Como criar arquivos ISO via Windows, Mac e Linux

Um arquivo ISO é uma imagem de disco completa de um CD ou DVD agrupado num único arquivo. Você pode montar e manter arquivos ISO dentro de um hard disk ou storage para disponibilizá-los como CDs ou DVDs virtuais, permitindo assim converter discos físicos em discos virtuais.

Como criar arquivos ISO

Esse recurso é particularmente útil se você deseja usar discos antigos de jogos ou software em computadores modernos que não possuem uma unidade de CD ou DVD. No entanto, observe que alguns esquemas de proteção contra cópia conhecidos como DRM (Digital Rights Management) não funcionam com arquivos ISO, a menos que você passe por outras etapas.

Os arquivos ISO também são ótimos para outros fins como fornecer "um disco virtual" para programas de máquina virtuais ou apenas salvar uma imagem de um disco (backup bare metal) para que você possa recriá-lo no futuro, se necessário.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Imagens ISO em Windows

As versões mais antigas do Windows não possuem uma maneira integrada de criar arquivos ISO, embora as versões mais novas (v. 8, 8.1 e 10) já permitam montar arquivos ISO nativamente sem nenhum software adicional.

Para aplicações como realmente criar um arquivo ISO a partir do seu próprio disco físico será necessário um programa de terceiros. Existem muitas ferramentas que podem fazer isso, mas você precisa ter cuidado, pois algumas delas são compactadas com lixo eletrônico.

O aplicativo Ninite inclui ferramentas como InfraRecorder, ImgBurn e CDBurnerXP. Apenas faça o download deles somente através do Ninite. Alguns desses programas, como o ImgBurn, incluem junkware em seus instaladores, se você os obtiver de outro lugar.

Ferramenta InfraRecorder

Depois de escolher e instalar uma dessas ferramentas, tudo o que você precisa fazer é inserir um CD ou DVD no seu PC, clicar na opção para ler um disco ou criar um ISO e selecione um local para salvar o arquivo ISO. Alguns administradores de TI criam imagens de discos com todos os softwares que serão utilizados por estações de trabalho dentro de storages NAS para facilitar e otimizar instalações de estações físicas ou virtuais.

ISO em Mac OS

Em um Mac, você pode usar o "Utilitário de Disco" para criar imagens de discos ISO. Para abri-lo, pressione Comando + Espaço para abrir a caixa de pesquisa do Spotlight, digite “Utilitário de Disco” e pressione Enter. Insira um disco, clique no menu Arquivo e aponte para Novo> Imagem do disco em [Dispositivo]. Selecione “DVD / CD master” como formato e deixe a criptografia desativada.

O Utilitário de Disco criará um arquivo .cdr a partir do disco inserido no drive. Esse arquivo se comportará exatamente quanto a um arquivo ISO produzido em sistemas baseados em Windows. Para “montá-lo” basta abrir o aplicativo Utilitário de Disco clicando em Arquivo> Abrir Imagem de Disco.

Utilitário de Disco, comandos Arquivo e abrir imagem de disco

Caso você queira usar o arquivo .cdr criado apenas em computadores Mac é possível mantê-lo nesse formato. Para usá-lo como um arquivo ISO compatível com outros sistemas operacionais basta renomear o arquivo .cdr para um arquivo .iso, porém esse método nem sempre funciona. Caso isso aconteça, recomendamos seguir o comando do terminal.

Abra uma janela do Terminal e execute o seguinte comando:
hdiutil converte /home/username/original.cdr -format UDTO -o /home/username/destination.iso
Substitua “/home/username/original.cdr” pelo caminho para o arquivo CDR e /home/username/destination.iso” por um caminho para o arquivo ISO que você deseja criar.

Janela Terminal para executar o comando

Linux

É possível criar um arquivo ISO no Linux a partir do terminal ou com qualquer utilitário para gravação de disco incluído em sua distribuição Linux. O Ubuntu, por exemplo, usa o utilitário de gravação de disco Brasero. Abra o Brasero Disc Burner, clique em “Disc Copy” e, em seguida, copie um disco inserido para um “Image File”.

Janela Brasero - Disc Copy

Outras distribuições e áreas de trabalho do Linux podem incluir ferramentas semelhantes. Procure um utilitário relacionado ao CD / DVD, ele provavelmente terá a opção de copiar discos para um arquivo de imagem ISO.
Nota: O Brasero foi removido da instalação padrão no Ubuntu 16.04, portanto, você precisará instalar o Brasero no Ubuntu Software Center.

Exemplo de criação de um arquivo ISO a partir do terminal Linux:
sudo dd se = / dev / cdrom de = / home / nome de usuário / image.iso
Substitua “/ dev / cdrom” pelo caminho para sua unidade de CD - por exemplo, pode ser “/ dev / dvd” - e “/home/username/cd.iso” pelo caminho para o arquivo ISO que você deseja criar.

Executar comando no terminal Linux

Você pode montar as imagens de disco resultantes através do comando "mount" diretamente no terminal ou com ferramentas gráficas que incorporam esse comando com a interface de uso mais amigável. Depois de criar seus arquivos ISO, você pode copiá-los para o disco rígido de um computador, armazená-los em uma unidade USB, storage ou disponibilizá-los na rede local. Qualquer computador sem uma unidade de disco pode lê-los e usá-los como um disco virtual.

ISO ou backup bare metal automático?

Storage NAS Synology com a tela do Active Backup na tela ao lado

Caso a ideia seja fazer imagens de discos rígidos ou manter backup de diversos servidores ou estações, os storages Synology possuem recursos para backup bare metal automático programado, facilitando o controle desse processo e reduzindo o tempo de recuperação em caso de sinistro.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Gestão de documentos e arquivos

Gestão de documentos e arquivos

O que é gestão de documentos e arquivos? Por que é importante manter todos os documentos e arquivos sempre organizados? Saiba mais sobre o assunto.

3 antivírus que podem te proteger de Ransomware

3 antivírus que podem te proteger de Ransomware

Para se proteger contra Ransomware é ideal utilizar um antivírus. Listamos 3 antivírus ideais que podem te proteger contra ataques de malware.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011