Qual a melhor solução de armazenamento em nuvem para pequenas empresas

Melhor solução de armazenamento em nuvem para pequenas empresas

Muito se fala sobre os benefícios do armazenamento em nuvem, mas em alguns casos nada fica muito claro, principalmente quando o assunto é como escolher um serviço de nuvem para a pequena e média empresa.

Antes de contratar um serviço de cloud storage para sua empresa, vale a pena revisar conceitos importantes sobre o assunto e entender quais são as alternativas para armazenar e compartilhar dados via internet.

Simplesmente transferir seu sistema de armazenamento para um datacenter pode não ser a melhor solução para manter seus dados seguros e sempre online, por isso confira nossas dicas.

Enterprise storages Qnap

O que é armazenamento em nuvem?

Para entender o que significa armazenamento em nuvem é necessário ter uma visão clara do que é a nuvem. Resumindo em uma linha, nuvem é um serviço de computação que qualquer pessoa ou organização pode acessar remotamente, via conexão internet, gratuitamente ou mediante pagamento de mensalidade.

Sistemas de cloud computing podem executar programas ou armazenar arquivos. Alguns serviços de nuvem permitem as duas coisas, onde o armazenamento é apenas parte de um sofisticado ambiente computacional.

Para simplificar, pense no armazenamento em nuvem como um grande HD externo dentro de um datacenter, ao qual sua empresa se conecta por meio de uma rede específica (provavelmente via Internet).

O que é armazenamento em nuvem?

Assim, armazenamento em nuvem é um espaço virtual seguro e sempre online, próprio ou de terceiros, fornecido por um provedor de serviços ou um sistema para esse fim, que pode ser acessado através de um navegador ou aplicativo via internet.

Qual a diferença entre armazenamento local e de nuvem?

A diferença básica entre um sistema de armazenamento de dados local e o de nuvem é o destino final dos arquivos e pastas: Enquanto um servidor, storage ou hard disk local mantém seus dados dentro da empresa, um serviço de nuvem disponibiliza espaço numa área (instância) de algum datacenter.

Por possuir uma série de variações, os termos backup em nuvem, armazenamento online, drive de nuvem, backup online e hospedagem de arquivos também podem ser considerados como soluções de armazenamento em nuvem.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são os principais serviços de armazenamento em nuvem do mercado?

O iCloud (Apple), Google Drive (Google), OneDrive (Microsoft), Dropbox (Dropbox) e Box (Box) são os cinco principais provedores de armazenamento em nuvem.

Esses serviços atendem milhões de usuários, disponibilizando pequenos hard disks virtuais para empresas e usuários, gratuitamente ou através da cobrança de mensalidades.

Quais os tipos de nuvens disponíveis?

Uma nuvem empresarial pode usar a própria infraestrutura de TI ou datacenter da organização (nuvem privada), usar datacenters internos e externos simultaneamente (nuvens híbridas), ou contratar o espaço sob forma de serviço de provedores como os mencionados (nuvem pública).

O armazenamento de nuvem para pequena empresa

O armazenamento em nuvem pode cobrir dezenas de diferentes demandas dentro de uma empresa.

Pequenos escritórios geralmente precisam apenas disponibilizar arquivos e pastas para diversos funcionários para acesso via web, e nesses casos as alternativas mais simples são:

1- Utilizar serviços de armazenamento em nuvem como o Google Docs, Dropbox, Box ou iCloud
2- Instalar um storage NAS e criar uma nuvem privada de dados

O armazenamento de nuvem para pequena empresa

A contratação do armazenamento em nuvem

A primeira alternativa é a mais barata (às vezes até grátis) e indicada para compartilhar poucos arquivos e pastas na nuvem.

Apesar de usuários domésticos utilizarem esse tipo de serviço com frequência, a maioria das empresas, inclusive as pequenas, precisa de recursos profissionais, como o gerenciamento dos dados e o controle dos acessos feitos pelos usuários.

Armazenar e compartilhar arquivos de toda corporação no mesmo ambiente pode exigir muito espaço de armazenamento, por isso nem sempre o valor cobrado por provedores para hospedar os dados não estruturados acaba justificando esse tipo de solução.

Riscos do armazenamento em nuvem pública

Além disso, contratar ambientes em provedores para compartilhar arquivos via internet geralmente significa disponibilizar os dados da empresa sem controle, onde qualquer funcionário mal-intencionado pode acessar indevidamente, alterar ou excluir arquivos.

Outro ponto a ser considerado é que compartilhar informações através desses serviços pode fugir totalmente do controle da organização, possibilitando o vazamento de dados importantes por falta de processos definidos ou erro humano.

Esses riscos, aliados a preocupações como manter a privacidade das informações armazenadas e manter custos com mensalidades sob controle levam muitas empresas a montar sua própria nuvem privada.

Um NAS para criar uma nuvem privada de armazenamento

A segunda alternativa é instalar um storage NAS e criar uma nuvem privada de armazenamento.

Esses equipamentos são fáceis de instalar, possuem diversas ferramentas úteis para gerenciamento e são capazes de compartilhar arquivos e pastas via internet de forma simples e segura.

Criar um drive na nuvem utilizando um NAS para compartilhar documentos e dados não estruturados como planilhas, textos e imagens via internet é muito simples e não exige a ajuda de profissionais de TI.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Um servidor de arquivos sempre online e gratuito

Um NAS com apenas 2 hard disks pode facilmente entregar 8TB de armazenamento sem grandes complicações e, com apenas uma conexão de banda larga, é capaz de atender a maioria das demandas de compartilhamento de arquivos (via internet) de uma pequena empresa.

Isso significa não apenas compartilhar os documentos de escritório, mas também outros arquivos como vídeos e imagens, sem riscos de segurança, problemas de privacidade e a cobrança de mensalidades.

Um NAS para criar uma nuvem privada de armazenamento

Como compartilhar pastas e arquivos via internet sem mensalidades?

Os storages NAS Qnap fornecem diversas ferramentas para a criação de uma nuvem de armazenamento particular, incorporando recursos de gerenciamento como criação de pastas, privilégios, autenticação por login e senha, registro de atividades de usuários, criptografia de dados e capacidade ilimitada.

Outro ponto importante ao criar uma nuvem de armazenamento privada é manter seus dados seguros e longe de acessos não autorizados.

Isso significa mais segurança e privacidade para os dados corporativos. Além disso, um NAS não cobra mensalidades, não exige upgrades de planos e pode ser facilmente expandido.

A única desvantagem desse sistema é o maior desembolso inicial, pois comprar um storage custa mais caro que simplesmente contratar um serviço de armazenamento na nuvem.

O acesso remoto ao software administrativo da empresa

O acesso remoto ao software administrativo da empresa

Além de todas vantagens listadas, montar o sistema de armazenamento de nuvem da empresa utilizando um storage NAS Qnap entrega vantagens adicionais, como a facilidade de montar um servidor VPN.

Esse serviço pode, por exemplo, permitir acesso remoto aos softwares administrativos baseados em Windows e antigas versões do SQL sem grandes complicações, além de também fornecer capacidade de armazenamento para montar um servidor de backup na nuvem.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas: Somos distribuidores autorizados Seagate, Western Digital, Qnap, Synology, Infortrend e especialistas em sistemas de armazenamento de dados.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Criar uma nuvem privativa com hardware próprio é simples e pode ser vantajoso para diversas aplicações. Confira algumas dicas antes de contratar uma.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp