Veja quais características o SSD deve ter para suprir as necessidades NAS.
Falha ao carregar a imagem.
O NAS e as memórias flash
Escolher SSDs para melhorar a performance da a estrutura de armazenamento de sua empresa pode uma tarefa complicada. Cada fabricante de flash possui linhas de memórias para diferentes necessidades. Assim, montar o armazenamento em cache, fazer tiering ou rechear totalmente uma solução de storage all-flash pode exigir diferentes tipos de flash.
Como realmente melhorar a performance do seu storage ou montar uma solução All Flash? Os melhores SSDs para servidores NAS são os que compõe a linha enterprise. Tanto Seagate quanto Western Digital possuem, além de modelos de SSDs para computadores pessoais, linhas específicas para uso em storages e servidores NAS.
Fatores como a forma de utilização, o ambiente, a compatibilidade com o servidor / storage e o desempenho de IOPS exigidos precisam ser analisados com cuidado antes sair instalando novas memórias flash. Implantar SSDs nem sempre melhora a performance das aplicações envolvidas.
A razão mais comum para se utilizar memórias SSD ou M.2 em um storage NAS ou servidor é o incremento da performance. Sistemas projetados para receber hard disks e memórias SSD entregam a alta capacidade dos hard disks com o maior desempenho das memórias SSD.
O primeiro fator que deve ser considerado é como os SSDs serão usados. É possível usar flashs para o armazenamento direto de dados, criar uma camada de alta velocidade que use os SSDs (tiering) ou para fins da criação de um cache dos dados mais acessados.
Para quem precisa de muita performance, alguns modelos de storages NAS são compostos apenas por SSDs, ao invés de possuir armazenamento em disco. Esses sistemas são conhecidos como AFA (All Flash Array), armazenamento flash ou simplesmente Flash storages.
Mesmo que os SSDs que você planeja usar sejam oficialmente suportados pelo servidor ou storage, considere se eles são adequados para a tarefa em questão. Os SSDs QLC, por exemplo, são relativamente baratos, mas também sofrem com baixa resistência, o que significa que provavelmente não são a melhor opção para o uso em NAS.
O SSD enterprise leva muita vantagem perante o SSD comercial, pois apresenta maior estabilidade e sempre é a melhor opção. Apesar de mais caros, esses sistemas possuem uma vida útil maior e recursos como o “overprovisioning”, uma espécie de alocação reserva de espaço para quando as células SSD se esgotarem.
A Seagate é uma das empresas líderes no mercado na fabricação de SSD e HDs específicos para uso em storages NAS, servidores e data centers. Com memória para todos os usos, a Seagate entrega preços competitivos, performance, qualidade, tecnologia e desempenho em suas linhas.
As linhas de SSDs Nytro Enterprise e IronWolf trazem uma série de modelos com ótimo desempenho e prontos para o uso em storage NAS e servidores. O SSD IronWolf 110 foi desenvolvido especificamente para os NAS Qnap, oferece capacidades de 240GB a 3,84TB e também pode ser usado em arranjos totalmente flash (all-flash array).