Como fazer backup automático?


Perdi meus dados, e agora?

Conhece alguém que perdeu todas informações e não possuía backup? Saiba que uma série de ferramentas podem evitar desastres como esses. Todos os dias arquivos, fotos, filmes e uma incontável quantidade de informações importantes são armazenadas em computadores, notebooks, celulares, tablets e um sem-número de outros dispositivos.

O objetivo do backup é manter essas informações seguras, possibilitando a pronta recuperação numa eventual perda dos arquivos em uso. Seja por erro humano, sabotagem ou mau funcionamento dos equipamentos, estamos sempre sujeitos alguma perda inesperada de informações. Nessa hora, uma cópia de segurança dos dados é essencial, seja para continuidade de operações de uma empresa ou para resgatar aquela foto de um ente querido que já partiu.

Perdi meus dados, e agora?

Equipamentos de Backup

Numa eventual perda de informações, a primeira regra para a recuperação de dados através do backup é não manter as cópias de segurança no mesmo equipamento que os arquivos originais. Computadores com um único hard disk não podem possuir arquivos de uso e seus respectivos backups no mesmo local, sob pena de que qualquer falha no sistema ocasionar a perda de todos os dados simultaneamente.

Fuja de soluções improvisadas como HDs Externos, pen-drives ou mídias como CDs ou DVDs para fazer backup de informações importantes. Esses sistemas foram desenvolvidos para outras aplicações, estão sujeitos a falhas e estão longe de ser uma solução de backup profissional. Unidades de armazenamento com arranjos de discos são mais confiáveis e estão cada vez mais acessíveis.

Sistemas de fita como LTO, RDX ou DLT são alternativas válidas, com a vantagem ter grande capacidade de armazenamento e poder ser transportadas para fora do ambiente de produção, porém como a desvantagem de estarem sujeitas a furtos e do inconveniente de nunca estarem totalmente atualizadas com os dados produzidos.

As soluções instaladas fisicamente próximas ao ambiente de produção só serão eficazes caso aceitem mídias que possam ser transportadas após a realização dos procedimentos de backup. É comum que computadores, servidores e outros equipamentos de um mesmo ambiente sofram sinistros simultâneos como furto, mau funcionamento, vandalismo, incêndio ou outros desastres.

Para manter informações importantes sempre seguras e atualizadas, a indústria tem incorporado recursos interessantes aos sistemas de backup, como hardware a prova de falhas e softwares com controle de versões das cópias. Storage NAS são dispositivos ligados através de conexão de rede idealizados para esse fim e que possuem uma série de vantagens sobre as demais alternativas existentes.

Por tratar-se de um evento inesperado, o desastre pode ser abrangente e irrecuperável. Assim, manter o backup (equipamentos e dados) longe da infraestrutura de TI original, sempre atualizado e preferencialmente protegido por senha são dicas valiosas para manter as informações seguras. Mesmo soluções profissionais oferecidas por serviços de nuvem merecem alguma contingência, por isso realizar a replicação dos dados para outros datacenters também é uma boa prática para evitar perda de dados.

Softwares Gratuitos

Temos hoje uma quantidade imensa de softwares gratuitos para backup, porém nem todos suportam diferentes sistemas operacionais ou conteúdo gerado por computadores, smartphones, tablets e demais eletrônicos. Caso o problema seja apenas manter os dados de um celular seguros, a maioria das operadoras oferece esse serviço gratuitamente através de serviços como backup em nuvem, limitando o espaço de acordo com o plano contratado.

Para manter e gerenciar localmente informações pessoais ou empresariais geradas por diversos dispositivos, a recomendação é a compra de um equipamento de backup.

Pequenos servidores NAS equipados com 2 HDs são fáceis de instalar, possuem redundância em caso de falha, acompanham softwares de backup automático e seus preços tem diminuído muito. Com eles é simples centralizar backup de diversos computadores, celulares e tablets de residências e pequenas empresas, mantendo os dados sempre atualizados e disponíveis.

Softwares de backup gratuitos

Backup na Nuvem

Como já mencionado em nosso artigo sobre Cloud Storages, o backup em nuvem é uma tendência que vem ganhando força entre os mais antenados, porém esse serviço ainda é limitado por capacidade, custos, facilidade no gerenciamento e a velocidade de transmissão dos dados que a conexão contratada permite.

Serviços gratuitos quase nunca disponibilizam espaço suficiente para um backup completo, por isso vale a pena entender quais são os detalhes técnicos numa eventual contratação. Além disso, é preciso ter certeza que a política de privacidade do prestador de serviços seja séria para que os dados enviados não caiam em mãos erradas.

Outro ponto importante é o tempo de recuperação em caso de uma eventual perda de dados local, pois nem sempre downloads demorados serão uma boa resposta para contornar o imprevisto. Traga seu projeto. Nós da ControleNet somos especialistas em armazenamento de dados e estamos preparados para auxiliá-lo na escolha da melhor solução de backup.

Fique por dentro do mundo dos storages