My Cloud Ex2 Ultra, o NAS residencial WD

My Cloud Ex2 Ultra, o NAS residencial WD

O My Cloud EX2 Ultra é um NAS residencial para dois discos rígidos de 3,5” SATA e atinge 20TB de capacidade bruta. Com desempenho razoável para transferências de arquivos e fácil de instalar, esse storage NAS WD é indicado para compartilhar arquivos em sua rede doméstica e Internet.

Especificações e Design

O My Cloud EX2 Ultra é um NAS de design limpo, pensado para uso doméstico. Com três leds frontais, duas portas USB3 e uma porta LAN ethernet na parte traseira, esse Home NAS possui uma porta na parte superior do equipamento para a instalação dos discos. Sem nenhum botão tipo “liga/desliga”, o equipamento só pode ser desligado via sua interface web.

Painel Frontal e traseiro do My Cloud EX2 Ultra

O NAS está disponível com capacidades até 20TB (2x HDD10TB), porém também está disponível sem os discos rígidos. Lembre-se ao configurar um storage NAS com dois hard disks é fortemente sugerido utilizar o RAID 1, no qual os dados são espelhados nos dois discos. Isso significa que, se um disco falhar, os dados ainda continuarão disponíveis. A desvantagem desse sistema é o equipamento sacrificará a metade do espaço de armazenamento disponível para duplicar os dados.

Um ponto negativo é que o sistema não alerta que instalar o arranjo como RAID 0 ou Spanning é um negócio arriscado. Apesar de aumentar a velocidade da unidade, configurar os hard disks em RAID 0 ou fazer com que ambos os discos sejam configurados como uma única unidade lógica (Spanning), esses métodos ocasionam a perda de dados caso apenas um dos discos falhe.

Caso seja necessário instalar ou substituir algum disco, basta um toque rápido no botão da parte superior do NAS. O compartimento superior abrirá e uma aba de plástico ficará visível para puxar o disco defeituoso. Não é um trabalho tão fácil quanto nos NAS da Qnap, mas não será nada muito complicado.

Como configurar o NAS WD?

A instalação do NAS WD é simples. Após ligar o equipamento e conectá-lo à rede local, vá para mycloud.com/setup para configurá-lo em sua rede. O aplicativo de configuração pede o cadastramento de uma senha para a interface do administrador e na configuração de contas do My Cloud e permite que os usuários do NAS acessem seu conteúdo via computador, celular ou outro dispositivo móvel.

Cada um dos usuários do EX2 Ultra terá sua própria conta My Cloud. Essa conta somente permitirá acessar os dados na unidade aos quais eles têm permissão. Essa parte do processo de instalação pode causar aborrecimentos, lançando alguns erros não especificados ao tentar criar várias contas simultaneamente.

Sistema operacional

Sistema operacional My Cloud EX2 Ultra

Ao usar NAS de fabricantes como Synology ou Qnap é possível notar que a interface do EX2 Ultra está ultrapassada. Ao invés de encontrar um sistema operacional desktop baseado em janelas e ícones, você encontrará guias e barras laterais, parecidas com os menus encontrados ao configurar um roteador.

A tela inicial do sistema fornece uma visão geral do status do NAS e divide de maneira útil o armazenamento usado em categorias (Filmes, Fotos, Música e Outros), para que seja fácil identificar quanto cada tema está ocupando do espaço de armazenamento.

A administração do sistema

Ao acessar a seção “Usuários” é fácil cadastrar novos usuários, senhas, definir quem pode acessar os respectivos volumes de rede e a atribuição de cotas de espaço em disco. A criação e configuração de compartilhamentos de rede também possui uma área própria, sem causar nenhum tipo de dificuldade na configuração.

A porta USB permite a conexão de qualquer HD externo nos padrões FAT, FAT32, NTFS, HFS ou EXT2/3/4. Assim que o disco for conectado ao NAS o mesmo será exibido como um compartilhamento de rede, sem nenhum procedimento adicional. Por trata-se de um Home NAS, com ele é muito simples organizar os compartilhamentos de rede e atribuir privilégios de usuário.

Poucos aplicativos disponíveis

O NAS EX2 Ultra é muito fácil de usar, porém isso custa em flexibilidade. Tanto os servidores NAS Synology quanto os fabricados pela Qnap estão repletos de aplicativos úteis como servidores de email, wikis pessoais, sistemas PLEX e CFTV, além de possuírem lojas de software para ajudá-lo a adicionar novos aplicativos.

O EX2 Ultra é mais limitado, com antigos aplicativos tipo barebones para baixar arquivos de servidores HTTP e FTP e Bittorrent, além ser equipado como um visualizador de arquivos muito simples.

Todos eles funcionam, mas não oferecem a mesma experiência que os aplicativos encontrados no TS-231P da Qnap. O NAS Wd também possui um botão para adicionar aplicativos de terceiros, porém a seleção é limitada: apenas 16 aplicativos listados em comparação com mais de 100 para os servidores Qnap.

Media Center DLNA

Media Center DLNA My Cloud EX2 Ultra

Por outro lado, configurar o streaming de mídia DLNA / UPnP é relativamente simples. Basta ativar o streaming de mídia em “Configurações”, selecionar qualquer conteúdo a ser compartilhado e pressionar o comutador de streaming de mídia. Após esse procedimento qualquer usuário dentro da rede poderá acessar a mídia desse conteúdo a partir de um computador cliente ou dispositivo móvel UPnP.

Transmitir vídeos através do Windows Media Player e VLC no Android ou fotos para o BubbleUPnP também não é uma tarefa complicada. Os arquivos de música também funcionaram bem, com a limitação usual do UPnP de que músicas com mais de um artista serão listadas separadamente do resto do álbum.

My Cloud EX2 Ultra, uma boa nuvem pessoal de dados

O My Cloud Ex2 Ultra não é o primeiro NAS que permite acessar os arquivos de fora da sua rede doméstica, mas provavelmente é um dos mais fáceis de configurar. Cada usuário pode criar seu próprio nome de login e senha do My Cloud e, uma vez configurado (Cuidado: O e-mail de configuração inicial pode ir para o Lixo Eletrônico), será possível efetuar login no mycloud.com, navegar, fazer upload de arquivos ou baixar tudo o que está armazenado.

Tudo funciona bem, desde que você esteja ciente das limitações do serviço. Não há extras sofisticados, como streaming de música e não é possível selecionar vários arquivos para baixar de uma só vez (uma idéia é baixar uma pasta como arquivos zipados).

Como armazenar e gerenciar fotos e vídeos

Longe de ser um NAS residencial de última geração, o EX2 Ultra WD desempenha bem a função de armazenar e compartilhar arquivos em rede, sejam fotos, filmes, arquivos de áudio ou documentos.

O visualizador de fotos funciona bem, oferecendo uma visualização em miniatura e uma pré-visualização das fotos que pode ser percorrida com as teclas de seta do teclado. É uma maneira perfeitamente útil de acessar seus arquivos domésticos de qualquer lugar.

A WD também fornece o aplicativo My Cloud para Android e iOS. Esses aplicativos fornecem uma interface limpa para navegar pelas pastas do seu NAS através de um smartphone. Com eles você pode selecionar Fotos, Música ou Vídeos para serem visualizados via aplicativo móvel.

Os arquivos de música serão transmitidos pela internet, assim como os arquivos de vídeo, caso você tenha um player de vídeo compatível instalado (como o VLC). O aplicativo também enviará fotos e vídeos diretamente para o NAS.

Desempenho apenas razoável

Desempenho do My Cloud EX2 Ultra

Este não é o NAS mais caro da Western Digital, por isso não exija grande performance. Esse é um NAS fácil de usar, ótimo para transferências de arquivos e compartilhar dados em rede ou pela Internet, mas quem busca performance deve procurar storages NAS mais profissionais.

Devo comprar o WD My Cloud EX2 Ultra?

Se você precisar de um storage simplesmente para compartilhar arquivos em sua rede doméstica e pela Internet, o WD My Cloud EX2 Ultra dá conta do recado. Sua interface é um pouco antiquada, porém é limpa e permite configurar usuários facilmente. 

No entanto, seu conjunto de aplicativos não se compara as opções oferecidas pela Synology ou Qnap. Caso você deseje um NAS com recursos de media center, backup em rede e funcione como um sistema robusto para compartilhar dados em rede, o EX2 Ultra não será uma alternativa para você.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Cansado de seu HD externo? Confira 7 bons motivos para você jogar fora seu HD externo. Saiba mais sobre o assunto e Não corra risco de perder dados.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.

WhatsApp