histats

Servidor DLNA - O que é e como funciona?


O que é DLNA?

A Digital Living Network Alliance (DLNA) ou "aliança para redes digitais domésticas" é um padrão de tecnologia desenvolvido para que os eletrodomésticos das residencias consigam se comunicar entre si. Com participantes como Sony, Intel, Microsoft, LG, Samsung e outras grandes empresas, o consórcio DLNA criou regras para que os produtos produzidos sejam compatíveis entre si e possam ser conectados, permitindo streaming (transmissão) de conteúdo de multimedia para toda a casa, através de qualquer dispositivo. Com essa padronização, os usuários ganharam mais liberdade e flexibilidade para melhorar a experiência de compartilhamento de mídias digitais como filmes, vídeos, fotos ou músicas.

Um servidor DLNA pode ser um computador, tablet, celular  ou outros dispositivos que tenham a capacidade de distribuir o conteúdo armazenado, quer seja através de uma rede local ou em forma de onda, através de antenas Wi-Fi ou Bluetooth.

Servidor dlna

Como funciona um Servidor DLNA ou Media Server

Um servidor multimedia DLNA é uma solução baseada em equipamentos com processador, algum tipo de porta de comunicação e discos rígidos ou memórias que armazenam bibliotecas de conteúdo (arquivos como fotos, imagens, vídeos, músicas, etc..) e que fornecem serviços de compartilhamento (streaming) entre os diversos eletro-eletrônicos emparelhados. Como já foi dito, um celular é um pequeno media server, pois atende os requisitos mínimos necessários para compartilhar conteúdo multimedia, porém arquivos de vídeo ou áudio quase sempre ocupam muito espaço, por isso é indicado que um servidor de conteúdo possua um ou mais discos rígidos para as armazenar informações compartilhadas. Os melhores servidores de media com certificação DLNA são os storages NAS pois possuem alta capacidade de armazenamento, não dependem de computadores para funcionar, são simples de serem configurados, possuem recursos que permitem acesso aos arquivos remotamente e entregam segurança com alta velocidade.

como funciona um servidor dlna

Media Center e servidor DLNA

O servidores NAS são equipamentos que permitem para armazenar grandes coleções de vídeos, fotos e músicas e outros arquivos multimedia com segurança. Composto de um portfólio amplo, os servidores de rede Qnap são media servers certificados DLNA e possuem uma série de recursos adicionais para proteger o conteúdo armazenado. Com possibilidade de combinar discos para entregar maior performance ou copiar informações em duplicidade para maior segurança, os storages NAS são Media Centers por vocação e tem um espaço significativo nesse mercado. 

Todos servidores DLNA são baseados num sistema operacional (conjunto de aplicativos) para gerenciar os equipamentos emparelhados e distribuir o conteúdo conforme as requisições. O QTS é o sistema operacional que equipa os storages NAS Qnap e fornece aplicações sofisticadas para armazenar, exibir, catalogar e compartilhar coleções digitais, utilizando o NAS como uma central multimídia. Além de exibir arquivos de mídia armazenados através da internet, é possível inclusive assistí-los em Telas de TV com qualidade full HD através do AirPlay, Chromecast ou uma conexão HDMI direta. Softwares adicionais como o Download Station permitem enriquecer ainda mais as coleções através de novos downloads para que o entretenimento fique ainda mais divertido.

Servidor dlna da Qnap

Aplicativos adicionais: Media streaming add-on

O Media Streaming é um conjunto de pacotes para os storages NAS Qnap (File, Photo, Music e Video Station) que permite transmitir conteúdo para diferentes dispositivos ou locais simultaneamente usando AirPlay, Chromecast e equipamentos conectados diretamente via HDMI ou uma conexão de rede. Com o sistema de gerenciamento avançado para DLNA, o Media Server Qnap permite definir configurações como controle de usuários, proteção por senha para acesso, criptografia de pastas e arquivos, ecolha no idioma do menu e muito mais.

dlna - multimídia server

Configurando um Servidor DLNA com Qnap

Os media servers Qnap suportam diversas aplicações para criação e gerenciamento de um servidor de conteúdo: Os mais utilizados são Qnap Media Server e Twonky Media DLNA Server. Ambos fornecem controle sobre o conteúdo, sistema de backup, capacidade de propagação via internet, utilização de redes locais LAN ou Wi-Fi e gerenciamento de usuários e contas. A comunicação entre os diversos equipamentos ao usar o padrão DLNA pode ser feita através de cabo (wired), wireless (Wi-Fi) ou de forma mista. Ao escolher um servidor de media para uso residencial é importante verificar quais equipamentos oferecem possibilidade de conexão e qual será o meio de comunicação a ser utilizado.

Apesar de óbvio, é sempre importante lembrar que o padrão DLNA foi criado em 2.004, porém sua popularização aconteceu de forma massiva no ínicio de 2011. Atualmente mais de 240 empresas já são associadas ao consórcio liderado pela Sony, incluindo os maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos, celulares, equipamentos móveis e computadores, assim como grandes desenvolvedores de software, de serviços de entretenimento e provedores de conteúdo para internet.

Configurando um servidor dlna com QTS da Qnap

 

Fique por dentro do mundo dos storages