Qual o melhor SSD para NAS?

Melhores SSDs para uso em storages NAS, Seagate Ironwolf SSD NAS e WD Red SSD

Pensando em melhorar a performance do seu storage ou montar uma solução All Flash? Os melhores SSDs para servidores NAS são os que compõe a linha enterprise. Tanto Seagate quanto Western Digital possuem, além de modelos de SSDs para computadores pessoais, linhas específicas para uso em storages e servidores NAS. Os SSDs de nível corporativo oferecem maior durabilidade e performance ideais para níveis de cache ou arranjos totalmente flash.

Porém vale analisar a fatores como forma de utilização, ambiente, compatibilidade com o dispositivo de armazenamento e desempenho de IOPS antes de decidir. Se seu ambiente de armazenamento de dados está lento e você quer melhorar performance através da implementação de SSD, acompanhe esse artigo e entenda qual o melhor SSD para NAS.

Por que usar memórias SSD em storage NAS?

A razão mais comum para se utilizar memórias SSD ou M.2 em storage NAS é o incremento da performance. HDDs e SSDs são unidades de armazenamento bem diferentes, cada um com seus próprios prós e contras.

Um disco rígido é composto por atuador, braço de leitura e gravação, eixo e pratos nos quais os dados são armazenados. Ao lidar com alto tráfego de leitura / gravação (especialmente para um grande número de arquivos de tamanho pequeno), o prato gira e o cabeçote de leitura / gravação continua em movimento para procurar dados espalhados na unidade. É aí que a latência entra em ação.

Um módulo SSD, no entanto, não possui partes móveis, usa memória flash para armazenar dados, possui um circuito semicondutor integrado, consome menos energia, causa quase nenhum ruído, vibração e calor e opera em velocidades mais altas, quando comparado com discos rígidos.

Como montar um storage totalmente all Flash ainda é caro, diversos fabricantes tem investido em soluções de armazenamento híbrida (hybrid Storage). Trata-se de sistemas projetados para receber hard disks e memórias SSD num único dispositivo, buscando entregar a capacidade dos hard disks com o desempenho das memórias SSD.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Vamos conhecer qual o melhor SSD para storage NAS e entender a vantagem de utilizá-lo no servidor.

O que são storages NAS?

NAS ou Network-attached storage são dispositivos de armazenamento conectados à rede que permitem que vários usuários (ou dispositivos) acessem ou armazenem dados que alocados em seus discos rígidos ou memórias. Os usuários em uma rede local (LAN) acessam essas soluções de armazenamento compartilhado por meio de uma ou mais conexões LAN padrão ethernet. Os dispositivos NAS normalmente não possuem teclado ou monitor e são configurados / gerenciados através de um utilitário próprio que é acessado via navegador Web. Cada NAS reside em uma LAN (Local-Area Network) como um conjunto de rede independente, definido por seu próprio endereço IP (Internet Protocol) exclusivo.

Um storage NAS é composto pelas seguinte partes:

  • CPU (Processador)
  • Memórias
  • Placas de Rede
  • Fonte de Alimentação
  • Disco Rígido para armazenamento (HD ou SSD)

O que mais caracteriza o NAS é a facilidade de acesso, alta capacidade e segurança. Os dispositivos NAS fornecem infraestrutura para consolidar o armazenamento em um único local e para dar suporte a tarefas como arquivamento, backup e camada de nuvem.

Entretanto, para comprar o melhor SSD para storages e servidores é necessário verificar alguns requisitos.

Como escolher o melhor SSD para storage NAS?

Storage NAS Qnap com alto desempenho via SSD

Utilização

O primeiro fator a ser pesado é como os SSDs serão usados. É possível usar SSDs para armazenamento direto de dados ou criar uma camada de alta velocidade que use os SSDs para fins de armazenamento em cache. Esse armazenamento em cache visa manter dados recentes e frequentemente usados em áreas de memória dentro do storage construída com módulos SSD. Isso aumenta o desempenho do IOPS, reduzindo a latência e os tempos de carregamento e execução antes feito por hard disks.

Já armazenar dados diretamente em memórias SSD exige que o NAS seja composto por apenas SSDs ao invés de possuir armazenamento em disco. Esses sistemas são conhecidos como AFA (All Flash Array), armazenamento flash ou simplesmente Flash storages.

Memória RAM do NAS

A memória RAM disponível em um NAS pode ter um grande impacto em como o dispositivo pode ser usado. No caso de dispositivos QNAP NAS, por exemplo, a RAM disponível realmente determina o tamanho máximo de um cache SSD. De acordo com a QNAP, um cache SSD de 512GB requer 1GB de RAM. Um dispositivo NAS com 8GB de RAM pode acomodar um cache SSD de até 2TB de tamanho.

IOPS

Outro fator importante na hora de definir qual SSD adquirir, é o número de IOPS (inputs/outputs por segundo), uma medida de desempenho de entrada / saída usada para caracterizar dispositivos de armazenamento como HDDs, SSDs e redes de área de armazenamento (SAN). Quanto maior o número de IOPS, melhor é o seu desempenho.

Compatibilidade SSD

Mesmo que os SSDs que você planeja usar sejam oficialmente suportados pelo fornecedor do NAS, considere se eles são adequados para a tarefa em questão. Os SSDs QLC, por exemplo, são relativamente baratos, mas também sofrem com baixa resistência, o que significa que provavelmente não são a melhor opção para o uso em NAS. Por outro lado, o SSD IronWolf da Seagate foi projetado especificamente para uso em NAS e inclui recursos projetados para garantir confiabilidade e resistência.

O SSD enterprise leva muita vantagem perante o SSD comercial, apresentando maior estabilidade e sendo a melhor opção. Além disso, é necessário verificar a vida útil do produto e também do “overprovisioning”, uma espécie de alocação da memória SSD reserva para quando as células SSD se esgotarem.

Independentemente da marca e modelo dos seus dispositivos NAS, você precisará consultar a lista de compatibilidade de hardware do fabricante antes de tentar instalar SSDs. Muitos fornecedores de NAS suportam apenas modelos SSD específicos, ou SSDs de determinados fabricantes.

Velocidade nem sempre é fator de escolha

A velocidade do SSD nem sempre é o único fator decisivo para a escolha do mesmo. Existem outros requisitos como estrutura e ambiente de armazenamento compatíveis com os drives, qual função será realizada e quais necessidades devem ser atendidas. Todas estas de extrema importância para se chegar a uma conclusão de compra do produto.

O storage NAS também precisa ser rápido e apresentar bom desempenho. Além disso é necessário que ele também mantenha:

  • Um desempenho sustentado (inicial e posterior, incluindo as mudanças na estabilidade do produto)
  • IOPS com picos estáveis, evitando quedas muito bruscas e sem muitos aumentos
  • Vida útil, ou seja, o tempo que ele durará antes de perder sua funcionalidade (Tamanho e Capacidade do Produto)
  • Overprovisioning (excesso de provisionamento), que nada mais é do que espaço reserva para quando o SSD chega ao final dele
  • Proteção dos dados contra a queda de energia elétrica (cache de gravação)

SSD IronWolf NAS

SSD Seagate Ironwolf NAS

A Seagate, uma das empresas mais consolidadas no mercado, desenvolveu o SSD Ironwolf com o objetivo de oferecer unidades de armazenamento com maior qualidade para os storages NAS (servidores).

Esse SSD é ideal para servidores e apresenta algumas opções que vão de 240GB a 3,84TB. Além disso, ele já vem com um firmware chamado AgileArray que é muito bom para ambientes exigentes. Isso permite que a empresa utilize como um array flash, ou com habilitação para cache. Enquanto que ele se torna uma unidade que vem equipada com uma tecnologia chamada DuraWrite.

O SSD ironwolf Seagate apresenta taxas de I/O de até 560 MB/s ideais para as pequenas empresas, além de torná-lo uma ótima ferramenta para ambientes multiusuários. O SSD Seagate é uma das melhores opções disponíveis no mercado, garantido tanto o desempenho quanto a confiabilidade do armazenamento.

SSD RED WD

SSD WD Red

Bem como o SSD da Seagate o SSD Red WD foi anunciado em outubro pela Western Digital. Assim, essa linha chamará WD Red SA500, eles terão 2,5 polegadas e a interface é a SATA com 6GB/s.

Enquanto que a capacidade dele será dividida em quatro tipos:

  • 500GB
  • 1TB
  • 2TB
  • 4TB

Além disso, eles apresentarão as seguintes características:

  • Velocidade de até 560 MB/s em sua sequência de leitura
  • 530 MB/s em sua sequência de gravação
  • IOPS com 95 mil operações e apresentando leitura aleatória
  • Garantia de até 5 anos
  • Suporta de 600 a 700 reescritas realizadas de forma completa

Procure um profissional especializado em armazenamento

Antes de decidir qual SSDs para seu storage NAS é imprescindível a busca por um profissional especializado. A segurança dos seus dados depende de uma série de fatores que precisam ser analisados e definidos com o máximo de cautela possível. A escolha equivocada de um dispositivo pode acarretar futuras falhas ou mal funcionamento da sua estrutura.

A Controle Net, além de especialista em armazenamento de dados, oferece os melhores equipamentos e profissionais capacitados para auxiliar na estruturação e definição da melhor e mais segura solução para seu ambiente. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre HDs, SSDs, storage NAS, backup e muito mais.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Fazer backup em HD externo é totalmente seguro?

Fazer backup em HD externo é totalmente seguro?

Fazer backup em HD externo nem sempre nos salva de desastres. Saiba evitar problemas futuros e implementar um sistema de backup robusto e funcional.

O que é armazenamento híbrido ou hybrid storage?

O que é armazenamento híbrido ou hybrid storage?

Soluções de armazenamento híbrido ou hybrid storages entregam alta performance sem grandes investimentos. Conheça nossas soluções híbridas SATA

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011