Backup em HD externo? Isso não garante que seus dados estarão seguros

Os HD externos USB já fazem parte de nosso cotidiano. Diversos fabricantes como Samsung, Seagate, WD e LaCie tem disponibilizado uma grande variedade de modelos, com capacidades e recursos impressionantes. Difícil fugir dos preços competitivos e da promessa de ter os dados protegidos. Mas será que manter nosso backup em HD externo é realmente seguro?

Backup em HD Extreno é realmente seguro?

Entendendo o problema

Para diminuir a chance da perda de informações, precisamos mapear o processo de produção de dados e a forma que os mesmos estão sendo armazenados. Todos sabemos que os computadores já possuem uma área interna de armazenamento, seja um hard disk ou uma memória SSD.

Esses discos são uma espécie de extensão da memória principal do computador, que mantém nossos aplicativos e dados sempre disponíveis. Porém, por receber todos nossos arquivos, esse espaço nem sempre é valorizado como deveria.

Com o passar do tempo, mais e mais conteúdo é produzido e armazenado nessas áreas, aumentando a quantidade de informações e a importância do nosso acervo de informações. Nesse ponto surge a necessidade de manter uma ou mais cópias de segurança de nossos dados, sejam fotos, filmes ou documentos corporativos.

Hard disks falham

Hard disks falham

Apesar de muito confiáveis, hard disks internos podem falhar. E falham! O que poucos usuários sabem é que hard disks são equipamentos eletrônicos que possuem partes internas mecânicas, que sofrem desgaste com o uso e por isso possuem um tempo de vida útil. Como os hard disks internos são acionados toda vez que o computador é ligado, a tendência é que em algum momento os mesmos parem de funcionar, e sem nenhum aviso prévio.

E as memórias SSD?

Memórias SSD

Memórias SSD já equipam alguns computadores e são uma alternativa mais confiável e robusta que discos rígidos, pois não possuem partes mecânicas. A pegadinha nesse caso é que cada tipo de memória permite que a informação seja reescrita por um número limitado de vezes, também deixando de funcionar inadvertidamente.

Utilizando HD externos para backup

Utilizando HD Externo para backup

Os discos externos são um meio popular para fazer backup de dados: Eles são baratos, simples de usar e podem ser encontrados com facilidade. Por serem fáceis de instalar, tornaram-se o principal meio para manter a segunda cópia das informações contidas em nossos computadores, principalmente em residências e pequenas empresas. O grande problema é que o principal componente do HD externo é um HD interno! Óbvio, porém assustador.


Vantagens e Desvantagens de fazer backup em discos externos

Vantagens em fazer backup em discos externos

A primeira vantagem visível é que fazer backup em HD externo é barato. Comparado a outros sistemas de backup online, o custo por Terabyte de um disco é imbatível. Além disso, esses custos tendem a diminuir de acordo com a capacidade e o tipo de conexão do disco: Quanto maior ele for, menor será seu custo por terabyte.

Outra vantagem é a rapidez com que HDs externos fazem o backup de arquivos. Copiar dados para um disco rígido é muito mais rápido do que fazer upload para armazenamento on-line, utilizar serviços de nuvem ou gravar dados em pen-drives, DVD ou CD. Discos rígidos com conexões USB3.0, USB-C ou thunderbolt tornam essa transferência de dados ainda mais rápida, desde que seu PC ou Mac tenha uma porta compatível para obter o benefício.

Outro ponto que vale considerar é a facilidade para transportar as informações. O backup em disco externo sempre possibilita transportar os dados copiados para fora do ambiente de produção, mantendo uma cópia dos dados longe de eventuais problemas que possam ocorrer.   

E desvantagens..

O grande risco em fazer backup em qualquer tipo de HD é que eles não estão imunes aos mesmos problemas que afligem os PCs. Perda de dados devido à falha mecânica, problemas elétricos e falta de energia são apenas algumas situações que causam risco aos arquivos.

HDs externos também sofrem com roubos, furtos e quedas, além de vírus ou corrupção de dados na unidade de armazenamento do computador. Como todas as informações salvas são replicadas para um único dispositivo, os mesmos ficam tão vulneráveis quanto o sistema principal (computador). A falta de segurança ocasionada pela portabilidade dos HDD externos também preocupa, pois manter todas as informações da empresa num equipamento portátil que pode ser facilmente transportado chega a ser irracional.

Além disso, apagar arquivos por engano pode imediatamente gerar uma cópia incompleta dos dados no sistema de backup. Nesses casos o erro é imediatamente replicado, pois sistemas que atualizam automaticamente a cópia do hard disk interno para dispositivos externos também excluirão os dados do backup.

Outro ponto a ser considerado é que a maioria dos softwares que fazem cópias em disco nem sempre dispõe da flexibilidade de sistemas profissionais para backup, não permitindo tipos de backup como o incremental ou diferencial, que são mais rápidos e eficientes que fazer a cópia completa dos dados.

Além disso, a grande maioria dos softwares de backup que acompanham discos rígidos não permitem salvar diferentes versões do mesmo arquivo, mantendo apenas os arquivos mais atualizados. Isso impossibilita a recuperação dos arquivos salvos em versões anteriores, além de também não permitir recuperação dos dados já excluídos.

Storage NAS para backup

Storage NAS para backup

Storage NAS é uma unidade de armazenamento acessada via rede local. Com recursos robustos para serem servidores de backup, esses equipamentos possuem redundância de hardware através de recursos como o RAID, softwares de backup com controle de versões e podem ser instalados longe do computador principal. Isso evita que sinistros locais também danifiquem o sistema de backup.

Outra vantagem desses equipamentos é que os mesmos permitem que vários PCs façam backup e acessem arquivos simultaneamente, via rede local ou doméstica. A ControleNet é especialista em sistemas de armazenamento para residências e empresas.

Fique por dentro do mundo dos storages