Saiba mais sobre o backup completo ou full, incremental ou diferencial.
Falha ao carregar a imagem.
Tipos de backup
Ter uma estratégia de backup elaborada sempre faz a diferença. Conhecer os tipos de backup existentes, softwares e equipamentos reduzem o tempo na solução dos problemas e diminuem o uso da infraestrutura de TI, mantendo os dados sempre atualizados e seguros.
Backup completo ou full é simplesmente fazer a cópia completa de todos os arquivos, pastas ou volumes para destinos estabelecidos como servidores, sistemas de discos ou fitas. Sua principal vantagem é ter uma cópia idêntica do ambiente de produção, o que facilita ao gestor de TI localizar arquivos ou pastas que necessitem ser restaurados.
Surgiu para sanar algumas deficiências encontradas ao realizar o backup full, como a de sempre copiar todos os dados a cada operação, mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada. Assim que uma cópia full for realizada, o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e só copiará os que forem mais atuais.
Após o primeiro backup full, cada backup diferencial compara o conteúdo a ser copiado com o último backup full e copia todas as alterações realizadas. Uma maior quantidade de dados será gravada a cada novo backup diferencial, pois o último fragmento conterá todas as diferenças entre o backup original e o volume de dados atualizado.
Aplicativos desenvolvidos para equipamentos como servidores e storages permitem reescrever arquivos alterados, mantendo o backup full completo e consolidado, sem precisar gravar várias atualizações para uma posterior recuperação de dados.
Além disso, storages NAS já são dotados de recursos como softwares para sincronização de dados, snapshots, versionamento e replicação de dados em tempo real, facilitando muito a vida dos gestores de TI.
Traga seu projeto de backup corporativo, somos especialistas no assunto e temos o servidor de backup que sua empresa precisa. Fale com nossos especialistas e mantenha seus dados protegidos.