Servidores NAS, a solução definitiva para armazenar dados

Servidores NAS são equipamentos voltados para armazenar e compartilhar informações através de redes locais. Conectados a roteadores ou switches através de cabos de rede, esses servidores foram projetados para disponibilizar espaço de armazenamento adicional para outros computadores.

Servidores NAS

Além disso, os NAS ou network attached storages são ótimos destinos para fazer backup de vários computadores, podendo também funcionar como servidores de mídia, streaming, compartilhamento ou como servidores de arquivos.

Diferentemente de discos externos, um servidor NAS não precisa estar conectado a outros dispositivos para funcionar, pois possui hardware similar à de um computador, com componentes como processador, memória, discos e portas de rede. Além disso, esses storages possuem sistema operacional próprio, possibilitando inclusive que suas informações sejam acessadas via internet.

HD externo ou NAS?

HD externo ou NAS

Para quem possui um único computador e precisa de uma área para armazenamento adicional ou um sistema de backup confiável, qualquer HD externo com conexão USB pode dar conta do recado.

Para aplicações que exigem maior segurança, alguns discos externos que utilizam dois ou mais hard disks internos no mesmo gabinete são uma ótima alternativa, pois permitem que os mesmos trabalhem em conjunto. Esse recurso é conhecido como RAID, e agrupa dois ou mais discos para trabalho conjunto, melhorando a performance e a segurança do sistema.

Porém quando o problema é atender a necessidade de armazenamento ou backup para vários dispositivos como computadores, notebooks, tablets ou celulares, seja para uma residência ou empresa, o mais inteligente e econômico a fazer é comprar um servidor NAS.

Com eles é simples criar áreas de armazenamento privativas, agendar tarefas como backup automático e disponibilizar mais capacidade para diversos servidores e computadores da rede LAN.

Qual o melhor servidor NAS doméstico?

Servidor NAS doméstico

É comum encontrarmos usuários que buscam “o melhor NAS” para suas residências. Essa é uma busca subjetiva, pois fatores como capacidade, número de discos, velocidade de processamento e a quantidade de softwares disponíveis variam de acordo com cada equipamento e influenciam diretamente no tipo de aplicação, performance e preço de cada solução foi idealizada.

Em geral, um servidor NAS doméstico possuir aplicativos que permitam o compartilhamento do conteúdo armazenado com outros eletrodomésticos, como home theaters, TVs de grande formato, consoles de games, celulares e equipamentos de áudio. Para isso, fabricantes como a Qnap equipam alguns de seus produtos com uma ou mais portas HDMI, disponibilizam compatibilidade com o padrão DLNA e entregam uma grande quantidade de aplicativos para facilitar a vida de seus usuários.

Porém, alguns desses recursos são totalmente dispensáveis para usuários que necessitam apenas fazer backup automático de alguns computadores. Nesses casos, modelos mais barato são uma boa alternativa e dão conta do recado. Em geral, a aplicação é que determina qual o melhor servidor NAS para cada situação, por isso vale a pena conferir nosso artigo para maiores informações de qual storage comprar.

E como escolher um servidor NAS para a empresa?

Servidor NAS para empresa

Uma análise correta da aplicação pode ajudar muito na hora de escolher o melhor servidor de armazenamento para a empresa. Confira nossas dicas de como escolher um NAS ou traga seu projeto. Somos distribuidores de soluções de armazenamento e especialistas no assunto.

Fique por dentro do mundo dos storages