A alta disponibilidade chegou para as pequenas e médias empresas

Storage Synology com alta disponibilidade e um ambiente de escritório ao fundo

Os riscos associados a falha de equipamentos e consequente interrupção de negócios das pequenas e médias empresas estão se tornando coisa do passado. A alta disponibilidade, que sempre foi um luxo de grandes empresas, torna-se cada vez mais acessível. Atualmente comprar sistemas de armazenamento redundantes a preços convidativos está cada vez mais simples, mas será que é suficiente?

Altos custos, dificuldade na implantação e a exigência de profissionais altamente qualificados são apenas alguns motivos que mantiveram os storages HA longe do SMB por muito tempo.

Comprar servidores e storages exige conhecimento

Ambiente de TI com profissionais da área e um storage synology

Como comprar servidores e/ou soluções de armazenamento em rede exige conhecimento especifico, nem sempre administradores de pequenas e médias empresas estão preparados para tomar a melhor decisão. Assim, muitas vezes o preço acaba tornando-se um fator decisivo, mesmo que se negligencie recursos importantes como a redundância, facilidade de instalação e a proposta de disponibilidade do novo equipamento. 

Com o avanço da tecnologia, manter recursos mínimos de redundância em servidores e storages deixaram de ser investimentos monstruosos e podem poupar grandes dores de cabeça futuras para continuidade de qualquer negócio. Optar por equipamentos dotados de controladoras, fontes, hard disks e placas de rede redundantes, sistemas no-break e infraestrutura com caminhos alternativos são um ótimo início para ter uma estrutura menos sujeita de interrupções.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!


A perda de dados e interrupção nas operações

Qualificados em nossas apólices de seguros, fenômenos naturais como descargas elétricas por raios, incêndios ou inundações acontecem com uma frequência maior que desejamos e podem interromper as atividades de qualquer empresa.

Picos de tensão, vazamentos, sabotagem, problemas de hardware, falha de software ou falha humana também são riscos que devem ser previstos no planejamento contra a perda de dados. Situações como essas assombram administradores de pequenas e médias empresas, pois quando ocorrem causam interrupção no trabalho, trazem prejuízos financeiros, danos à imagem da empresa, bem como a perda de clientes.

Entendendo e melhorando a alta disponibilidade

Como implementar e manter algum nível de disponibilidade é um processo contínuo, ao identificar componentes e rotas sujeitas a falha, implementar técnicas para contenção e isolamento das mesmas é muito importante.

Para melhorar a disponibilidade de qualquer estrutura é necessária a análise detalhada dos processos, catalogando o hardware, aplicativos e meios de comunicação envolvidos.

Sistema operacional, servidores físicos e virtuais, adaptadores de rede (NICs), switches de rede, sistemas de armazenamento e bem como os caminhos que a informação percorre também são pontos a serem revisados, identificando os possíveis gargalos e pontos de falha possíveis no processo.

Hardware e software de alta disponibilidade

Servidores em cluster com recursos que permitem replicação de aplicativo e com conexões de rede redundantes (LAN ou SAN) já não possuem preços proibitivos como há alguns anos atrás e estão se tornando cada vez mais simples de serem implementados.

Como a capacidade de investimento, o nível de redundância e de disponibilidade que cada empresa pretende implementar geralmente é diferente, grandes players do mercado tem disponibilizado uma grande quantidade produtos com diferentes níveis de tolerância a falha.

Storage Synology e storage Infortrend

Sistemas com dupla alimentação, portas de rede com agregação de link e arranjos de discos com tolerância a falhas estão cada vez mais baratos e fabricantes como a Synology e Infortrend tem produzido diversos modelos de sistemas de armazenamento de baixo custo, recheando os equipamentos com partes redundantes que podem ser substituídas sem que seja necessário desligar o sistema.

Mesmo sistemas mais profissionais que permitem replicação de dados em tempo real para outros sites já não são novidade, mantendo aplicações funcionando mesmo que os equipamentos de uma localidade falhem totalmente.

Replicação de dados, backup e snapshot

Nos casos onde os orçamentos andam apertados, implementar apenas uma máquina reserva ou sistema de backup eficiente já podem dar conta do recado: Caso a máquina principal falhe, a segunda máquina pode assumir toda a operação. Alguns storages possuem aplicativos úteis para esse tipo de demanda, como o RTRR da Qnap, que faz a replicação de dados em tempo real das informações para dois ou mais equipamentos em diferentes endereços.

Dois storages Qnap realizando replicação de dados

Além disso, manter sistemas de backup com versionamento e snapshot podem ser aliados em caso de desastre, custando apenas uma fração de sistemas de alta disponibilidade. Claro que equipamentos com esses recursos passam longe de sistemas de alta disponibilidade profissionais, porém podem ajudar muito em emergências não anunciadas.

Links de internet

Quase todos ambientes de negócios necessitam de bons links de Internet. Para pequenas e médias empresas, conseguir um SLA (contrato com garantia de serviços) aceitável de um único link de provedores no Brasil pode não ser vantajoso financeiramente.

Por outro lado, quem contrata apenas um link pode ficar indisponível a qualquer tempo, devido a baixa qualidade dos serviços prestados. Por isso a dica é contratar pelo menos dois links e utilizar um roteador com load balance. Nesse tipo de equipamento a troca de links de comunicação é automática em caso de falha.

Estruturas empresariais com muitos colaboradores, escritórios e filiais geralmente sabem a importância de links reservas para eventualidades. Seja outro link de Internet, circuitos ponto-a-ponto, canal de satélite, fibra óptica, ou qualquer outro meio, é muito importante que haja algum tipo de conexão para contornar imprevistos.

Fuja dos Imprevistos, trate com especialistas

storage qnap com computador ao lado no site da Controle Net especialista em armazenamento de dados

Um projeto de alta disponibilidade deve assegurar que todas operações se mantenham funcionando ininterruptamente, mesmo que problemas com energia, equipamentos, aplicativos e recursos humanos surjam. Como quanto maior for a prevenção contra acidentes, maior será o investimento, por isso estabelecer métricas para estabelecer as necessidades prioritárias da empresa podem ser um bom começo. Fale conosco: Somos especialistas em sistemas de armazenamento para pequenas e médias empresas e temos especialistas prontos para ajudá-lo em suas demandas.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como fazer backup dos dados de computadores e notebooks

Como fazer backup dos dados de computadores e notebooks

Computadores estão sujeitos a falhas, por isso manter cópia dos dados é necessário. Veja nossas dicas para manter seus dados protegidos.

RAID 50 ou RAID 5+0, seis ou mais discos trabalhando juntos

RAID 50 ou RAID 5+0, seis ou mais discos trabalhando juntos

Sistemas que não podem parar devem possuir disk arrays robustos. Saiba porque o arranjo de discos RAID 50 é um dos mais implementados nos datacenters.

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

Confira nossa lista com 3 equipamentos Infortrend que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro malware.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011