Qual o custo benefício de usar SSD em NAS?

SSD, custo benefício

As memórias SSD são dispositivos para armazenamento de dados que podem ser instalados em computadores, notebooks, storages e servidores.

Além do armazenamento, esses módulos são componentes que podem ser instalados para suportar aplicações corporativas como cache ou tiering, além de compor estruturas de hybrid storage ou integrar mesmo soluções completas como storages all flash.

Por não possuir partes móveis, os módulos SSD usam memória flash para armazenar dados, proporcionando melhor desempenho, confiabilidade, menor consumo de energia e menos ruído que os discos rígidos.

Esses atributos são aliados perfeitos para a otimização de sistemas de armazenamento de dados frente aos HDDs comuns.

Conheça a linha de storages Infortrend

Quais os benefícios de usar SSD em NAS?

Os hard disks são amplamente utilizados em storages NAS devido sua grande capacidade e baixo custo por terabyte armazenado. Por serem equipamentos com peças mecânicas, os discos rígidos são lentos e sofrem desgaste com o tempo, ocasionando falhas em algum momento.

Já os SSDs são memórias flash, por isso não possuem partes móveis, consomem menos energia, causam baixo ruído, vibração e calor.

Com uma grande variedade de modelos, os módulos SSD atendem tanto o mercado doméstico quanto o empresarial, por isso vale a pena ler nosso artigo sobre quais são os melhores SSD para NAS e entender quais são as diferenças entre eles.

SSD IronWolf 110 Seagate

O SSD para NAS possui muitos benefícios, mas para obtê-los, é preciso que seja de alta qualidade e confiabilidade. Empresas como a Seagate possuem em seus portfólios HDDs e SSDs voltados para NAS, com alto desempenho e alta confiabilidade. Quando utilizados corretamente em storage NAS, os SSDs oferecem os seguintes benefícios:

Velocidade de acesso

Alguns SSDs oferecem velocidade de acesso 100 vezes mais rápida que os HDs. Assim, aplicações compartilhadas entre muitos usuários e/ou exigentes em performance podem ser executadas mais rapidamente.

Confiabilidade

Por não possuírem partes móveis, as memórias flash são mais resistentes à impactos e suportam melhor o trabalho em ambientes com vibração.

Menor consumo de energia

Hard disks possuem motores e braços que consomem mais energia que módulos SSD.

Menor nível de ruídos

Os módulos SSDs não geram ruído por não terem partes móveis.

Tamanho

Disponíveis nos tamanhos de 2,5", 1,8" e 1,0", os SSD podem facilmente ser integrados em qualquer servidor ou sistema de armazenamento.

Calor

Sem partes móveis, o SSD gera menos calor. O que consequentemente, aumenta a vida útil e a confiabilidade de qualquer sistema de armazenamento.

Magnetismo

Como o funcionamento dos HDs é baseado em magnetismo para gravar e apagar informações, qualquer dispositivo magnético próximo pode ocasionar a perda de dados, o que não acontece com os SSDs.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Sistemas híbridos e flash storages

O custo dos SSDs ainda é alto e os modelos comercializados possuem menor capacidade de armazenamento que os HDDs convencionais.

Ao implementar sistemas baseados em memória associados à hard disks foi possível obter maior velocidade tanto na gravação, quanto na leitura dos dados mais acessados, melhorando bastante o desempenho dos servidores.

Utilizando-se hard drives SATA e SAS e memórias para processamento em camadas (tiering), é possível obter a alta capacidade dos discos e a performance do SSD.

Conhecido como ambiente de armazenamento híbrido, esse método usa os HDDs para armazenar o maior volume de dados, enquanto os SSDs para manter e disponibilizar os dados mais acessados.

Tiering, representação gráfica de um sistema de armazenamento com SSD para alta velocidade e HDD para alta capacidade

Porém, aplicações com milhões de acesso, que possuem alta complexidade e/ou que demandam maior performance e segurança dos sistemas, nem sempre são suportadas somente por sistemas que utilizam discos rígidos comuns.

A resposta para essas demandas foi a criação de soluções de armazenamento All Flash Storage, que usam apenas módulos de memórias flash ao invés de hard disks convencionais para gravar e ler informações.

O que é Tiering?

O tiering é um método de atribuir diferentes categorias aos dados nas unidades de armazenamento para otimizar o acesso e reduzir o custo total da infraestrutura de TI.

Uma arquitetura de armazenamento em tiering coloca os dados numa hierarquia de acordo com sua importância ou frequência de utilização.

As camadas, construídas por SSD ou HDDs, são determinadas pelo desempenho e pelo custo, sendo que os dados são classificados pela frequência com que os usuários acessam.

Geralmente, dados mais acessados e importantes sempre são mantidos nos SSDs, por isso vale saber mais como comprar SSD enterprise para storage e não correr riscos de perda de dados.

Qtier Qnap

O Qtier é a aplicação da Qnap que classifica os dados em seus storages NAS entre "dados quentes ou frios", alocando-os entre SSDs ou HDDs de acordo com seu status. Assim temos: 

Esse recurso permite obter desempenho otimizado nos aplicativos mais utilizados, uma vez que o mesmo "desloca" os dados quentes para a camada SSD.

O Qtier realiza essa tarefa de forma automática, garantindo ao administrador mais facilidade nos requisitos de armazenamento, desempenho, realocação dos dados e no layout da estrutura, mantendo o TCO de armazenamento sempre otimizado.

Conheça a linha de storages enterprise Infortrend

A Qnap disponibiliza diversos modelos de storages NAS que podem utilizar o Qtier para a separação dos dados.

Vai equipar seu NAS com SSD? Procure um profissional

Adquirir SSDs adequados para sua estrutura de armazenamento exige cuidado e conhecimento.

Com uma variedade enorme de fabricantes e produtos é fácil se equivocar. Por isso, a Controle Net dispõe de profissionais capacitados para lhe auxiliar com a aquisição da melhor marca de SSD. Entre em contato!

Produtos recomendados:

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Discos SDD

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Discos SDD.

Saiba porque escolher SSDs corporativos para suas cargas de trabalho
Saiba porque escolher SSDs corporativos para suas cargas de trabalho

Por que escolher SSDs corporativos para cargas de trabalho corporativas? Saiba qual o problema de usar módulos flash comuns em servidores e storages.

Qual o Melhor SSD para Storages NAS?
Qual o Melhor SSD para Storages NAS?

Existem vários modelos de SSD atualmente no mercado. Confira os requisitos que o SSD deve possuir para performar melhor ao usar em storages NAS.

Qual a melhor marca de SSD para NAS?
Qual a melhor marca de SSD para NAS?

Os SSDs são ideais para melhorar a performance da estrutura de armazenamento e a melhor marca possui algumas características ideais para uso em NAS.