RAID 6: Uma evolução do RAID 5

O que é o RAID 6?

Também considerado RAID de dupla paridade, o RAID 6 é uma evolução do RAID 5. Gravando dados com duas camadas de bits de paridade, esse arranjo permite que até dois discos falhem no mesmo conjunto sem que haja perda de dados. A segurança conseguida através da escrita de dupla paridade sacrifica a performance e entrega menor capacidade quando comparado aos arranjos de paridade simples.

Isso significa que numa configuração onde serão instalados quatro hard disks em RAID 6, apenas o espaço equivalente a dois estarão disponíveis para o uso. Assim, num eventual arranjo de quatro hard disks de 4TB (16TB brutos), apenas 8TB de espaço serão disponibilizados. 

Este tipo de configuração oferece boa tolerância a falhas, sendo utilizado em ambientes onde é priorizada a segurança dos dados armazenados. A perda de performance ocasionada pela escrita dupla dos bits de paridade nos dados gravados pode ser compensada com a montagem de arranjos maiores que quatro discos, pois quanto mais discos no arranjo, maior será a velocidade de gravação dos dados. 

O que é o RAID 6?

Como funciona o RAID 6?

Para realizar o RAID 6 é necessário um arranjo formado com pelo menos quatro discos rígidos. Como já comentado, qualquer montagem nesse sistema necessitará da capacidade proporcional de dois hard disks para armazenar os bits de paridade, por isso é fortemente recomendado conjuntos maiores que quatro discos para aproveitar melhor o sistema: Quanto mais discos instalados, menor será o impacto na relação custo/TB. No exemplo anterior, 16TB de capacidade bruta resultaram em apenas 50% de capacidade disponível (8TB). Extrapolando para um arranjo com 10 discos, a capacidade disponível para o armazenamento de dados será de 32TB, ou 80% da capacidade total.

Esses bits de paridade têm objetivo de promover segurança ao sistema, possibilitando a correção de eventuais erros na gravação de informações em qualquer HD do RAID. Storages compostos por dezesseis ou mais discos permitem boas implementações de RAID 6, pois comprometem menos que 10% de espaço do sistema e são razoavelmente seguros.

Como funciona o RAID 6?

E-book Guia Completo RAID


Fique por dentro do mundo dos storages