Manter as operações sempre online é um desafio para as empresas. Uma boa prática antes de adotar qualquer nova solução de backup é entender quais são os principais riscos de perda de dados e montar um plano com as medidas que devem ser adotadas de forma preventiva.
Definir a periodicidade, valor do investimento, estratégia, estrutura e o tipo de backup varia de acordo com cada aplicação, bem como optar em manter backup local ou off-site. Aplicações sensíveis ao downtime como o backup de máquinas virtuais exigem soluções de alta performance.
Usuários sem uma cultura de TI muitas vezes utilizam HDs externos e memórias flash USB para backup. Apesar de preços competitivos, esses equipamentos são verdadeiras "bombas-relógio", pois falham constantemente, não possuem redundância e causam a perda de dados.
Muitas empresas ainda replicam seus dados para máquinas mais antigas via rede, seja através de serviços como o protocolo iSCSI (Windows, Linux ou Mac) ou Rsync (Linux). O problema é que essas unidades de discos obsoletas geralmente falham e são a principal causa de perda de dados.
Sistemas como drives LTO, DLT, AIT e DDS já fazem parte do passado. Apesar de muito utilizadas na década passada, armazenar e manter fitas fora do ambiente do datacenter tornou-se um grande problema, principalmente por problemas na recuperação de dados e os custos associados.
Os NAS são dispositivos de armazenamento conectados a qualquer rede local ou servidor. Esses sistemas permitem organizar, armazenar e possuem ferramentas para fazer backup automático de diversos computadores via rede local.
Fazer backup em sistemas de disco é a melhor solução para backup em pequenas e médias empresas. Os NAS Qnap são fáceis de instalar, configurar, funcionam em qualquer ambiente e possuem vários mecanismos contra falhas.
Procurando a melhor solução de backup para sua empresa? Os storages NAS custam pouco e são fáceis de operar. Traga seu projeto e tire suas dúvidas com nossos especialistas.