Como fazer backup automático?


Perdi meus dados e agora?

Perdi meus dados, e agora?

Conhece alguém que perdeu todas informações e não possuía backup? Saiba que uma série de ferramentas podem evitar desastres como esses. Sistemas de backup automático já são uma realidade acessível para a maior parte dos consumidores.

Todos os dias arquivos, fotos, filmes e uma incontável quantidade de informações importantes são armazenados em computadores, notebooks, celulares, tablets e um sem-número de outros dispositivos.

O objetivo do backup é manter essas informações numa eventual perda dos arquivos em uso, seja por erros do usuário, sabotagem ou mau funcionamento dos equipamentos que guardam as informações. Uma cópia de segurança dos dados nessa hora é essencial para continuidade de operações de uma empresa ou resgatar aquela foto de um ente querido que já partiu.

Equipamentos de Backup

A primeira regra para ter sucesso na recuperação de dados em caso desastre é que a cópia de segurança não deve estar armazenada no mesmo equipamento que processa os dados à serem protegidos. É comum computadores e sistemas de backup sofrerem sinistros simultâneos como furto, mau funcionamento, incêndio ou outros desastres quando estão instalados num mesmo local físico.

Fuja de equipamentos que devem ser instalados ao lado do computador como HDs Externos, Pen-Drives ou Mídias em geral. Por tratar-se de um evento inesperado, o desastre pode ser abrangente e irrecuperável. Prefira manter seus backups longe dos originais, sempre atualizados e preferencialmente protegidos por senha. Além disso, a maioria dos softwares permite backup automático, de forma agendada e organizada: Um sistema de backup organizado é importante na hora de recuperar informações. 

Storage NAS são dispositivos ligados através de conexão de rede idealizados para esse fim e que possuem uma série de vantagens sobre as demais alternativas existentes.

Softwares Gratuitos

Temos hoje uma quantidade imensa de softwares gratuitos para backup, porém nem sempre os mesmos suportam backup de aparelhos como smartphones, tablets e demais eletrônicos.

Outro ponto importante é que esses softwares sempre precisarão de um equipamento para armazenamento seguro.

Pequenos servidores NAS equipados com 2 HDs possuem redundância em caso de falha, acompanham softwares de backup automático com controle de versões e seus preços diminuíram muito. 

Softwares gratuitos
Backup na Nuvem

Backup na Nuvem

Como já falamos em nosso artigo de Cloud Storages o backup em nuvem é uma tendência que vem ganhando força entre os mais antenados, porém esse serviço é limitado por capacidade, pelos controles disponívies e pela velocidade de transmissão de dados que sua conexão permite.

Serviços gratuitos quase nunca disponibilizam espaço suficiente para o backup completo e é preciso ter certeza que a política de privacidade do prestador de serviços seja séria para que seus dados não caiam em mãos erradas. Além disso, numa eventual perda de dados local, nem sempre downloads demorados serão uma boa resposta para contornar um desastre. 

Backup Automático

Rotinas de Backup automática para destinos variados já são realidade para diversos softwares do mercado. Além do backup, celulares, tablets e computadores com diferentes sistemas operacionais podem ter arquivos sincronizados em tempo real com cloud storages ou provedores de espaço, facilitando assim a vida de quem não pode perder tempo atualizando backup. Esses backups automáticos podem ser realizados de forma agendada ou manual, dependendo do aplicativo escolhido.

Storages NAS Qnap

Servidores NAS (network attached storage) locais para backup automático são perfeitos para quem precisa de resposta imediata em caso de perda de dados. A Qnap fornece ferramentas que automatizam o backup, como o Netbak Replicator, RTRR (replicação de dados em tempo real) e sincronização de dados Rsync para sistemas profissionais.

Storages NAS Qnap

Dentre as vantagens de se utilizar um storage para backup automático temos:

  1. Instalação em qualquer local físico da empresa ou residência através de um cabo LAN;
  2. Proteção dos dados através de sistemas de redundância de hardware (RAID);
  3. Administração e gerenciamento dos dados copiados com recursos de segurança como senhas, VPNS, proteção por IPs e registros de Login;
  4. Não dependência de provedores (nem sempre confiáveis!) ou links de internet;
  5. Os dados não são enviados para servidores de terceiros, a informação “fica em casa”, diminuindo assim a chance de dados confidenciais serem acessados indevidamente;
  6. Espaço ilimitado quando comparado com sistemas “backup as a service”. O preço por terabyte de um storage é bem menor que áreas de armazenamento de provedores de backup em nuvem;
  7. Nenhum custo mensal de administração ou para hospedagem dos dados, o desembolso é feito de uma única vez;

O software Netbak Replicator é gratuito e acompanha todos modelos de Storages NAS Qnap, desde pequenos equipamentos domésticos até grandes sistemas empresariais. Com ele é possível realizar backup automático de documentos, fotos, músicas e vídeos armazenados em computadores, tablets e notebooks de forma agendada ou em tempo real.

Formas de Backup automático com Storages Qnap

1 - Sincronização em tempo real

Diferentes dispositivos podem ser sincronizados em tempo real, onde o backup é realizado ao adicionar, editar, deletar ou renomear qualquer arquivo em pastas pré-determinadas. Isso vale, para celulares, tablets e PCs.

2 - Backup automático agendado de vários dispositivos para um único local

Com os backups centralizados num único local físico é possível maior controle e organização das informações. O agendamento automático entrega flexibilidade, pois permite backup fora dos horários de trabalho, não sobrecarregando a infraestrutura durante o expediente.

3 – Recuperação do backup em diferentes equipamentos

Em caso de problemas com um dos computadores, o backup poderá ser restaurado em outro equipamento, facilitando assim a solução de problemas urgentes.

4 – Software sem limitação do número de usuários

Alguns softwares de mercado são cobrados de acordo com o número de licenças utilizadas. Isso quer dizer custos adicionais num eventual crescimento da empresa.

Os storages NAS Qnap acompanham software de backup automático sem limite por usuários.

Backup automático e Funcional

Mesmo com todos os cuidados para manter os dados intactos em caso de desastre e um sistema de recuperação eficaz, não é raro a perda de dados nas mais diversas situações, principalmente por falha humana.

Essas perdas podem representar dias de trabalho, lembranças irrecuperáveis, lucros cessantes ou mesmo a paralisação total de organizações de todos os portes. Ao escolher seu próximo sistema de backup, lembre-se sempre que o maior custo sempre será o da informação armazenada e não recuperada!

Fique por dentro do mundo dos storages