A importância dos arranjos de discos

Falha ao carregar a imagem.

Servidores e sistemas de armazenamento corporativos não podem parar. Qualquer falha no sistema causa a interrupção do trabalho de diversos funcionários e pode ocasionar a perda de dados. Sistemas computacionais redundantes com arranjos RAID evitam a interrupção do serviço e que dados sejam perdidos.

Saiba Mais

A matriz de armazenamento reudandante

Falha ao carregar a imagem.

Um servidor ou storage equipado com vários hard disks pode fazer toda a diferença quando o assunto é a segurança. Uma matriz de armazenamento RAID protege os dados corporativos mesmo que um ou mais hard disks do sistema falhe.

Saiba Mais

RAID 5 vs RAID 6

Falha ao carregar a imagem.

A maioria das pequenas e médias empresas ainda optam pela configuração RAID 5 em storages. A razão é que esse arranjo é a opção mais econômica e que fornece maior capacidade para pequenas instalações. Isso não é um erro, pois a escrita com paridade única traz alguma segurança para o arranjo.

Saiba Mais

Qual arranjo é mais seguro?

Falha ao carregar a imagem.

O RAID 6 é um arranjo mais seguro, pois permite a falha de dois discos simultâneos em seu sistema de armazenamento. Caso sua empresa não tenha uma equipe de TI para manter o storage sempre monitorado, optar por um arranjo RAID 6 e manter a proteção dupla contra falhas faz muito sentido.

Saiba Mais

Vantagens do RAID 5

Falha ao carregar a imagem.

RAID 5 exige apenas três hard disks, enquanto implementar arranjos de paridade dupla precisam de pelo menos quatro. Arranjos em RAID 5 são mais velozes, com os avanços dos novos processadores para realizar os cálculos de paridade, essa diferença acabou diminuindo.

Saiba Mais

Qual tem a melhor performance?

Falha ao carregar a imagem.

Apesar do RAID 6 ser mais lento, a diferença de performance é imperceptível quando o servidor ou sistema de armazenamento é novo. Vale lembrar que HDs SATA são menos confiáveis que as unidades SAS ou memórias SSD, por isso, em arranjos com mais de 6 HDs é aconselhável recorrer ao RAID 6.

Saiba Mais

Qual arranjo usar em aplicações de alta disponibilidade?

Falha ao carregar a imagem.

Empresas que requerem alta disponibilidade e proteção devem optar sempre por mais segurança. O principal pré-requisito para decidir implementar um arranjo RAID 6 é o valor das informações e o custo do tempo parado em caso de problemas.

Saiba Mais

Somos Especialistas em Armazenamento

Falha ao carregar a imagem.

Dúvidas entre o RAID 5 ou RAID 6? Fale com nossos especialistas e escolha o servidor ou storage com a configuração de arranjo de discos ideal para sua necessidade. Traga seu projeto!

Saiba Mais