VMS (Video Management System), uma Solução p/ Vídeo-Monitoramento

VMS (Video Management System), uma Solução para Vídeo-Monitoramento

O que é VMS?

VMS é uma solução de vídeo monitoramento profissional formada por servidores e softwares para gravação e gerenciamento de vídeo. Essas soluções de vídeo-segurança são baseadas no padrão Ip e é um termo relacionado a área de sistemas CFTV (circuito fechado de TV).

O termo VMS é geralmente atribuído principalmente aos softwares que fazem a gravação e o gerenciamento de câmeras de segurança, esse tipo de solução é amplamente utilizada em empresas e sistemas de monitoramento que envolvem centenas de câmeras.

A principal função de um software VMS é centralizar a gravação, o gerenciamento e o controle de várias câmeras em um único sistema. Porém, alguns VMS mais sofisticados podem também integrar outros sistemas como alarmes, sensores de detecção de incêndio, sistemas de identificação de placas de automóveis, controle de acesso como catracas e outros módulos de automação.

Qual a diferença entre um VMS e o software que acompanha uma câmera Ip?

Enquanto os softwares que geralmente acompanham as câmeras Ip possuem recursos limitados como apenas capturar e gravar imagens, um VMS é uma solução robusta para monitorar e gerenciar por vídeo o ambiente.

O VMS é uma plataforma para monitoramento de imagens que pode gerenciar várias câmeras Ip de forma simultânea, gerando avisos configuráveis por evento.

Alguns VMS corporativos possuem recursos como reconhecimento facial, criação de cerca eletrônica, contagem de pessoas, integração com outros sistemas e análise inteligente de eventos.

Recurso de reconhecimento facial em VMS corporativos

O que é um servidor de câmeras?

O servidor de câmeras é um computador onde o software VMS é instalado e executado. Esse computador que receberá todo o tráfego de dados gerados pelas câmeras. Além disso, é ele que vai gerenciar a gravação das imagens, além de disponibilizar o acesso as gravações anteriores e imagens em tempo real.

O servidor de câmeras pode ser um servidor comum com sistema operacional Windows, Linux ou MacOs instalado, desde que possua hard disks que suportem o fluxo contínuo de gravação de imagens.

Um servidor NVR (sigla para Network Video Recorder), considerado o sucessor dos DVRs (Digital Video Recorder), também pode ser usado para servidor de câmeras, com a vantagem de já possuir sistema operacional e o software de monitoramento incorporado ao equipamento.

Qual a diferença entre um NVR e um VMS?

Enquanto um NVR é um equipamento exclusivamente dedicado ao monitoramento de imagens e possui um software integrado para esse fim, o VMS precisa de um servidor com sistema operacional instalado (Windows, Linux ou MacOS) para funcionar.

O NVR é uma solução completa, que possui sistema operacional próprio, software VMS já integrado, recursos robustos contra a perda de dados e compatibilidade com centenas de câmeras Ip.

Alguns fabricantes de NAS como a Qnap permitem baixar o sistema de vídeo-vigilância em qualquer de seus equipamentos, cobrando o uso do software VMS de acordo com o número total de câmeras que será instalado.

Conheça a linha de storages Qnap

Tanto sistemas baseados em VMS quanto NVR utilizam a mesma infraestrutura das redes locais para transmitir dados (imagens das câmeras) para o servidor de gravação de vídeo.

Vários fabricantes e desenvolvedores possuem essas soluções de monitoramento em seus portfolios, por isso vale entender quais recursos são oferecidos em cada tipo de sistema antes de decidir.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Servidores de câmeras vs servidores NVR

Um servidor para câmeras Ip convencional não possui sistema operacional próprio nem VMS, por isso exige instalar um sistema operacional de terceiros (Windows Server, Cent OS, etc.) e o VMS escolhido.

Essa integração exige atualizações constantes, pois geralmente envolve três empresas: o fabricante do hardware, o desenvolvedor do SO e do sistema VMS.

Apesar de serem mais escaláveis e flexíveis, soluções baseadas em VMS custam mais caro que NVRs, exigem mais investimento em manutenção e geralmente são mais instáveis.

O NVR também é um servidor de câmeras, porém é uma solução que possui hardware com sistema operacional próprio e VMS embarcado, ou seja, é uma solução do tipo “tudo-em-um” de um único fabricante. Por não necessitar de sistemas operacionais ou softwares de terceiros, um NVR é uma solução pronta, estável e otimizada para a vídeo vigilância.

Quais são os melhores softwares VMS do mercado?

Como existe muitos desenvolvedores de softwares VMS no mercado, cada um voltado para algum segmento de mercado, é difícil generalizar qual é a melhor solução de monitoramento.

Instalações até 128 câmeras podem facilmente ser atendidas pelos storages NAS Qnap voltados para vídeo vigilância. Já projetos corporativos como monitoramento de centenas de localidades de forma centralizada e simultânea exigirão aplicativos mais robustos para esse fim.

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Os softwares VMS mais conhecidos no mercado são o QVR Pro, Surveon, Digifort, Milestone e D-Guard.

Como escolher corretamente um sistema de vídeo-monitoramento?

Para especificar corretamente um sistema de vídeo-segurança é necessário determinar quantas câmeras serão necessárias, qual a resolução das imagens gravadas e por quanto tempo essas imagens permanecerão no sistema de armazenamento.

Além disso, vale também verificar o nível de exigência legal da guarda dessas imagens, nível de redundância e disponibilidade do hardware que será utilizado e o tipo de serviço que o possível fornecedor entrega.

Como o número de variáveis não para por aqui, o auxílio de especialistas é sempre bem-vindo para montar corretamente um sistema CFTV. Erros no dimensionamento do projeto do sistema de monitoramento pode representar altos prejuízos para a organização ou exigir investimentos adicionais não previstos.

Como escolher corretamente um sistema de vídeo-monitoramento

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Não corra riscos ao dimensionar um novo sistema de monitoramento. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em servidores e sistemas de monitoramento e distribuidor autorizado Qnap, Seagate, WD, Vivotek e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: CFTV!

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Como monitorar câmeras da empresa pelo celular?

Como monitorar câmeras da empresa pelo celular?

Como monitorar as câmeras de segurança da empresa pelo celular? Saiba como funciona o acesso dos celulares aos sistemas de monitoramento CFTV.

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e sistemas CFTV

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e sistemas CFTV

HD para DVR: Quais as diferenças entre HDD p/ PC e hard disks sistemas CFTV? Saiba mais sobre o assunto e instale o disco certo para cada aplicação.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011