Atendimento por WhatsApp

Recuva, um software para recuperar arquivos excluídos ou corrompidos

Um dia ruim começa quando nosso computador demora para iniciar ou apresenta alguma dificuldade ao acessar os aplicativos de uso.

O problema é que esse tipo de comportamento está relacionado à falhas do hard disk ou módulo SSD, ou seja, o sistema de armazenamento de nosso dispositivo.

Todas nossas fotos, vídeos, mensagens e outros registros digitais são armazenadas lá, e desempenham um papel significativo na preservação de nossas memórias.

Além disso, um disco corrompido no computador da empresa afeta a produtividade, gera prejuízos, danos à reputação e problemas legais, afetando negativamente a operação.

Nessa hora, aplicativos como o Recuva da Piriform podem ajudar a diminuir a tensão, recuperando as partições e arquivos corrompidos ou excluídos acidentalmente.

O que é Recuva?

O que é Recuva?

Recuva é um software gratuito para recuperação de dados desenvolvido pela Piriform. Esse utilitário foi projetado para ajudar a recuperar arquivos apagados ou danificados acidentalmente de computadores, unidades SSD, pen drives, cartões de memória e outros dispositivos de armazenamento.

O software é compatível com sistemas operacionais Windows e suporta uma ampla variedade de tipos de arquivo, incluindo documentos, imagens, vídeos e músicas.

O utilitário possui uma interface intuitiva que permite selecionar os tipos de arquivo que desejam recuperar e escolher o local de armazenamento para onde serão direcionados os dados recuperados.

Além disso, o programa oferece opções para varredura profunda de dados e a capacidade de visualizar arquivos antes de recuperá-los.

Quais são as versões do software estão disponíveis para download?

O Recuva está disponível em duas versões, a Free e a Professional. Além disso, o CCleaner Professional Plus também incorpora o Recuva Professional, acrescentando ainda recursos para a limpeza de disco e a compatibilidade com Android e Mac.

O Recuva Free é a versão gratuita do software. Ele oferece recursos básicos de recuperação de dados e é adequado para usuários domésticos que precisam recuperar arquivos perdidos ou excluídos ocasionalmente.

Essa é a versão básica do sistema, mas suporta a recuperação de vários tipos de arquivos e permite a realização de varreduras rápidas e profundas.

Já o Recuva Professional é a versão paga do software, e agrega recursos como a capacidade de recuperar arquivos virtualmente de qualquer dispositivo de armazenamento, como discos rígidos, pen drives e cartões de memória.

Conheça os melhores storages para backup

O Recuva recupera dados de um HD com problemas mecânicos?

O Recuva foi projetado para recuperar arquivos devido a falhas lógicas, como exclusão acidental, formatação e a corrupção de arquivos. No entanto, ele não é uma ferramenta projetada para lidar com problemas mecânicos em discos rígidos.

Problemas mecânicos geralmente envolvem falhas físicas no disco rígido, como problemas com a cabeça de leitura/gravação, motor ou platters.

Nesses casos, o processo de recuperação de dados é mais complexo e pode exigir a intervenção de especialistas em recuperação de dados e o uso de equipamentos especializados.

Caso seu disco rígido esteja enfrentando problemas mecânicos, é aconselhável desligá-lo e procurar ajuda profissional de uma empresa de recuperação de dados.

Continuar a usar um HD corrompido por falha mecânica pode agravar a situação e aumentar a chance de perda permanente de dados.

O Recuva recupera dados de um HD com problemas mecânicos?

É possível perder dados ao tentar recuperar partições ou dados defeituosos?

Um disco com problemas de software tem grandes chances de parar de funcionar imediatamente, por isso deve ser poupado de continuar trabalhando rotineiramente na escrita e leitura de dados.

O Recuva, bem como outras ferramentas para a recuperação de arquivos excluídos, exige medidas preventivas para funcionarem de forma segura. As principais preocupações sobre o assunto envolvem:

Sobrescrever dados: Ao tentar recuperar arquivos, é importante não salvar os arquivos recuperados na mesma partição ou unidade de onde estão sendo recuperados.

Isso ocorre porque o processo de recuperação pode sobrescrever os dados existentes, reduzindo a chance de uma recuperação bem-sucedida.

Manipulação incorreta de partições corrompidas: Se você está lidando com partições corrompidas, é importante ter cuidado ao tentar recuperar dados.

O Recuva pode não ser a solução mais adequada para esse tipo de situação, e pode ser necessário procurar outras ferramentas especializadas na recuperação de partições ou serviços profissionais de recuperação de dados.

Problemas mecânicos não detectados: Se o disco rígido tiver problemas mecânicos não detectados, o uso do Recuva ou de qualquer outra ferramenta pode agravar a situação e aumentar a chance de perda permanente de dados.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como utilizar o software de maneira segura?

Recuperar dados é um processo sem garantia de sucesso e geralmente deve ser feito por especialistas.

No entanto, caso a ideia seja economizar, isole o disco com problemas, restaure o ambiente instalando um novo hard disk e recupere seu último backup.

Conecte o disco corrompido ao computador como uma unidade de armazenamento secundária e não instale ou salve nenhum novo arquivo ou programa nessa unidade.

Instale o Recuva no novo hard disk. Ao executá-lo, faça a varredura do disco corrompido e localize os arquivos que serão recuperados.

Em caso de sucesso, salve esses dados em um dispositivo de armazenamento diferente daquele em que os dados originais estão localizados.

Caso você suspeite que está lidando com problemas mecânicos ou corrupção de partições, considere procurar ajuda profissional ou usar ferramentas especializadas.

Nossos dados estão em risco

Não existe um sistema de armazenamento infalível. Todos estão sujeitos a problemas, seja um hard disk, cartão de memória ou módulo SSD.

Essas falhas acontecem sem avisar e ocorrem por diversos fatores, como o fim de vida útil do produto, falhas de hardware, energia, vírus ou mal uso.

A perda de dados é um perigo real, que pode levar a problemas como redução na produtividade, prejuízos financeiros, danos à reputação e problemas legais.

Fotos, vídeos, mensagens e outros registros digitais também podem simplesmente desaparecer, causando angústia emocional e tristeza, uma vez que momentos únicos e insubstituíveis são irremediavelmente perdidos.

Nossos dados estão em risco

Onde fazer download do software Recuva?

Para fazer o download do Recuva, visite o site oficial da CCleaner, empresa responsável pelo software.

Nesta página você encontrará as opções para baixar a versão gratuita do Recuva, bem como informações sobre a versão profissional, caso você precise de recursos adicionais.

Lembre-se sempre de utilizar fontes confiáveis para baixar o software, evitando riscos associados a downloads que podem conter malware ou versões modificadas do programa.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

A recuperação de dados e os sistemas de backup

A perda de dados pode ter consequências devastadoras, tanto em termos práticos quanto emocionais. Para minimizar esses riscos, fazer backup de todos os dados de nossos dispositivos é a melhor solução.

O Recuva é um ótimo software para a recuperação de dados, mas não resolve problemas de hardware em sistemas de armazenamento.

Reforçando: A melhor forma de proteger nossa vida digital é manter um backup sempre atualizado, fora do dispositivo de armazenamento em produção e pronto para recuperar os dados em caso de imprevisto.

Ter cópia dos arquivos importantes é a única forma realmente segura para preservar dados valiosos, minimizar o tempo de inatividade de uma empresa e diminuir o impacto negativo em atividades diárias.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Qual a melhor forma de fazer backup automático?
Qual a melhor forma de fazer backup automático?

Backup Automático? Temos as ferramentas certas para evitar a perda de dados. Um storage NAS permitem centralizar os backups num único local.

7 melhores práticas para montar uma política de backup
7 melhores práticas para montar uma política de backup

Uma política de backup bem estruturada e funcional garante que cópias dos dados estejam sempre disponíveis quando necessárias. Entenda como montá-la!

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.