O que é nuvem híbrida (hybrid cloud)?

Até poucos anos atrás cada empresa tinha seu próprio datacenter, sempre recheado com servidores, storages, softwares e switches.

Apesar de exigir altos investimentos, esse modelo de computação quase sempre era subutilizado. Muitos servidores trabalhavam com recursos ociosos, gerando assim disperdício e custos desnecessários.

Além disso, cada infraestrutura de TI também exigia uma grande equipe de profissionais, muitas vezes treinados em diversas áreas, que encarecia ainda mais a operação.

Nuvem Híbrida

A computação em nuvem

A chegada da virtualização e da computação em nuvem abriram caminho para uma computação mais racional, onde cada servidor físico pode executar diferentes aplicações e atender diferentes demandas de forma simultânea.

Ao otimizar os silos de computação e tratar a infraestrutura de TI como serviço, muitos provedores de internet começaram a incorporar serviços de processamento, antes caros e ineficientes, em contratos de serviço cobrados de acordo com o uso.

Assim, a computação em nuvem, aliada com serviços como o SaaS (software as a service) simplificou vários processos e reduziu drasticamente os custos do departamento de TI.

Apesar de tentador, esse modelo de computação não foi a solução de todos os problemas. Empresas preocupadas com a privacidade, segurança e a falta de controle sobre esses tipos de plataformas ainda precisavam manter suas estruturas locais.

Mesmo com suas deficiências, o modelo de computação em nuvem incorporou muitas vantagens aos datacenters modernos, otimizou processos importantes como o backup e flexibilizou o uso de aplicações e estruturas de terceiros.

Conheça a linha de storages enterprise Infortrend

As nuvens públicas

Nuvem pública é um modelo de computação onde todo o serviço, aplicações, infraestrutura e recursos disponíveis (hardware, software e comunicação) são gerenciadas dentro de datacenters de empresas terceirizadas.

Recursos disponíveis em servidores e sistemas de armazenamento, antes de uso exclusivo de apenas uma organização, finalmente puderam ser compartilhados por várias empresas e acessados por meio de qualquer conexão de internet.

Essa flexibilidade de uso associada ao volume crescente de empresas e usuários que precisavam de mais poder de processamento possibilitou a melhor utilização do datacenter e a consequente redução de custos.

Assim, ao contratar um provedor de serviços como o Microsoft Azure, por exemplo, sua empresa estará, de certo modo, alugando uma fatia da infraestrutura de um dos datacenters da Microsoft.

Vale destacar que esses serviços de nuvens também fornecem a infraestrutura de nuvem como serviço (IaaS), que entregam elasticidade, economia de escala e são executados de forma totalmente automatizada.

Microsoft Azure

As nuvens privadas

Como a nuvem pública não é a solução para todos os problemas, muitas empresas optaram por manter suas infraestruturas existentes.

Esse fato não impediu que muitas tecnologias que chegaram com a nuvem também fossem utilizadas nas empresas para romper limitações, como manter todas as aplicações dentro da uma rede local.

A partir daí, a adequação da infraestrutura local para prover acesso remoto e o surgimento das nuvens privadas foi uma consequência natural.

Geralmente a infraestrutura de uma nuvem privada é usada apenas por uma organização, que pode ou não ter outras unidades de negócios compartilhando os mesmos recursos.

Nesse tipo de nuvem todos os equipamentos, softwares e recursos que compõem a infraestrutura são configurados, mantidos e administrados de forma exclusiva.

Com base nisso, ao configurar uma infraestrutura de nuvem dedicada para uma organização, você estará na verdade, configurando uma nuvem privada.

Via de regra, uma nuvem privada é mais segura e confiável do que uma nuvem pública. Afinal, a segurança dos dados não é terceirizada e gerenciada por outros, mas sim por uma equipe de TI que já está familiarizada com o ambiente.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O que é nuvem híbrida?

Nuvem híbrida é um modelo de computação, armazenamento de dados e serviços composto por infraestrutura de TI local, serviços de nuvem privada e de uma nuvem pública. Esse modelo permite que aplicativos e dados sejam compartilhados entre esses ambientes e gerenciados de forma unificada.

O resultado da integração dos recursos locais disponíveis com uma ou mais nuvens públicas entrega um ambiente de computação distribuído, unificado e flexível.

O conceito de hybrid cloud permite que qualquer organização possa dimensionar e executar suas cargas de trabalho de forma local ou executar aplicações de nuvem, de acordo com o modelo de computação mais apropriado.

Alguns profissionais da área também tratam a nuvem híbrida como um ambiente multi-cloud, ou seja, que permite que a organização use mais que uma nuvem (pública ou privada) além de seu datacenter local.

Como funciona a nuvem híbrida?

Como vimos, nuvens híbridas são uma combinação de ferramentas disponibilizadas pelo ambiente de processamento local, nuvens privadas e as nuvens públicas.

Ao vincular essas estruturas, todos os recursos podem ser conectados através de uma rede local (LAN) ou uma rede remota (WAN), um provedor de nuvem e um link de comunicação.

Algumas aplicações híbridas mais simples podem ainda usar apenas uma rede privada virtual (VPN) ou interface de programação de aplicativos (API) para acessar recursos de uma nuvem pública.

Essa combinação permite que qualquer empresa aprimore sua capacidade de processamento e armazenamento de dados com flexibilidade, utilizando recursos próprios os de terceiros para a expansão.

Como funciona a nuvem híbrida?

Um ambiente facilmente escalável

Se, por exemplo, um aplicativo exigir mais processamento que o datacenter local disponibilizar, a empresa terá a liberdade de mover esses dados para o datacenter da nuvem ou vice-versa.

Esse fato é extremamente útil para acomodar algumas aplicações de cold storage, que muitas vezes podem extrapolar o espaço de armazenamento local.

Além disso, uma nuvem híbrida permite dimensionar e executar aplicações sazonais on-demand, utilizando somente os recursos necessários para atingir os objetivos, sem gastar mais em recursos que seriam redundantes ou excessivos.

De modo geral, a maioria dos recursos e ambientes são controlados por meio de um software de gerenciamento unificado.

Isso permite que a equipe de TI mantenha o sistema de nuvem híbrida seguro e adapte cada função para melhor atender às necessidades da organização.

Quais são os benefícios da nuvem híbrida?

Para algumas corporações a nuvem híbrida ainda é a melhor opção quando comparada com outras soluções baseadas exclusivamente em nuvem.

Dentre alguns benefícios facilmente identificados temos a escalabilidade, o controle do ambiente, a segurança, o custo e a velocidade.

Assim como nas nuvens públicas, uma nuvem híbrida também permite adicionar facilmente mais poder computacional a qualquer sistema em expansão.

A correta associação entre uma nuvem híbrida com uma pública permite executar aplicativos mais complexos e que exigem mais armazenamento simplesmente alocando essas aplicações para o ambiente mais adequado.

Isso significa que sua empresa não precisa comprar novos servidores, basta apenas usar os recursos fornecidos pelo serviço de nuvem.

Além disso, ao implantar uma infraestrutura de nuvem híbrida, uma organização sempre poderá aproveitar a segurança associada com sua nuvem privada.

Outra vantagem de manter o hybrid cloud é ter total controle sobre os recursos locais de rede e obter mais velocidade que os contratados em ambientes públicos.

Apesar de uma nuvem híbrida não ser, por si só, mais rápida que uma nuvem pública ou ambiente multi-cloud, ela permite que as equipes de TI otimizem a rede para reduzir a latência e simplificar a transferência de dados.

Benefícios da nuvem híbrida

As nuvens híbridas de arquitetura tradicional

Inicialmente, a arquitetura tradicional de uma nuvem híbrida era concentrada na transformação de partes físicas do datacenter local de uma empresa em infraestrutura de nuvem privada.

Assim que a nuvem privada era implementada, essa infraestrutura era conectada a ambientes de nuvem pública fora do local, utilizando provedores como o Google Cloud Services, AWS e Microsoft Azure.

Todo esse processo geralmente era realizado através de alguma solução de nuvem híbrida pré-empacotada ou usando algum middleware corporativo que integrava recursos de nuvem em todos os ambientes.

As vantagens obtidas no processo criaram ferramentas de gerenciamento unificadas para monitorar, alocar e gerenciar recursos próprios e de terceiros à partir de uma única central.

O resultado dessa operação cria uma infraestrutura de TI unificada, flexível e adequada à diversas aplicações que envolvem segurança e conformidade regulatória, escalabilidade e resiliência, otimização de recursos e economia de custos.

O novo conceito de hybrid cloud

O novo conceito de hybrid cloud se concentra menos na conectividade física e mais na portabilidade das cargas de trabalho entre os servidores físicos e os ambientes de nuvem.

Assim, pensar em qual será o melhor ambiente para a implantação e o nível de automatização de uma aplicação ou serviço para o negócio é mais importante que o local onde a mesma será processada.

Várias tendências impulsionam essa mudança. Muitas organizações tem criado novos aplicativos e modernizado outros em uso para tirar o máximo proveito das novas tecnologias de nuvem.

Essas tecnologias trazem um contexto mais amplo, onde as nuvens públicas e privadas deixaram de ser locais físicos de conexão e transformaram-se num verdadeiro ecossistema digital.

Para exemplificar essas mudanças, muitos fornecedores de nuvem já oferecem serviços de nuvem pública executados em datacenter locais de seus clientes.

As nuvens privadas, antes executadas com exclusividade no local, já são frequentemente hospedadas em datacenters fora da empresa, conectadas através de redes privadas (VPNs) ou nuvens privadas virtuais (VPCs).

Conheça as Soluções All Flash Storage

Por que investir na nuvem híbrida?

Como vimos, nuvem híbrida é um ambiente de computação e armazenamento composto pela associação de recursos de uma infraestrutura de processamento local, serviços de nuvem privada e nuvem pública, orquestrados para trabalhar em conjunto e da maneira mais harmônica possível.

Assim, ao investir na montagem de uma nuvem híbrida, uma empresa tem a oportunidade de obter o “melhor dos dois mundos”, ou seja, usar sua própria infraestrutura de rede ou os serviços de nuvem, mantendo certas operações localmente e outras em nuvem privada ou pública.

Essas novas possibilidades proporcionam o desenvolvimento, implementação e o gerenciamento de novas aplicações em ambientes e fornecedores de nuvem com desempenho consistente e confiável.

Além disso, a introdução da virtualização de infraestrutura permitiu que desenvolvedores criem ambientes sob demanda, usando quaisquer recursos de computação ou de nuvem localizados a frente ou atrás do firewall.

Sua empresa precisa de espaço de armazenamento?

Sua infraestrutura de TI precisa de mais espaço de armazenamento? Nossos storages e soluções all flash utilizam discos ou SSD não proprietários, custam pouco e são fáceis de instalar.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Distribuidor autorizado Seagate, Western Digital, Qnap, Synology e Infortrend.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Nuvem de Dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.

Alta disponibilidade (high availability) para os storages NAS Qnap
Alta disponibilidade (high availability) para os storages NAS Qnap

Alta disponibilidade (high availability) para os storages NAS Qnap

Enterprise NAS - Armazenamento em rede corporativo
Enterprise NAS - Armazenamento em rede corporativo

Escolher um Enterprise NAS para o armazenamento de dados corporativos exige disciplina. Saiba mais sobre o assunto e compre o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.
Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.