My Cloud WD, um hard disk externo com conexão para redes domésticas

A linha My Cloud WD é composta por HDs externos de 2TB, 3TB, 4TB, 6TB e 8TB que são conectados via porta LAN em pequenas redes locais. Esses discos são uma alternativa para compartilhar dados via internet e substituem os serviços tradicionais de nuvem como o Dropbox e Google Drive. Além disso, esses equipamentos suportam serviços de compartilhamento de arquivos em rede, recursos tradicionais presentes em de storages NAS.

WD My Cloud

Como o My Cloud WD funciona?

A origem da família My Cloud WD vêm da linha My Book, que possuem a forma de um livro e são os discos rígidos externos USB para backup da Western Digital. De cor branca e design refinado, a o My Book possui cantos arredondados, acabamento minimalista, limpo e sugere que poderia ter sido fabricado pela Apple.

Por ser um dispositivo de armazenamento equipado com apenas um disco rígido interno, o My Cloud WD não oferece recursos de segurança contra a perda de dados como seus rivais mais completos, como o TS-231P Qnap.

Na parte frontal, o disco possui uma luz de status azul que permanece acesa quando é ligada e pisca quando há atividade de dados. Na parte traseira, o HD possui uma porta LAN padrão gigabit ethernet, uma porta USB3.0 e a porta para conexão da fonte de energia. A embalagem do My Cloud acompanha adaptador de energia, um cabo de rede e um guia de Instalação Rápida.

Painel frontal e traseiro do WD My Cloud

Capacidades e Modelos

My Cloud WD 2TB - WDBCTL0020HWT

My Cloud WD 3TB - WDBCTL0030HWT

My Cloud WD 4TB - WDBCTL0040HWT

My Cloud WD 6TB - WDBCTL0060HWT

My Cloud WD 8TB - WDBCTL0080HWT

Portas disponíveis

1x USB3.0 (portas de expansão)
Botão One touch backup: Porta USB Frontal
1x Ethernet Gigabit
1x entradas para fonte de alimentação

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Dimensões

Comprimento: 5,5 pol. (140,00 mm)
Largura: 1,9 pol. (4,82 mm)
Altura: 6,7 pol. (170,00 mm)

Especificações de operação

Temperatura de operação: 0°C a 35°C
Temperatura não operacional: -40°C a 70°C

Hardware simples e instalação descomplicada

Não espere muito do hardware. O My Cloud WD possui um antigo processador Marvell Armada dual A375, que não se compara os processadores que equipam os 2-Bay NAS da concorrência. O baixo desempenho não chega a ser um grande problema quando constatamos que o sistema só possui um hard disk interno.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Por ser apenas um hard disk com uma porta LAN, o My Cloud não é um lugar seguro para manter dados importantes. Com um único disco é impossível fazer RAID, que é um dos recursos mais importantes para manter nossos dados seguros.

Fora isso, o equipamento possui um painel de gerenciamento que pode ser acessado por qualquer navegador, suporte a DLNA e possui aplicativos que permitem acessar seus dados remotamente por PCs, smartphones e tablets, assim como sincronizar dados com os serviços populares em nuvem.

Painel de gerenciamento do WD My Cloud

My Cloud, minha nuvem pessoal de dados num único lugar

Um dos grandes problemas de nossas vidas digitais é a centralização de todos os dados num único dispositivo. O HD My Cloud cuida bem disso. Com ele é fácil sincronizar dados do celular, computadores (PC ou Mac) e tablets num único lugar.

Com seu software para a criação de uma nuvem pessoal, fica fácil ter uma área de armazenamento muito maior que os serviços em nuvem, sem o risco de ter seus dados compartilhados com outras empresas e sem o pagamento de assinaturas mensais.

O aplicativo My Cloud

O My Cloud permite montar uma nuvem pessoal de dados através de um aplicativo fácil de instalar, entregando a possibilidade de acesso remoto a todos os arquivos via Android, iOS, PC e Mac. Esses softwares oferecem suporte a uploads, downloads, edições e streaming de mídia. A restrição é que os aplicativos não possuem reprodutor de mídia integrado, portanto a reprodução é limitada aos formatos compatíveis com o equipamento. Isso não é um problema para sistemas como o Windows ou Android, porém é grande uma desvantagem quando falamos de iOS.

Aplicativo My Cloud

Em contrapartida, os aplicativos móveis oferecem suporte ao Google Drive, Dropbox e SkyDrive, permitindo que os usuários transfiram e sincronizem conteúdo entre sua nuvem pessoal e qualquer serviço de armazenamento em nuvem existente já contratado.

Uma solução de backup apenas honesta

Caso você acredite que um dispositivo equipado com apenas um hard disk nunca irá falhar, é possível montar tarefas de backup no My Cloud WD centralizando os dados de diversos dispositivos num único lugar. A nota triste é que esse sistema possui os mesmos riscos que fazer backup num HD externo, só que utiliza a rede local para a transferência de dados.

Conheça a linha de storages Qnap

De qualquer forma o equipamento suporta backup automático no Windows usando seu próprio software SmartWare ou o aplicativo TimeMachine para usuários Mac. Além disso, o equipamento também possui uma porta USB 3.0, que possibilita conectar um dispositivo externo como outro HD ou fazer downloads diretos de câmeras e filmadoras.

Um HD externo com aspirações de ser NAS

Quando se trata de suas pretensões de ser comparado a outros NAS WD, o My Cloud também é relativamente simples. Ele abandona recursos mais avançados para se concentrar na funcionalidade principal, como suporte para servidores DLNA e iTunes, UPnP e FTP (embora o último esteja desativado por padrão), além de um suporte multiusuário simples para definir o acesso e as permissões de pasta.

Quais são as vantagens do My Cloud WD?

Vantagens do My Cloud WD

Mais caro que um HD externo, porém mais barato do que um NAS residencial, o My Cloud WD é fácil de configurar e é uma boa solução de armazenamento para que precisa armazenar fotos, vídeos e documentos de diversos dispositivos. Ao habilitar o serviço de nuvem pessoal, é simples compartilhar tudo isso com familiares via um link de internet.

Além disso, mais vale ter um backup sujeito a falhas do que não ter nenhuma cópia de segurança. Por seu HD externo com conexão de rede, o HD My Cloud é uma solução de backup que facilita o trabalho de fazer as cópias, utilizando a rede LAN para a transferência de dados.

HD My Cloud, um hard disk para sua rede local

Como um hard disk de rede, o My Cloud WD atende demandas para usuários que precisam criar sua nuvem pessoal de dados. Apesar de possuir um ótimo preço, o equipamento não pode ser comparado com NAS domésticos, pois deixa a desejar na questão segurança. Afinal, quem se propõe a colocar todos os dados centralizados num único lugar não pode correr riscos de perder tudo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Recuperar dados ou jogar fora seu HD externo?

Cansado de seu HD externo? Confira 7 bons motivos para você jogar fora seu HD externo. Saiba mais sobre o assunto e Não corra risco de perder dados.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.

WhatsApp