetivas devem possuir cópias, pois nem sempre podem ser recuperados.

Aplicativos: Alguns programas, especialmente aplicativos de produtividade, salvam dados como configurações, registros de utilização e perfis de uso.

Essas informações também precisam de cópia de segurança, especialmente quando foi gasto muito tempo configurando o sistema.

Dados da configuração: Arquivos associados ao sistema operacional, drivers e outros arquivos que permitem que o sistema funcione corretamente também precisam de proteção.

Bancos de dados: Caso seu ambiente exija aplicações corporativas do tipo ERP ou CRM que usem um banco de dados, lembre-se que tudo isso deve ser incorporado à rotina de cópia.

Comunicação interna: Aplicativos de mensagens, agendas ou softwares de e-mail que baixam os dados para o dispositivo de uso também devem possuir cópias de segurança.

Documentos profissionais: Qualquer projeto que exija algum tipo de conteúdo eletrônico como documentos office, apresentações, planos de negócios ou outro tipo de controle merecem ser armazenados com segurança.

Quais são os principais dispositivos que precisam do data backup?

Qualquer dispositivo que execute alguma aplicação ou armazene informações profissionais ou pessoais importantes é um forte candidato a utilizar uma solução para backup.

Servidores, storages, computadores pessoais, sistemas de vídeo-monitoramento, notebooks e celulares armazenam uma grande quantidade de informações como aplicações, imagens, documentos de trabalho e outros tipos de arquivos.

Além disso, dispositivos móveis como smartphones, tablets e smartwatches também possuem uma grande quantidade de arquivos valiosos armazenados, como fotos, vídeos, e-mails e agendas pessoais.

Mesmo dispositivos de armazenamento como hard disks externos e as unidades flash USB também podem conter arquivos importantes que precisam ser copiados.

Apesar desses sistemas muitas vezes serem usados para o armazenamento, cópia e transferência de arquivos, eles também estão sujeitos a falhas e a consequente perda de dados.

Quais são os principais dispositivos que precisam do data backup?

Os principais tipos de backup

Soluções de data backup eficientes geralmente copiam os arquivos em sistemas de armazenamento longe do ambiente de produção e podem manter várias versões do mesmo original.

Esse processo pode ser manual ou automático, programado ou instantâneo, copiar todos os arquivos ou somente parte deles. As principais modalidades são:

Backup completo: Todas as informações de um sistema são copiadas para outro local. Esse tipo de solução proporciona mais proteção, mas exige mais espaço de armazenamento e tempo para ser executado.

Backup incremental: Após fazer uma cópia completa das informações, o backup incremental grava apenas os registros alterados.

Copiar somente os arquivos ou blocos que foram alterados economiza espaço de armazenamento e é mais rápido que fazer novas cópias completas.

O problema é que para restaurar esse tipo de cópia é mais complicado porque exige que todos os fragmentos de dados incrementais sejam cronologicamente restaurados desde a última cópia completa.

Backup diferencial: Nesse formato, a última cópia completa é comparada com o estado atual do sistema e todos os arquivos que foram alterados serão copiados.

Essa técnica usa mais espaço de armazenamento e toma mais tempo do que o backup incremental, mas é menos demorado que fazer uma nova cópia completa.

Restaurar uma cópia dos dados nesse formato geralmente é mais simples e rápido que restaurar cópias incrementais, pois só exige o backup completo e a última cópia diferencial.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são os principais softwares usados para o data backup?

Acronis True Image: O Acronis é um software que possibilita fazer uma cópia (imagem) completa do sistema, incluindo o sistema operacional, aplicativos, configurações e todos os dados.

O sistema é compatível com a maioria dos sistemas de armazenamento ou serviços de nuvem, oferece recursos como clonagem de disco e várias ferramentas para a recuperação de desastres.

EaseUS Todo Backup: Esse aplicativo é fácil de usar e oferece recursos para copiar um disco, partição ou sistema, bem como outros arquivos não estruturados.

O sistema também suporta a clonagem de disco de computadores, permite a migração do sistema operacional para um SSD ou HDD e faz cópia programada de pastas e volumes.

Paragon Backup & Recovery: Este software permite realizar o backup completo, incremental e diferencial. Ele oferece ainda recursos para a recuperação simplificada de desastres, migração de hardware e conversão de sistemas físicos para virtuais.

Veeam Backup: Muito popular no ambiente empresarial, as soluções Veeam são voltadas para a proteção de servidores físicos ou virtuais, workstations e outros serviços de nuvem.

Carbonite: O Carbonite é um serviço de nuvem que oferece diversos planos de serviço para usuários domésticos e empresariais.

O software automatiza o processo de cópia para que não haja intervenção humana e eventuais erros durante a cópia de arquivos.

Macrium Reflect: Este é um software que permite fazer imagens de disco, backup completo, incremental ou diferencial.

O sistema suporta ainda a recuperação de desastres em alta velocidade e a migração direta de informações do tipo “disco para disco”.

Time Machine: O Time Machine é uma ferramenta integrada para os equipamentos Apple que faz cópia automática do sistema em um disco rígido externo, nuvem ou no Time Capsule.

Quais são os principais softwares usados para o data backup?

Como aumentar a segurança dos dados copiados?

Existem várias estratégias para aumentar a segurança dos dados armazenados, mas a mais popular entre as pequenas e médias empresas é o backup 3-2-1.

Essa regra inclui em manter três cópias distintas dos arquivos, armazená-las em diferentes tipos de mídia e manter delas fora da operação.

Essa terceira cópia pode ser feita através da contratação de um serviço de nuvem, que apesar de mais lento que equipamentos locais, oferece recursos de segurança como a autenticação em dois fatores e a criptografia.

Essas precauções garantem que, mesmo que uma das mídias falhe ou um local seja comprometido, os dados ainda serão preservados.

Outra estratégia que pode melhorar a segurança das informações é o uso de dispositivos como storages NAS, que incorporam recursos como os arranjos RAID.

Esse tipo de tecnologia permite montar sistemas de armazenamento com vários HDDs ou SSDs, que possibilitam armazenar os arquivos em duplicidade em vários dispositivos.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

A importância de um data backup confiável

Em ambientes de infraestruturas de TI corporativas como datacenters, cada minuto conta para reestabelecer os serviços, restaurar o backup e retomar as operações normais.

Assim, contar com serviços de nuvem para a restauração dos arquivos nem sempre é uma boa ideia, principalmente quando os links de internet são lentos.

Nesse cenário, diversas ferramentas podem ser usadas para preservar a integridade das aplicações, porém a cópia local é ainda a opção que oferece maior velocidade na recuperação dos dados.

Ao optar por um sistema de armazenamento local como um storage NAS, unidade de fita ou mesmo um servidor dedicado, todos os aplicativos podem ser recuperados quase instantaneamente em caso de falha.

Quer saber mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Backup

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Backup.

Como fazer backup do celular Android e iOS?
Como fazer backup do celular Android e iOS?

Proteja os arquivos do seu celular, descubra a importância e como fazer o backup do celular Android ou iOS.

O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?
O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?

Muitas empresas têm recorrido a soluções de backup em nuvem sem uma boa análise de riscos. Confira nossas dicas antes de adotar uma solução de backup.

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.