Atendimento por WhatsApp

Alta disponibilidade (high availability) para os storages NAS Qnap

Determinar o valor de nossos dados corporativos pode ser uma equação complicada, principalmente em pequenas e médias empresas.

O consenso é que o valor do conteúdo de nossos sistemas de armazenamento varia de acordo com cada aplicação ou serviço prestado.

A disponibilidade de funcionamento de um sistema à prova de falhas é diretamente proporcional ao valor investido.

Isso significa que sistemas com maior disponibilidade e redundância custam mais caro, mas requerem menos intervenção humana para restaurar suas operações.

Sistema de armazenamento com maior disponibilidade

O que é redundância?

Redundância é a capacidade em manter um sistema (ou parte dele) duplicado para manter uma aplicação ou serviço funcionando em caso de falhas.

Essa ferramenta é usada para criar sistemas tolerantes a falhas e com diferentes níveis de disponibilidade. Existem dois tipos de redundância: A redundância passiva e a redundância ativa.

O mau funcionamento de um componente redundante individual não é considerado uma falha, a menos que o problema cause declínio de desempenho de todo o sistema.

Projetos de high availability mais avançados como os usados em soluções all flash utilizam a redundância e permitem que sistemas sejam corrigidos ou atualizados sem comprometer a disponibilidade do serviço.

A disponibilidade de um sistema em números:

Tabela de disponibilidade de um sistema

O High availability Qnap

A Qnap incorpora diversas soluções para aumentar a redundância e a melhorar a disponibilidade de sua linha de produtos. Os principais recursos disponíveis incorporados aos equipamentos são:

Dual boot OS protection: Toda a linha de NAS Qnap possui dois sistemas operacionais instalados. Isso permite que um deles seja atualizado enquanto o outro continua com a versão em uso. Caso haja alguma falha, o sistema antigo mantém tudo funcionando até que o sistema seja restaurado.

RAID: RAID são matrizes de armazenamento montadas com dois ou mais discos rígidos. Esses arranjos de disco permitem que os dados sejam gravados em duplicidade ou distribuídos em diferentes hard disks, com ferramentas para manter o sistema funcionando mesmo que um disco falhe.

Portas de rede duplicadas: A maioria dos NAS Qnap possuem duas (ou mais) portas LAN. Essas portas de rede podem ser configuradas para a distribuição de dados (Load balance), configuração de um caminho reserva para o caso de falhas (failover) ou endereçar caminhos exclusivos por portas (Multi-Ip).

Controladoras, fontes e ventilação redundante: Alguns modelos de NAS rackmount Qnap são equipados com controladoras, fontes e sistemas de ventilação redundantes. Isso significa que mesmo parte do equipamento falhe, o sistema continuará em operação.

RTRR (Real time remote replication): A ferramenta de replicação de dados em tempo real ajuda a manter todos os dados de uma unidade em uso em outro NAS Qnap.

HBS (Hybrid Backup Sync): O HBS consolida as tarefas de backup, recuperação e sincronização de dados, além de permitir fazer backup ou sincronizar dados facilmente com outro NAS. Além disso, o software permite sincronizar dados com um servidor remoto ou serviços de armazenamento em nuvem como o Dropbox ou Google Drive.

Conheça a linha de storages enterprise Infortrend

Um pouco mais sobre o RTRR

O RTRR é um recurso exclusivo do QTS Qnap que ajuda a fazer backup em tempo real de arquivos novos ou modificados em um servidor local, unidade de armazenamento externa ou outro NAS remoto.

Esse recurso também suporta backup de dados do seu NAS para um servidor FTP remoto ou vice-versa. O objetivo geral do RTRR é melhorar a eficiência do backup, sincronizar dados e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de restauração do ambiente.

Ele faz isso colocando o armazenamento remoto online e garantindo que você continue trabalhando no ponto exato em que o dispositivo de armazenamento do dispositivo principal falhou.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

A replicação remota de dados

A replicação remota, também conhecida como espelhamento de dados, também faz parte do RTRR e garante que seus dados estejam sempre disponíveis, mesmo após a falha do servidor de armazenamento primário.

A replicação de dados consiste em manter um ou mais storages NAS Qnap sincronizados com um único armazenamento de dados mestre.

Nesse caso, o dispositivo mestre é o armazenamento de dados primário e as réplicas são o sistema secundário.

A implementação do RTRR ajuda a manter seu sistema em uma condição de operação contínua com tempo de inatividade mínimo.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

Redundância ativa vs passiva

A redundância ativa é usada em sistemas computacionais para obter alta disponibilidade sem que haja a queda de desempenho.

Nesses casos, um equipamento é projetado com vários componentes do mesmo tipo, possui vários métodos para detectar falhas e pode reconfigurar automaticamente o sistema, ignorando todos os itens com falha.

Já a redundância passiva é usada para obter alta disponibilidade, incluindo capacidade em excesso suficiente no projeto para acomodar uma queda de desempenho.

A redundância ativa pode introduzir modos de falha mais complexos em um sistema, como reconfiguração contínua de um servidor ou sistema de armazenamento devido à lógica de detecção de falhas.

Os storages HA (High availability)

A alta disponibilidade ou “high availability” é a capacidade atribuída a equipamentos ou sistemas computacionais de se manter funcionando de forma ininterrupta.

A maioria dos servidores e storages corporativos incorporam diversos recursos de hardware e software para entregar mais redundância e manter seus sistemas funcionando.

Apesar disso, somente a associação de soluções que envolvem hardware e software possibilitam que um ambiente seja totalmente à prova de falhas.

Nessas situações, geralmente dentro de ambientes virtualizados, alternar entre dispositivos de armazenamento de dados primários e secundários à vontade.

Esse recurso é especialmente útil quando o dispositivo de armazenamento primário não está disponível por qualquer motivo e o secundário é promovido para ser o novo primário.

Os storages HA (High availability)

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

A falha na resposta de servidores, sistemas de armazenamento e aplicações corporativas causa prejuízos, danos a produtividade e precisa ser combatida de todas as formas.

Sistemas totalmente tolerantes à falhas custam muito caro e nem sempre são necessários.

As ferramentas para maior redundância disponíveis na linha de NAS Qnap podem ajudar a montar seu ambiente com alta disponibilidade e sem onerar seu orçamento.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos representantes Seagate, Cisco, Asus, Qnap, Infortrend e especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e backup.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000

Storage

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Storage.

Arranjos de discos, um para cada aplicação
Arranjos de discos, um para cada aplicação

Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.