Cloud Storages, o armazenamento de dados em nuvem está em alta!


Comece entendendo a nuvem

Como conceito, cloud computing ou computação em nuvem nada mais é do que a utilização da informação e aplicativos disponíveis em datacenters, storages corporativos ou media centers domésticos através de conexões de internet.

Programas e informações de todo tipo são disponibilizadas para os mais diversos fins diariamente, como o acesso e compartilhamento de dados corporativos, armazenamento e distribuição de fotos e filmes, replicação de informações on-line e muito mais. Todo esse conteúdo e ferramentas de trabalho são disponibilizados e compartilhados através de provedores públicos ou privados e formam a internet como conhecemos.

O conceito "cloud" tem como principal mote a liberdade de acesso à informações e disponibilidade de aplicativos através da internet, sem restrições como horário de acesso ou localização do usuário, além de possibilitar acesso através de smartphones, tablets e todo tipo de dispositivo conectado à internet.

Outro ponto a ser destacado é que o armazenamento e processamento de dados acontece em servidores de datacenters e o tráfego ou uso do sistema é tarifado como serviço.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Alguns desses serviços de nuvem estão disponíveis para usuários gratuitamente, como o armazenamento e compartilhamento de dados, bem como a utilização de alguns aplicativos sob demanda, sendo que nesses modelos de negócios os usuários não têm contato com a instalação física ou infraestrutura técnica alocados.

Entendendo a nuvem cloud storage

Cloud as a Service?

Serviços de armazenamento e compartilhamento em nuvem estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, por isso dúvidas como "Meus dados estão seguros?", "A empresa que hospeda minhas informações é confiável?"  ou "Esse serviço gratuito é confiável?" ficam sempre martelando em nossas cabeças.

Lembrando do clichê “Não existe almoço gratuito” em algum momento as contas sempre chegam, e das mais diversas formas: Custo de hospedagem, espaço, anti-vírus, firewall, processamento, etc.

Nesse cenário, aliando a pressão contínua por redução de custos e a melhora contínua nos serviços, empresas ou usuários domésticos começam a construir seus próprios cloud servers ou personal cloud storages.

Cloud as-a-service

Cloud Storage, Private Cloud em Personal Cloud Storage

O conceito cloud implementado nos novos discos externos e storages com conexão LAN é um recurso interessante para armazenar e compartilhar informações via web, sem custos mensais de provedores, não abrindo mão de segurança e gerenciamento dos dados armazenados.

Com diferencial de custos significativo, o armazenamento em nuvem pessoal ou privado baseado em cloud storages tem cada vez mais adeptos, principalmente pelos custos competitivos, facilidade de implementação e administração, acesso e controle, além do sistema poder estar localizado próximo fisicamente ao administrador do sistema.

Os serviços de nuvem e suas variações de nomenclatura, disponíveis em personal cloud storages ou Cloud NAS, que tem como principal foco entregar serviços de armazenamento e compartilhamento de conteúdo digital pela web da mesma forma que grandes provedores, porém através de sistemas de armazenamento pessoais ou servidores conectados à internet.

Cloud Storage - Private cloud em personal cloud storage

Qual o tamanho da minha nuvem?

Serviços em nuvem variam de acordo com cada necessidade, podendo se resumir a um único disco rígido com conexão LAN, com algum sistema de gerenciamento e compartilhamento de informação ou gigantescos datacenters globais, equipados com sistemas caríssimos e equipes especializadas trabalhando 365 dias por ano.

O armazenamento em nuvem pessoal não pode ser complicado, por isso quanto mais simples o gerenciamento, acesso e configuração do sistema, melhor. Nesse cenário, empresas como QNAP, LaCie, Seagate e WD dispõe de ótimas soluções de um único disco para todos os bolsos.

Para usuários mais exigentes, os Cloud NAS de 2 ou mais discos entregam mais em termos de proteção e performance, pois permitem múltiplos HDs e conexões LAN, são mais seguros e dispõe de gerenciamento completo para o sistema.

Aplicações como backup e replicação de dados em nuvem pedem segurança adicional ao sistema, por isso é recomendado pelo menos 2 discos trabalhando. Cloud Storages com 2 ou mais discos permitem arranjos conhecidos como RAID, que possibilitam a gravação do mesmo conteúdo de forma simultânea em diferentes discos, substituição dos HDs defeituosos sem desligar o sistema, além de criptografia de dados, acesso privativo protegido por senha e hierarquia, bem como outros recursos que proporcionam proteção e performance.

Como storages NAS e Cloud Servers podem literalmente chegar a vários petabytes de informação e centenas de discos interligados, atendendo as mais diversas necessidades e orçamentos, sempre é recomendado falar com um especialista antes de comprar.

Qual o tamanho da minha nuvem

Publicar e Compartilhar

A criação e propagação de uma nuvem de dados via web requer alguns cuidados. Passos simples ao publicar o conteúdo de um cloud storage através da Internet é sempre bem-vindo, porém cuidados com a correta configuração de segurança e acesso das informações são determinantes para evitar preocupações futuras.

Acesso Seguro

Tecnologia como conexão VPN, acesso protegidos por senha e criptografia são parte integrante dos melhores cloud storages e devem ser configurados corretamente para evitar acesso não autorizado.

Além disso, um bom sistema antivírus também é desejável, uma vez que a troca de arquivos pode ser desastrosa caso haja algum arquivo infectado.

Cloud Multi-Plataforma

Com smartphones, notebooks e tablets cada vez mais presentes em nosso cotidiano, alguns cloud storages permitem operação multi-plataforma, onde dados podem ser acessados, salvos e sincronizados via internet.

Replicação, backup, acesso e sincronização de dados corporativos em tempo real, transmissão de fotos, músicas e filmes armazenados em celulares ou tablets podem ser armazenados diretamente no cloud server, mantendo informações atualizadas e disponíveis instantaneamente.

Qual Cloud Storage Comprar?

Sistemas de compartilhamento em nuvem já são realidade para as mais diversas necessidades e bolsos, onde uma grande variedade de produtos chega ao mercado quase que diariamente. Por isso vale lembrar que uma boa solução de nuvem é formada por hardware atual e confiável, pacote de softwares que complementem compartilhamento, performance e segurança de dados e que o mesmo possua serviços como suporte pré e pós-venda confiável.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é storage e quais são os principais modelos?

O que é storage e quais são os principais modelos?

Conheça os principais modelos, aplicações para uma unidade de armazenamento de dados e quais são as diferenças entre servidores NAS, DAS, SAN e FAS.

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Criar uma nuvem privativa com hardware próprio é simples e pode ser vantajoso para diversas aplicações. Confira algumas dicas antes de contratar uma.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.