WD My Cloud Pro PR2100: Um storage NAS para uso Caseiro

WD My Cloud Pro PR2100

O WD My Cloud PR2100 é um storage NAS para dois hard disks SATA, equipado com duas portas LAN padrão gigabit e uma porta USB 3.0. Apesar de possuir duas gavetas hot swap, permitir link agregation nas portas de rede, a velocidades de transferência de arquivos desse NAS não é tão rápida quanto as de outras marcas.

Simples de configurar e instalar, a família PR2100 que deveria ser voltado para pequenas e médias empresas possui um sistema de gerenciamento antigo, bem diferente de seus concorrentes como Qnap e Synology. Com uma solução de armazenamento apenas previsível, o NAS WD pode ser uma boa opção para uso caseiro.

Caso você busque uma solução mais corporativa de armazenamento, o PR2100 não é a melhor escolha. Nele faltam os avisos de alerta, transferências de arquivos longos são sofríveis e o gerenciamento do sistema não é tão simples.

Modelos

Design profissional

O PR2100 foi idealizado para ser o 2-Bay NAS profissional da Western Digital, porém lançamentos como o TS-231P Qnap ofuscaram essa ideia. Apesar de seu hardware ser um pouco mais inteligente e robusto que a antiga família DL2100/DL4100, seus recursos não surpreendem quem já tem familiaridade com sistemas de armazenamento em rede.

O chassi de metal jateado preto é extremamente agradável e possui dimensões bem reduzidas. As duas baias para hard disks são fáceis de operar e permitem a liberação rápida para upgrades. Suas grades dianteiras perfuradas parecem atraentes, mas acumulam a poeira com mais frequência do que as gavetas lisas usadas pela concorrência.

Painel frontal do WD My Cloud Pro PR2100

O painel frontal possui ainda o botão liga/desliga que acende (assim como as luzes drive busy) e uma única entrada USB 3.0, indicada para conexão de HDs externos. A parte traseira possui a grade da ventoinha (barulhenta que não pode ser ignorada), uma segunda entrada USB 3.0, portas LAN gigabit padrão Ethernet duplas e duas entradas para fonte de alimentação (embora apenas uma seja fornecida).

Painel traseiro do WD My Cloud Pro PR2100

PR2100 WD, um Storage NAS equipado com um bom hardware

Em termos de especificações, a parte importante é que o PR2100 possui processador Intel Pentium N3710 quad-core 1,6 GHz, 4 GB de memória DDR3, atinge 20TB de capacidade bruta e possui duas portas LAN padrão gigabit.

Apesar de tecnicamente bem configurado, podemos atestar o desempenho apenas como bom, mas não excelente. Por ser um projeto de 2016, esse equipamento fica devendo em performance quando comparado com soluções concorrentes mais novas, que possuem sistemas operacionais mais atuais e que fazem melhor uso do hardware.

Mesmo assim esse projeto possui melhorias significativas quando comparado com as unidades NAS mais antigas da WD, especialmente quando usamos a segunda conexão LAN configurada com link agregation. Caso esse seja seu NAS para uso caseiro, uma conexão LAN já entrega taxas para transferências de arquivos razoáveis e recursos para backup em rede mais que aceitáveis.

Sistema operacional: Recursos apenas aceitáveis

Sistema operacional My Cloud OS

O My Cloud OS é um sistema operacional estável, limpo e funcional. Como coração de qualquer unidade My Cloud, esse sistema é a base de gerenciamento de qualquer NAS WD e continua sendo desenvolvido, com novos recursos sendo incorporados o tempo todo.

Nos últimos anos, a Western Digital se concentrou em dispositivos móveis e, portanto, quase tudo que é feito com a interface da web também poderá ser realizado através dos aplicativos Android e iOS.

Caso sua aplicação não seja doméstica, provavelmente você espera mais de um NAS. Comparado aos concorrentes Qnap e Synology, a família PR2100 não dispõe da mesma quantidade de aplicativos uteis incorporadas, porém é fácil de configurar, possui um assistente eficiente e é muito intuitivo.

O equipamento permite ainda atribuir privilégio aos usuários, possibilitando acesso a diferentes pastas ou mapear as pastas privativas no sistema de arquivos Windows/Mac para cada usuário.

Um NAS para Backup

Caso sua ideia seja apenas usar o NAS como um dispositivo de backup caseiro, tudo bem – o equipamento é compatível e funciona sem problemas com Windows e Mac Time Machine. Ele também oferece backup bare metal para gerar imagens completa de discos dos computadores conectados à rede local.

Servidor de Mídia

Os servidores NAS de última geração geralmente possuem serviços para funcionar como servidor de mídia. No caso do PR2100 WD, a opção foi incorporar o Plex, provavelmente o melhor exemplo de software para gerenciar o conteúdo digital de sua casa.

Servidor de Mídia

Além disso, configurar um media server no escritório com suporte ao Plex significa ter ambiente multimedia estável, especialmente porque o hardware do equipamento faz a transcodificação localmente, proporcionando assim uma experiência de visualização mais agradável.

PR2100, um servidor para a criação de uma nuvem pessoal

Com recursos cloud, o servidor My Cloud PR2100 pode disponibilizar acesso a todos os arquivos armazenados via internet através da criação de uma nuvem pessoal de armazenamento.

Outros aplicativos que acompanham o sistema podem ser muito úteis, como o que permite a integração com o armazenamento do Amazon S3 ajuda para quem quer sincronizar seus dados com a nuvem. A compatibilidade com Dropbox, Acronis e Wordpress estão entre outras boas sacadas, o que contribui para melhorar o fluxo de trabalho.

One touch backup

Caso você esteja fazendo backup para outro dispositivo de armazenamento como um HD externo USB, não será necessário o uso de um computador: Basta inserir o dispositivo na porta USB frontal e pressionar o botão “one touch”, aí o NAS faz o resto. Apesar de ser um bom recurso, qualquer NAS caseiro que se preze também possui esse recurso.

WD My Cloud Pro PR2100, um NAS apenas honesto

WD My Cloud Pro PR2100, um NAS apenas honesto

A linha My Cloud WD está sempre bem posicionada porque ela entrega exatamente o que você espera de um NAS. O PR2100 não é diferente: Pode não ser o drive NAS mais chamativo ou extravagante do mercado, mas é confiável e possui os recursos necessários para o bom funcionamento.

Porém, caso você busque uma solução mais robusta e que possa ajudá-lo a tirar o máximo de proveito de sistema de armazenamento, vale a pena conferir os modelos da Qnap e Synology antes de decidir.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores autorizados de fabricantes como WD, Seagate, Synology e Qnap e especialistas em sistemas de armazenamento de dados.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Cansado de seu HD externo? Confira 7 bons motivos para você jogar fora seu HD externo. Saiba mais sobre o assunto e Não corra risco de perder dados.

Qnap ts-231P – Saiba tudo sobre o Melhor Storage 2-Bay NAS

Qnap ts-231P – Saiba tudo sobre o Melhor Storage 2-Bay NAS

Vai comprar um Qnap ts-231P? Clique e saiba mais sobre esse 2-Bay NAS que faz sucesso entre os usuários que precisam de mais espaço de armazenamento.

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.