histats

RAID 6: Uma evolução do RAID 5

RAID 6 - Tudo sobre

O que é o RAID 6?

O RAID 6 é um arranjo redundante de discos independentes considerado uma evolução do RAID 5, mas utiliza o dobro de bits de paridade. A principal diferença entre os dois arranjos é que o RAID-6 utiliza dois discos para redundância, enquanto o RAID-5 utiliza somente um.  Isso significa que numa configuração onde serão instalados 8 discos de 4TB apenas 24TB estarão disponíveis para o uso.

Este tipo de configuração oferece uma grande tolerância a falhas, possibilitando a perda de até dois discos simultâneos do mesmo arranjo. Utilizado em ambientes onde é necessário segurança extrema aos dados armazenados, o RAID-6 é mais lento que o RAID-5 devido a dupla escrita da paridade. Além disso, seu sistema de controle de HDs é mais complexo em relação aos demais, exigindo mais operações por informação gravada.

Raid 6 - Arranjo de disco com dupla paridade

Como funciona o RAID 6?

Para realizar o RAID 6 é necessário um arranjo com pelo menos quatro discos rígidos. Como já comentado, a montagem do pool de discos necessitará de dois hard disks para realizar a paridade, por isso é fortemente recomendado ter mais de quatro discos por arranjo para aproveitar melhor o sistema: Quanto mais discos, menor será o impacto na relação custo/TB. Num arranjo com 10 discos, somente 8 discos estarão disponíveis para o armazenamento, pois dois servirão para redundância.

Essa exigência por espaço para paridade é baseada na gravação de informações adicionais para reconstrução dos discos em caso de falha.

Esses bits de paridade têm objetivo de promover segurança ao sistema, possibilitando correção de eventuais erros na gravação de informações em qualquer HD do RAID. O RAID 6 oferece paridade dupla, por isso quanto mais discos estiverem em funcionamento no arranjo, mais atrativo será o RAID 6, pois sua paridade estará melhor distribuída no sistema. Storages compostos por 20 ou mais discos permitem boas implementações de RAID 6, pois comprometem apenas 10% do sistema e são muito seguros.

Como funciona RAID 6

Fique por dentro do mundo dos storages