Como aumentar a capacidade de armazenamento de seu NVR ou CFTV

Nem todos os sistemas para monitoramento de vídeo foram dimensionados para receber câmeras adicionais, sobrecarregando o equipamento instalado e por vezes não conseguindo manter as gravações pelo tempo necessário.

Armazenamento de NVR e sistema de cftv

Além disso, alguns NVRs e servidores para gravação de imagens nem sempre estão preparados para receber mudanças na configuração do sistema, exigindo inclusive a troca do equipamento.

Seu NVR e ou sistemas CFTV precisam de mais espaço em disco?

À medida que as empresas atualizam as antigas câmeras IP para novas câmeras de alta definição (HD), mais espaço de disco é consumido. Com isso, soluções para gravação de vídeo com maior capacidade de armazenamento são exigidas.

Até alguns anos atrás os NVRs / DVRs comerciais geralmente suportavam apenas discos rígidos de 2TB ou 3TB. Hoje, os novos sistemas para gravação de imagens suportam facilmente cinco vezes essa capacidade.

Storages DAS, mais espaço em disco para a gravação de imagens

Storages DAS para CFTV e servidores de gravação de imagens podem facilmente atingir 100TB de capacidade, graças a flexibilidade dos novos sistemas de vídeo-vigilância corporativos.

Obviamente, todo esse armazenamento tem um custo. Mesmo que a solução de gravação adotada seja escalável como um storage para CFTV, seu orçamento provavelmente não é. Sendo assim, encontrar maneiras de reduzir a necessidade por mais espaço de gravação sem degradar a qualidade do vídeo também é necessário.

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Se você precisa aumentar a capacidade de armazenamento do NVR para manter as imagens por um período mais longo, confira as dicas abaixo para otimizar seu sistema de monitoramento CFTV:

1. Determine em quais locais as gravações em alta resolução (HD) serão necessárias.

Uma imagem de vídeo capturada por uma câmera IP HD ocupa aproximadamente quatro vezes o tamanho de uma imagem gravada por uma câmera analógica.

Isso significa que será necessário quatro vezes mais largura de banda e capacidade de armazenamento, por isso é importante saber exatamente se os locais que possuem vídeo HD são necessários.

Se essas câmeras são contra prevenção de perdas, mantenha por exemplo as câmeras HD sobre seus ativos ou terminais de caixa, mas use câmeras de menor resolução em outros lugares.

2. Utilize o recurso de gravação associada ao movimento

Se sua empresa não possui requisitos legais que obrigam a gravação 24/7, configure seu NVR ou DVR para gravar após movimento (smart recording). Essa é a forma mais simples de reduzir espaço de gravação sem comprometer a qualidade das imagens capturadas.

Recurso de gravação iniciada, tela de software de CFTV com recurso acionado

A maioria dos NVRs e outros sistemas de CFTV possuem esse recurso, mas ele nem sempre está habilitado. Como quase sempre as imagens de vigilância são descartadas sem a necessidade de uso, somente a gravação associada ao movimento já pode facilmente atender propósitos como a verificação de eventos passados.

3. Use ferramentas para dimensionar corretamente seu storage

Fatores como taxa de bits da câmera, compactação de vídeo, quantidade de quadros por segundo, iluminação e complexidade da cena afetam o espaço de armazenamento. Use sempre as ferramentas para o cálculo de armazenamento do seu sistema de vídeo-vigilância para dimensionar corretamente seu servidor para gravação de imagens.

Sistemas de vídeo vigilância como o Digifort, Milestone e D-Guard (Seventh) possuem ferramentas para a especificar corretamente o espaço de disco necessário para cada instalação. 

Outras ferramentas como calculadoras CFTV ou sistemas proprietários entregues pelos fabricantes de câmeras IP como Pelco, Axis e Bosch podem facilmente determinar a quantidade necessária da largura de banda (rede) e de armazenamento para sua necessidade.

Fabricantes de storages e sistemas de vídeo-vigilância como a Qnap oferecem essas ferramentas gratuitamente em seus sites para ajudá-lo a dimensionar corretamente seu sistema de monitoramento.

Conheça a linha de storages Qnap

Usando uma dessas ferramentas é possível determinar antecipadamente como a gravação da câmera afetará seu servidor de armazenamento, a largura de banda tomada e onde será possível fazer alguns ajustes.

4. Configure corretamente suas câmeras IP

Algumas câmeras IP permitem configurações que ajudam a controlar a taxa de bits e reduzir o consumo do armazenamento. Muitas delas permitem otimizar a compactação com o uso da configuração LBR (Low Bit Rate) do formato H.264, de acordo com a complexidade da cena capturada.

As câmeras que possuem o modo LBR podem ter seu consumo de armazenamento e largura de banda reduzidos em até 50% na maioria dos sistemas de monitoramento, sem uma degradação perceptível na qualidade do vídeo.

5. Ajuste o campo de visão das câmeras instaladas

Mesmo com a gravação associada ao movimento já habilitada, áreas monitoradas num campo de visão fora de sua responsabilidade podem aumentar o consumo de armazenamento e da banda utilizada com gravações desnecessárias.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Alguns problemas comuns que devem ser observados:

Escuridão total e iluminação irregular - Em ambientes de vigilância noturna, a iluminação inadequada no campo de visão da câmera pode ser um problema. Aproveite toda e qualquer iluminação natural ou do ambiente. Uma cena iluminada uniformemente permite que uma câmera de segurança IR opere no modo de cor a noite toda, como se fosse diurna.

Luzes piscando - Uma lâmpada solta ou que pisca pode enganar os sensores de movimento e aumentar muito as taxas de armazenamento. Troque a lâmpada ou configure o software desse ponto de monitoramento para outra frequência.

Movimentação desnecessária - Se sua aplicação é capturar vídeo de áreas calmas como de um estacionamento fechado, mas próximo a uma avenida de grande movimento, a movimentação desnecessária na cena pode estar consumindo armazenamento. Uma simples mudança do campo de visão da câmera IP pode facilmente eliminar isso.

Movimentação desnecessária para gravação

Vento ou vibração - Se uma câmera IP for instalada em áreas de muito vento ou numa estrutura que vibra como pontes e viadutos, use câmeras com recursos para estabilização de imagem (OIS/EIS). Esses recursos são voltados para estabilizar imagens e vão ajudar a reduzir as taxas de gravação desnecessárias.

Você ainda precisa de espaço de armazenamento para seu CFTV?

Mesmo implementando as sugestões acima, sua empresa precisa de mais espaço de armazenamento de vídeo para seu CFTV? Ligue e fale conosco. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e distribuidor de empresas como Seagate, Qnap, WD e Infortrend.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: CFTV!

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros

Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros

Benefícios de considerar o sistema de vigilância do edifício desde o início do processo de design de Arquitetos e Engenheiros.

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e sistemas CFTV

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e sistemas CFTV

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e hard disks sistemas CFTV? Saiba mais sobre o assunto e instale o disco certo para cada aplicação.

VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System? Saiba quais são as diferenças entre um sistema de monitoramento utilizando um servidor ou comprar um NVR.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011