WD My Cloud Mirror, um storage NAS para uso doméstico

O WD My Cloud Mirror é um storage NAS doméstico equipado com duas baias para hard disks SATA, duas portas USB3.0 e uma porta de rede LAN, projetado para compartilhar dados em rede via internet através de computadores, tablets e smartphones. Com modelos até 16TB de capacidade nativa, o NAS WD permite a criação de uma nuvem pessoal de dados, espelhar as informações armazenadas e é indicado para compartilhar conteúdo em residências e pequenos escritórios.

WD My Cloud Mirror, um storage NAS para uso doméstico

WD NAS, um sistema de armazenamento em rede bem acabado

O WD NAS My Cloud Mirror é praticamente idêntico aos hard disks de rede My Cloud e My Book, mas possui o dobro da espessura e já vem equipado com dois hard disks internos. Como todos os sistemas de armazenamento em rede WD, o My Cloud Mirror é um dispositivo elegante, com gabinete de plástico branco e porta superior para remoção dos discos.

Na placa cinza do painel frontal estão os LEDs: Dois indicadores de status dos discos e um LED de energia. O logotipo da Western Digital e o nome do produto também estão localizados no painel frontal. A parte superior do dispositivo pode ser aberta para expor os hard disks, embora qualquer tentativa de substituição dos mesmos seja um verdadeiro exercício de paciência.

WD My Cloud Mirror, painel frontal e slot para instalações de HDs

Um servidor doméstico completo

Apesar de possuir acesso fácil, remover qualquer hard disk do My Cloud Mirror é uma tarefa inglória. Lembre-se disso caso um de seus discos precise ser substituído ou removido. O servidor doméstico WD acompanha um cabo Ethernet, adaptador de energia e um guia de instalação rápida.

O painel traseiro inclui as duas portas USB3.0, uma porta LAN ethernet, o botão de reset e um conector de energia. O My Cloud Mirror também está equipado com um compartimento para cabos de segurança Kensington.

WD My Cloud Mirror, painel traseiro

Hardware sem grandes surpresas

Equipado com uma porta LAN gigabit padrão ethernet, processador Marvell Armada de 1,3 GHz e duas portas USB3.0, o WD My Cloud Mirror é um pequeno servidor NAS para uso caseiro honesto, que possui taxas de transferências de arquivos apenas razoáveis e que permite streaming em formato HD.

Com capacidades de 4TB, 6TB, 8TB, 12TB e 16TB, o equipamento utiliza a configuração de arranjos RAID para proteger as informações armazenadas contra desastres.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Modelos e Capacidades

My Cloud Mirror 16TB (WDBWVZ0160JWT)

My Cloud Mirror 12TB (WDBWVZ0120JWT)

My Cloud Mirror 8TB (WDBZVM0080JWT)

My Cloud Mirror 6TB (WDBZVM0060JWT)

My Cloud Mirror 4TB (WDBZVM0040JWT)

Especificações do produto

Interface LAN: Ethernet Gigabit

Taxas de transferência ethernet: 10/100/1000Mb/s

Dimensões Físicas: Altura: 6,75", Profundidade: 6,10", Largura: 3,90"

Peso: 4,60 "

Especificações Ambientais

Operação: 41°F a 95°F

Fora de operação: -4°F a 149°F

Conheça a linha de storages Qnap

Dissipação de energia

Tensão de entrada CA: 100-240VAC

Frequência de entrada CA: 50-60Hz

Compatibilidade: Sistema operacional: Windows / Mac

My Cloud Mirror, um NAS voltado para RAID 1

Como o nome indica, o My Cloud Mirror utiliza como padrão a configuração de arranjo RAID 1, que grava a mesma informação nos dois discos simultaneamente, protegendo assim os dados contra desastres. Isso significa que a capacidade bruta de armazenamento é dividida pela metade, onde um dos discos armazena os dados de seus usuários e o outro duplica as informações para fins de backup.

Apesar de ser um pouco confuso para os consumidores iniciantes, essa característica não quer dizer que a configuração RAID 1 seja ruim. O problema é que o marketing do produto anuncia configurações que só disponibilizarão metade da capacidade para armazenar seus dados.

Aplicações voltadas para o uso caseiro

O NAS My Cloud Mirror é semelhante ao EX2, porém as principais diferenças se resumem ao conjunto de recursos. Enquanto o WD EX2 inclui SNMP, DFS, Active Directory, iSCSI e criptografia, o My Cloud Mirror é otimizado para atrair o usuário residencial.

O My Cloud Mirror funciona simultaneamente com todos os tipos de plataformas, incluindo Mac OS, Windows, Linux, iOS e Android. Além disso, o equipamento permite que os usuários criem e transfiram arquivos através de sua própria nuvem pessoal.

WD My Cloud Mirror, com aplicações para uso caseiro e funciona simultaneamente com todos os tipos de plataformas

Além disso, o equipamento permite sincronizar dados com o Dropbox ou qualquer outra conta de serviços de nuvem pública através do aplicativo móvel My Cloud WD. O My Cloud Mirror permite ainda conectar qualquer disco rígido externo diretamente numa das portas USB para expandir sua capacidade de armazenamento.

Gerenciamento pobre de recursos

Como as outras unidades do My Cloud, o WD Mirror é simples de instalar e configurar. Basta conectar o cabo ethernet a uma porta LAN na parte traseira do equipamento e a outra extremidade do cabo diretamente num roteador ou switch de rede.

WD My Cloud Mirror, software de gerenciamento My Cloud

O processo de instalação é direto e simples; o aplicativo de configuração gera uma tela de status ao fazer o login, que mostra capacidade, usuários, compartilhamentos e outras informações administrativas. Os compartilhamentos podem ser acessados e gerenciados através da guia "Compartilhamentos” e o usuário pode gerenciar os compartilhamentos existentes no lado esquerdo da tela.

O status dos hard disks e dos arranjos RAID também pode ser facilmente verificado na guia "Armazenamento". O perfil RAID mostra a integridade do RAID e permite algumas funções administrativas. Apesar disso, faltam informações importantes como o estado dos discos, a temperatura do ambiente e um registro dos logs de utilização.

Poucos aplicativos

Apesar de funcional, o NAS My Cloud Mirror possui interface de gerenciamento ultrapassada e poucos aplicativos disponíveis, principalmente quando comparados com concorrentes como o TS-231P da Qnap. Assim como o rival, o storage WD também permite baixar aplicativos de terceiros, com a opção de acessar aplicativos via FTP e P2P via torrent.

Em conjunto, as ferramentas e aplicativos disponíveis para computadores e dispositivos móveis facilitam extremamente a configuração do My Cloud Mirror. A vantagem obtida pela WD é que ela conseguiu tornar a configuração do NAS um processo mais fluido que qualquer outros NAS voltado ao usuário doméstico.

O ponto negativo é que essa simplicidade na instalação está relacionada a baixa quantidade de recursos de gerenciamento apresentadas para o usuário, mas presentes nas unidades NAS fabricados por fabricantes como Synology e Qnap.

My Cloud Mirror, um server NAS básico

O WD My Cloud Mirror é um server NAS fácil de usar e projetado para consumidores que buscam apenas proteção de dados e a capacidade de acessar esses dados de qualquer lugar, via computadores ou dispositivo móveis via Internet.

A montagem padrão dos hard disks em RAID 1 leva poucos minutos e não requer conhecimentos profundos sobre storages. Além disso, os aplicativos móveis e a interface do aplicativo para configuração via web são fáceis de usar.

WD My Cloud Mirror, recursos de RAID 1 do equipamento

Apesar de desempenho não ser o seu forte, o My Cloud Mirror é melhor que um HD externo, mas não surpreende quando comparado a outros storages NAS residenciais. Outro ponto negativo é a falta de um suporte técnico mais acessível, que dificulta a vida dos usuários que estão começando com sistemas de compartilhamento de dados em rede e não sabem por onde começar. Caso sua ideia seja apenas substituir seu HD externo por um disco de rede, vá em frente.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

QNAP lança DeaDBeeF Music Player e novos aplicativos para HD Station 2.0

QNAP lança DeaDBeeF Music Player e novos aplicativos para HD Station 2.0

QNAP lança novos aplicativos para o HD Station 2.0, com uma interface renovada para facilitar a vida do usuário e aumentar a segurança.

Solução de backup em nuvem Qnap CloudBackup Station

Solução de backup em nuvem Qnap CloudBackup Station

Qnap lança solução de backup em nuvem CloudBackup Station que facilita a vida dos usuários e otimiza os serviços de backup em nuvem.

LaCie d2 Quadra USB 3.0 garante armazenamento de alta performance para profissionais criativos

LaCie d2 Quadra USB 3.0 garante armazenamento de alta performance para profissionais criativos

HD externo com conexão USB 3.0, eSata e fireware 800 é perfeito para profissionais que atuam por múltiplas plataformas. Tem capacidade de 2TB e 3TB e a versão 4TB acaba de ser lançada

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011