Qual o custo benefício de usar SSD em NAS?

SSD, custo benefício

As memórias SSD são dispositivos para o armazenamento de dados que podem ser instalados em computadores, notebooks, storages e servidores. Instalado em sistemas como storages NAS, o SSD pode suportar aplicações como cache, tiering, compor estruturas de hybrid storage ou mesmo soluções completas como storages all flash. Além de não possuir partes móveis, os módulos SSD usam memória flash para armazenar dados, proporcionando melhor desempenho, confiabilidade, menor consumo de energia e menos ruído que discos rígidos. Esses atributos são aliados perfeitos para a otimização de sistemas de armazenamento de dados frente aos HDDs comuns.

Quais os benefícios de usar SSD em NAS?

Os hard disks são amplamente utilizados em storages NAS devido sua grande capacidade e baixo custo por terabyte armazenado. Por serem equipamentos com peças mecânicas, os discos rígidos são lentos e sofrem desgaste com o tempo, ocasionando falhas em algum momento. Já os SSDs são memórias flash, por isso não possuem partes móveis, consomem menos energia, causam baixo ruído, vibração e calor. Com uma grande variedade de modelos, os módulos SSD atendem tanto o mercado doméstico quanto o empresarial, por isso vale a pena ler nosso artigo sobre quais são os melhores SSD para NAS e entender quais são as diferenças entre eles.

SSD IronWolf 110 Seagate

Empresas como a Seagate possuem em seus portfólios HDDs e SSDs voltados para NAS, com alto desempenho e alta confiabilidade. Quando utilizados corretamente em storage NAS, os SSDs oferecem os seguintes benefícios:

Velocidade de acesso

Alguns SSDs oferecem velocidade de acesso 100 vezes mais rápida que HDs. Assim, aplicações compartilhadas entre muitos usuários e/ou exigentes em performance podem ser executadas mais rapidamente.

Confiabilidade

Por não possuírem partes móveis, as memórias flash são mais resistentes à impactos e suportam melhor o trabalho em ambientes com vibração.

Menor consumo de energia

Hard disks possuem motores e braços que consomem mais energia que módulos SSD.

Menor nível de ruídos

Os módulos SSDs não geram ruído por não terem partes móveis.

Tamanho

Disponíveis nos tamanhos de 2,5 ", 1,8" e 1,0 ", os SSD podem facilmente ser integrados em qualquer servidor ou sistema de armazenamento.

Calor

Sem partes móveis, o SSD gera menos calor. E isso aumenta a vida útil e a confiabilidade de qualquer sistema de armazenamento.

Magnetismo

Como o funcionamento dos HDs é baseado em magnetismo para gravar e apagar informações, qualquer dispositivo magnético próximo pode ocasionar a perda de dados, o que não acontece com os SSDs.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Sistemas híbridos e flash storages

O custo dos SSDs ainda é alto e os modelos comercializados possuem menor capacidade de armazenamento que os HDDs convencionais. Ao implementar sistemas baseados em memória associados à hard disks foi possível obter maior velocidade tanto na gravação quanto na leitura dos dados mais acessados, melhorando bastante o desempenho dos servidores.

Utilizando-se hard drives SATA e SAS e memórias para processamento em camadas (tiering) é possível obter a alta capacidade dos discos e a performance do SSD. Conhecido como ambiente de armazenamento híbrido, esse método usa os HDDs para armazenar o maior volume de dados e enquanto os SSDs para manter e disponibilizar os dados mais acessados.

Tiering, representação gráfica de um sistema de armazenamento com SSD para alta velocidade e HDD para alta capacidade

Porém, aplicações com milhões de acesso ou que possuem alta complexidade e que demandam maior performance e segurança dos sistemas nem sempre são suportadas somente por sistemas que utilizam discos rígidos comuns. A resposta para essas demandas foi a criação de soluções de armazenamento All Flash Storage, que usam apenas módulos de memórias flash ao invés de hard disks convencionais para gravar e ler informações.

O que é Tiering?

O tiering é um método de atribuir diferentes categorias aos dados nas unidades de armazenamento para otimizar o acesso e reduzir o custo total da infraestrutura de TI. Uma arquitetura de armazenamento em tiering coloca os dados numa hierarquia de acordo com sua importância ou frequência de utilização. As camadas, construídas por SSD ou HDDs, são determinadas pelo desempenho e pelo custo, sendo que os dados são classificados pela frequência com que os usuários acessam. Geralmente dados mais acessados e importantes sempre são mantidos nos SSDs, por isso a vale saber mais como comprar SSD enterprise para storage e não correr riscos de perda de dados.

Qtier Qnap

O Qtier é a aplicação da Qnap que classifica os dados em seus storages NAS entre "dados quentes ou frios", alocando-os entre SSDs ou HDDs de acordo com seu status. Assim temos: 

  • Alto desempenho ou "dados quentes" são mantidos em SSD
  • Unidades HDD de menor custo mantém os dados de menor frequência de acesso (cold storage)

Esse recurso permite obter desempenho otimizado nos aplicativos mais utilizados, uma vez que o mesmo "desloca" os dados quentes para a camada SSD. O Qtier realiza essa tarefa de forma automática, garantindo ao administrador mais facilidade nos requisitos de armazenamento, desempenho, na realocação dos dados e no layout da estrutura, mantendo o TCO de armazenamento sempre otimizado. 

Qtier, Qnap Storage NAS com SSD Seagate para possibilitar a tecnologia Tiering

A Qnap disponibiliza diversos modelos de storages NAS que podem utilizar o Qtier para a separação dos dados.

Vai equipar seu NAS com SSD? Procure um profissional

Adquirir SSDs adequados para sua estrutura de armazenamento exige cuidado e conhecimento. Com uma variedade enorme de fabricantes e produtos é fácil se equivocar. Por isso a Controle Net dispõe de profissionais capacitados para lhe auxiliar com a aquisição da melhor marca de SSD. Entre em contato!

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como montar uma nuvem particular de dados

Como montar uma nuvem particular de dados

Como montar uma nuvem particular para armazenar arquivos e pastas? Saiba mais sobre o assunto, economize para sua empresa e fuja das mensalidades.

Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup

Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup

A perda de dados em qualquer ambiente pode ser catastrófica: Não corra riscos! Conheça alguns equipamentos para manter seu plano de backup confiável.

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de NAS Synology? Confira algumas dicas p/ escolher corretamente seu novo sistema de armazenamento. Somos distribuidor Autorizado Synology Brasil

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011