Antes de comprar seu servidor de dados confira nossas dicas como compartilhar arquivos em rede.
Falha ao carregar a imagem.
Servidor de arquivos, a melhor forma de organizar seus dados
Servidor de arquivos ou file server é um serviço, sistema de armazenamento ou computador voltado para armazenar e compartilhar arquivos como documentos, planilhas ou vídeos através de uma rede local ou remota por dispositivos conectados como PCs, notebooks, tablets ou celulares.
O conceito server ou host é definido como o local onde são armazenados dados como documentos, fotos, banco de dados, backup, aplicativos e demais informações a serem compartilhadas. Os equipamentos que acessam essas informações são chamados clientes ou clients, que podem ser desde PCs, celulares ou mesmo smartTVs, conectados e compartilhando dados.
Uma estrutura voltada para organizar dados em rede
Servidores de arquivos possuem uma estrutura hierárquica organizada, gerenciando as transferências e demais operações que envolvem os dados, como leitura e gravação de forma organizada e com registro das operações realizadas por seus respectivos clientes.
Servidor de backup, servidor de imagens, de nuvem, cold storage ou servidor de conteúdo são apenas algumas aplicações possíveis para servidores de arquivos, que são os repositórios de informação presentes em bancos, hospitais, empresas e residências ao redor do mundo.
Qualquer computador ligado em rede pode ser configurado como servidor de arquivos, compartilhando informações do disco rígido para outros dispositivos. Porém, soluções caseiras como essa quase sempre são perigosas, pois não possuem recursos de gerenciamento avançados nem tampouco redundância para prevenção de desastres.
Os network attached storages (NAS) são sistemas de armazenamento para conexão em rede que possuem estrutura hierárquica para gerenciamento dos dados, proteção de acesso aos arquivos, pastas ou volumes protegidos por senhas, gerenciamento de permissões por usuário e arquivos de controle para o registro das atividades dos usuários (arquivo de log)
A boa notícia é que os storages NAS estão cada vez mais baratos, viabilizando compartilhar arquivos em rede de forma profissional, com velocidade, proteção e segurança. NAS domésticos podem centralizar arquivos de toda a família, compartilhar fotos, filmes e documentos por um único dispositivo além de fazer backup automático de todos os PCs e celulares da casa.
Trunking, deduplicação, thin privisioning, cluster e RAID são termos que estão cada vez mais presentes em nossa rotina. Recursos de servidores corporativos, antes com custos proibitivos, já estão disponíveis com servidores de arquivos de baixo custo. Storages NAS com discos rígidos SATA já são alternativas viáveis para aplicações como backup, cold storage, archiving e file server.
Determinar corretamente o número de acessos simultâneos e o tipo, tamanho e quantidade de arquivos compartilhados ajuda na correta definição do sistema. Além disso, a velocidade, segurança e redundância do equipamento também são importantes. Sistemas com mais hard disks, portas LAN e maiores processadores entregarão melhor resultado, mas custarão mais caro.