Qual a melhor solução de backup para sua empresa?

O maior desafio de qualquer empresa é manter suas operações sempre online. Seja em ambientes cliente-servidor, aplicações hospedadas na nuvem ou ambientes virtualizados, a grande dependência de mantermos nossas informações seguras é um desafio sempre presente.

Backup Corporativo, ambiente de escritório com vários funcionários e seus computadores

Nesse cenário, perder dados não é uma opção. Manter uma solução de backup corporativa sempre funcional é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa. No entanto, encontrar a melhor solução para cada demanda pode ser um desafio. Backup local, remoto, replicação de dados ou backup em nuvem?

Como entender as necessidades de backup da minha empresa?

Aqui estão algumas perguntas básicas para ajudá-lo a determinar a solução de backup correta para sua empresa:

  • Quantos dados você precisa fazer backup?
  • Quais dados são críticos para manter as atividades do seu negócio?
  • Qual é o impacto potencial da perda desses dados?
  • Com que rapidez você precisa para acessar um backup?
  • Quantos anos os dados devem ser retidos no seu backup?

Saber responder essas perguntas ajudam a identificar vários pontos sensíveis que devem ser exigidos da solução a ser implementada, como a frequência de backup, objetivo de tempo de recuperação (RTO) e espaço de armazenamento necessário.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

A importância do backup para empresas

Uma boa prática antes de adotar qualquer nova solução de backup é entender quais são os principais riscos de perda de dados e montar um plano de backup corporativo com as possíveis medidas que podem ser adotadas preventivamente.

Podemos dividir as soluções de backup em dois tipos, as que fazem o backup no local, através de dispositivos conectados diretamente ao servidor ou via rede local. Outra alternativa válida é o backup remoto, baseado na replicação de dados via rede ou a utilização de serviços de nuvem para esse fim.

Backup local ou onsite

Manter backup em disco, fita ou memórias flash são as formas mais comuns do backup local. Tradicionalmente, os dados corporativos são armazenados em backup em unidades de discos, armazenamento Flash ou até fita magnética, sempre em dispositivos externos e fora do ambiente de produção (que estão gravando os dados).

Dispositivos para backup local, notebook com hd externo conectado

Definir a periodicidade, valor do investimento, estratégia, estrutura e do tipo de backup à ser adotado varia de acordo com cada aplicação, bem como pela a opção por manter o backup da empresa localmente ou offsite. Aplicações sensíveis ao downtime (tempo de paralisação em caso de desastre) como backup de máquinas virtuais exigem soluções de alta performance de data recovery.

Quais são os principais equipamentos para backup local?

  • HDs externos e memórias flash USB: Empresas menores ou sem uma cultura de TI às vezes utilizam esses equipamentos para backup. Seduzidos pelos preços competitivos, muitas empresas ainda mantêm seus dados nesses equipamentos, correndo riscos desnecessários. Confira nossas dicas para escolher o melhor equipamento de backup para pequenas e médias empresas.
  • Servidores de backup baseados em disco: Ainda no ambiente das pequenas e médias empresas, também é relativamente comum encontrarmos servidores replicando dados para outras unidades de disco, geralmente máquinas mais antigas, usando serviços como o backup através alvo iSCSI (Windows, Linux ou Mac) ou Rsync (Linux).
  • Network Attached Storage: Os storages NAS são dispositivos de armazenamento que podem ser conectados a qualquer rede local ou servidor e que permite organizar, armazenar e compartilhar arquivos pela rede. Excelente alternativa para fazer backup de diversos computadores da rede local.
  • Soluções baseadas em fita: Sistemas como drives LTO, DLT, AIT e DDS já fazem parte do passado em empresas modernas. Apesar de muito utilizadas na década passada, armazenar e manter fitas fora do ambiente do datacenter tornou-se um grande problema. Apesar do baixo custo por terabyte armazenado, estratégias de backup híbrido (local + replicação/nuvem) se mostraram mais eficientes e de menor custo no longo prazo.

Dentre as soluções apresentadas, os NAS são as melhores soluções de backup para pequenas e médias empresas. Fáceis de instalar e configurar, esses equipamentos são muito úteis para necessidades básicas do armazenamento de arquivos, porém nem todos são projetados para serem soluções de recuperação de desastre em operações 24x7 como ambientes virtualizados.

Os Melhores storages para backup

Backup remoto ou Offsite

Antes limitado em fazer backup e transportar fitas ou discos para fora da organização, o significado de backup offsite foi atualizado para o ato enviar as informações da empresa para uma diferente instalação física através de uma conexão de banda larga. Isso implica em contratar linhas de comunicação, softwares, equipamentos e infraestrutura de TI de terceiros em outros endereços para manter uma cópia dos dados corporativos. Essa solução pode ser conseguida das seguintes maneiras:

Backup remoto com dados em nuvem

  • Replicação remota de dados: Geralmente entregue através de serviços online como Google Drive, AWS, Dropbox e Microsoft Azzure, a replicação de dados pode ser instantânea ou agendada, dependendo da aplicação e do serviço contratado. Esses serviços online fornecem um backup relativamente básico dos arquivos e pastas do dispositivo, armazenando-os na nuvem.
  • Backup em nuvem privada e pública: as soluções de backup em nuvem corporativas são essencialmente os mesmos dos métodos tradicionais de backup acima, exceto que os dados podem ser armazenados em datacenters externos contratados e gerenciados por você (nuvem privada) ou por terceiros (nuvem pública).

A nuvem é segura?

Como entregar dados confidenciais para terceiros é sempre uma tarefa indigesta, muitas empresas optam pela compra de seu próprio sistema de armazenamento, alocando esse hardware em datacenters contratados e preservando a administração das informações.

Os serviços de backup em nuvem, massivamente divulgados como uma boa alternativa aos equipamentos de backup convencionais também tem suas desvantagens, principalmente no cenário corporativo. Saiba mais sobre backup em nuvem corporativo.

Dentro desses cenários, uma boa estratégia para empresas sensíveis a perda de dados é implementar uma solução de backup híbrida, onde os backups são feitos e armazenados localmente, em storages e outros dispositivos, para maior velocidade de recuperação. Além disso, uma segunda cópia dos dados é enviada automaticamente do storage para um serviço de nuvem, entregando proteção adicional contra possíveis perda de dados local.

Dois storages NAS Qnap em um ambiente corporativo, proporcionando criação de nuvem de dados privativa

Principais vantagens do backup híbrido

  • Realizar backup local é mais rápido e eficiente;
  • Menor tempo de restauração do backup em caso de desastre;
  • Possibilidade de recuperação de dados para qualquer cenário;
  • Proteção adicional quando a infraestrutura local de TI é comprometida;
  • Solução mais econômica para pequenas e médias empresas.

Somos especialistas em sistemas de backup para empresas

O backup em nuvem utilizando serviços de terceiros também pode ser parte da estratégia corporativa, complementando a solução de backup primária ou funcionando como redundância para aplicativos que já funcionam na nuvem em hospedagem de terceiros. Como o assunto é extenso, estamos abertos a um bate-papo sem compromisso. Traga seu projeto e conheça nossas soluções, somos especialistas em sistemas de discos e dispomos de uma linha completa de equipamentos para backup.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como fazer a recuperação de dados em um RAID danificado

Como fazer a recuperação de dados em um RAID danificado

Como fazer a recuperação de dados de um arranjo RAID danificado? Saiba mais sobre o assunto e não corra riscos de perder definitivamente seus dados.

O que são Snapshots e como funcionam as cópias instantâneas?

O que são Snapshots e como funcionam as cópias instantâneas?

Veja a diferença de snapshots para backup e as aplicações que o snapshot realiza para evitar a perda de dados.

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

Confira nossa lista com 3 equipamentos Infortrend que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro malware.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011