Armazenar significa guardar ou estocar qualquer coisa para posterior uso. Armazenamento também é a tradução de storage, termo em inglês que descreve espaços como self-storages, embalagens para guardar objetos ou sistemas para armazenar dados de computadores, celulares e outros dispositivos.
Equipamentos como pen-drives, memórias de computador, discos externos, storages e outros sistemas para o armazenamento de dados são dotados de áreas de armazenamento (capacidade) para reter informações dos mais variados tipos, sendo que alguns possuem sofisticados recursos contra falhas de hardware.
Armazenar informações contidas em documentos, fitas, fotos, livros e vídeos já ocuparam muito espaço físico de empresas, residências, depósitos e bibliotecas. Com o auxílio da informática, tudo que era guardado em papel tem sido transformado em arquivos de computador para posterior consulta ou atualização.
Isso significou menores áreas de estocagem, maior facilidade em localizar e manter informações e a democratização do conhecimento.
A digitalização de documentos e processos como os que transformam fitas de áudio, vídeo e livros em arquivos têm causado uma significativa redução das áreas necessárias para estocagem de nossas vidas digitais.
Nossos computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados são equipamentos sujeitos a falha, por isso a escolha do dispositivo correto é de extrema importância para manter nossas informações sempre seguras.
Além disso, manter o backup sempre atualizado evita surpresas desagradáveis. A maioria das soluções para armazenamento de arquivos ainda são baseadas em hard disks, equipamentos que possuem componentes mecânicos sujeito a falhas.
A popularização de smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos geradores de conteúdo aumentou muito a necessidade por espaço de armazenamento dentro de empresas e residências, obrigando usuários a buscar alternativas para guardar ou arquivar dados de forma organizada.
Com isso, a indústria tem oferecido equipamentos e serviços cada vez mais sofisticados para o armazenamento de dados, seja através da venda de discos externos, personal cloud storages para uso residencial, grandes sistemas de armazenamento para uso corporativo ou a locação de áreas de armazenamento dentro de datacenters, também conhecidas como serviços de nuvem.
Google Drive, Dropbox e outros serviços de nuvem disponibilizam espaço para salvar arquivos em grandes servidores fora de nossos ambientes, porém nem sempre são a alternativa mais indicada para manter nossas informações disponíveis.
Seja armazenando fotos ou vídeos de um celular, documentos da empresa ou arquivos pessoais como a última declaração de imposto de renda, qualquer informação guardada deve estar sempre à mão quando necessária.
Algumas necessidades podem ser atendidas com dispositivos externos como pen-drives, HDs externos ou um NAS, porém sempre vale lembrar que esses sistemas de armazenamento podem falhar, por isso manter as informações organizadas e o equipamento de backup sempre atualizado é a melhor forma de manter sempre segura sua vida digital.
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Aplicações que exigem muita escrita de discos como renderização de vídeo e banco de dados necessitam performance. Conheça o RAID 0
O ataque Ransomware pode ser devastador para um indivíduo ou uma empresa. Por isso, listamos algumas dicas de proteção contra Ransomware.
Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.