Qnap TS-231P: Saiba tudo sobre o melhor storage 2 Bay NAS

Saiba tudo sobre o melhor storage 2 Bay NAS - TS-231P Qnap

Dúvidas sobre o Qnap TS-231P?

Abrimos a caixa e explicamos tudo sobre o Qnap TS-231P, um storage para uso residencial e pequenos escritórios. Projetado para compartilhar arquivos em rede, atender pequenas demandas de monitoramento (NVR), fazer backup de computadores e dispositivos móveis (celulares e tablets) ou montar uma nuvem privada de armazenamento, esse NAS dá um show de eficiência.

Um 2-Bay NAS seguro e veloz

Equipado com processador AnnapurnaLabs Alpine AL-212 1,7 GHz dual core, 1 Gb de memória DDR3 e atingindo taxas de transferência de 224 MB/s e 176 MB/s (leitura e gravações respectivamente) através de duas portas LAN configuradas em link agregation, o 2-Bay NAS Qnap é o storage doméstico mais seguro e veloz da categoria.

2 Bay NAS seguro e veloz, TS-231P Qnap

Na embalagem

Na caixa compacta encontramos o Qnap TS-231P, um 2-Bay NAS compacto em formato torre, com chassi e tampa de metal e painel frontal de plástico. O equipamento possui dois suportes plásticos para fixação dos hard disks e a embalagem possui tudo que você precisa:

1 Storage NAS TS-231P

1 Adaptador de energia Delta Electronics DPS-65VB LPS de 65 W

2 cabos LAN

1 guia de início rápido

Um conjunto de parafusos para montagem dos hard disks SATA (2,5 ou 3,5 polegadas).

O painel frontal

O lado esquerdo do painel contém um conjunto vertical de luzes indicadoras, o botão liga / desliga e o botão “One Touch Copy”, que funciona ao conectar um dispositivo de armazenamento externo na porta USB 3.0 frontal. As cinco luzes indicadoras registram se o equipamento está operante (status), tem conexão de rede (LAN), tem algum dispositivo conectado (USB) e os leds para indicação de atividade / status dos discos (HDD1 e HDD2).

Painel frontal e botão one touch copy TS-231P Qnap

O painel traseiro do NAS possui a grade da ventoinha de refrigeração e estão todas as portas, incluindo duas portas LAN RJ45 Gigabit Ethernet (que suportam agregação de link), duas portas USB 3.0, um slot de segurança Kensington e o conector para entrada de energia de 12V.

Painel traseiro com conexões TS-231P Qnap

Os compartimentos para hard disks

Os compartimentos verticais do storage possuem um mecanismo simples para travar e destravar as bandejas plásticas dos hard disks, porém não há nenhuma forma de segurança física contra a remoção não autorizada dos discos. As duas bandejas suportam hard disks até 16TB (2,5 ou 3,5 polegadas) atingindo 32TB de capacidade bruta, que podem ser configurados em JBOD, RAID 0 ou 1.

Baias para instalçao de HDDs TS-231P Qnap

Hard disks compatíveis

O Qnap TS-231P é um 2-Bay NAS compatível com hard disks no padrão SATA III, porém isso não significa que qualquer disco para computadores desktop possa ser instalado no sistema. Hard disks do padrão desktop não suportam trabalho em ambientes multi-drives, causando instabilidade e gerando riscos de perda de dados. Os hard disks Seagate indicados para serem utilizados em storages NAS são dos modelos Ironwolf, Ironwolf Pro e Exos.

Especificações

Processador: AnnapurnaLabs Alpine AL-212 1.7GHz
Portas Ethernet: 2x Gigabit LAN
Memória: 1GB DDR3
Conectores do painel frontal: 1x USB 3.0
Conectores do painel traseiro: 2x USB 3.0
Arranjos RAID: JBOD, RAID 0 e RAID 1
Refrigeração: 1x ventoinha de 70 mm
Capacidade máxima por disco rígido: 16TB
Capacidade máxima: 32TB
Dimensões (L x A x P) 102 x 161 x 219 mm
Peso 2,32 kg
Garantia de 1 ano

Como instalar e configurar o servidor Qnap

Você pode configurar o configurar o Qnap TS-231P de duas formas, uma via on-line, abrindo qualquer navegador e digitando o Cloud key (um número impresso ao lado do gabinete) ou usando o utilitário Qfinder Pro, nas versões Windows, Mac ou Linux, que podem ser baixados diretamente do site da Qnap.

Conheça a linha de storages Qnap

Cuidados ao configurar

Qualquer que seja a forma de configuração escolhida, basta seguir o assistente de instalação e definir quais protocolos de rede devem ser habilitados.  É importante habilitar somente os serviços de gerenciamento de arquivos necessários ao uso, como o SMB/CIFS, File Station, FTP ou NFS (Windows/Mac/Linux), sob pena de sobrecarregar o sistema e comprometer a performance do equipamento.

Riscos ao comprar um TS-231P no lugar errado

Caso você não saiba quais serviços de rede (CIFS/SMB, NFS, etc..) devem permanecer habilitados, consulte seu revendedor Qnap para maiores esclarecimentos. A vantagem de comprar o TS-231P de um revendedor autorizado é que o serviço de suporte técnico gratuito, permanente e será muito útil caso haja dúvidas sobre essas configurações. Lembre-se que lojas virtuais e eCommerces não dispõe desse tipo de serviço, causando várias dores de cabeça aos usuários iniciantes.

Outra vantagem é que ao comprar um TS-231P com os hard disks já instalados, o equipamento sai configurado corretamente e pronto para o uso, economizando tempo e evitando dores de cabeça aos marinheiros de primeira viagem. Vale a pena mencionar que erros na escolha do tipo de arranjo RAID, criação de volumes ou em configurações sobre o armazenamento podem ocasionar a perda de dados.

QTS, um sistema operacional NAS completo

Sistema operacional NAS QTS, TS-231P Qnap

O QTS é um sistema operacional gráfico, fácil de gerenciar e com os principais aplicativos aparecendo como ícones na página principal. Ao clicar no ícone do menu no canto superior esquerdo da tela aparecerá um menu lateral muito útil para acessar a área de configuração do sistema e as ferramentas disponíveis.

Para monitorar as atividades do sistema, basta clicar no ícone no canto superior direito da tela e ativar o monitor de recursos, que fornece um instantâneo do que está acontecendo com o servidor NAS naquele momento. O monitor de recursos exibe informações como o tráfego de cada porta de rede, a saúde dos discos, o número de usuários conectados e o uso do hardware.

Desvendando o painel de controle

Ao clicar no menu principal, você terá uma visão geral do painel de controle com as principais funções do Qnap TS-231P divididas em grupos:

Configurações do sistema (hora, data, host name, etc..);

Configurações de privilégio (gerenciamento no direito de acessos);

Serviços de rede (configurações de IP, DNS e serviços SMB, CIFS, NFS, FTP, etc..);

Aplicativos (MySQL, Anti-Vírus, Servidor Web, etc..)

O Storage Manager é outra ferramenta importante, que fornece controle total sobre a configuração dos hard disks, arranjos e dos volumes criados, além de monitorar como o espaço de armazenamento do NAS está sendo usado e os avisos sobre possíveis falhas.

App Center, uma central para baixar novos aplicativos

App Center Qnap

O App Center tem mais de 160 aplicativos disponíveis, a maioria gratuitos, que podem ser baixados à qualquer tempo e cobrem desde aplicações como backup até automação residencial ou de media center.

Os aplicativos Backup, Photo, Video, Music, File, Download e HD Station são os mais baixados para aplicações residenciais, todos intuitivos e fáceis de usar. Além disso, aplicativos como o Plex Media Server, myQNAPcloud e o Surveillance Station recheiam as aplicações profissionais e de media center para o equipamento.

Alguns aplicativos para dispositivos móveis disponíveis no Play Store (Android) e Apple Store (iOS) como o Qremote, Vmobile, Vcam, Qmanager, Qfile, Qphoto e Qget completam o menu de utilitários que podem ajudar em suas tarefas diárias.

O botão One Touch

Mesmo configurado em RAID 1, é fortemente recomendado manter o backup do servidor TS-231P sempre atualizado. Aí vale a pena saber para que serve o botão “One touch backup”.

Localizado no painel frontal do equipamento, esse botão pode ser configurado para fazer download, upload e backup dos arquivos e pastas do NAS para uma unidade USB externa e vice-versa. Nas páginas da Estação de backup no QTS, você pode configurar exatamente o que deseja que o sistema "One Touch" faça.

O Qnap TS-231P nas pequenas e médias empresas

TS-231P Qnap, NAS para pequenas empresas e escritórios

Ambientes corporativos exigem segurança. O storage Qnap TS-231P permite que as portas LAN duplas sejam configuradas de forma redundante para fornecer mais proteção contra falhas caso um dos links pare de funcionar.

Quem busca performance pode substituir os hard disks por memórias flash (SSD) e usar opcionalmente a agregação de link das duas portas LAN para obter mais velocidade na transferência de dados.

O servidor Qnap fornece ainda recursos para a proteção de dados através da possibilidade de bloqueio de IP, verificação em duas etapas (acesso através de login e senha) e acesso criptografado (criptografia AES 256 bits).

Conclusão

Qualquer storage NAS exige configurações detalhadas para seu bom funcionamento, por isso adquirir um Qnap TS-231P de empresas especializadas facilita muito o processo de instalação para os iniciantes no assunto.

De forma geral, o procedimento de configuração inicial do servidor Qnap é fácil e direto, porém exige algum conhecimento sobre compartilhamento de arquivos em rede. Uma vez instalado, o sistema operacional QTS é limpo, fácil de navegar e sua interface gráfica está repleta de recursos úteis.

O App Center Qnap possui uma impressionante variedade de aplicativos complementares que podem ser baixados, permitindo que o NAS TS-231P seja configurado praticamente da forma como você deseja. O conjunto de aplicativos móveis completa o pacote, possibilitando qualquer usuário acessar e monitorar o NAS via iOS, Android ou algum dispositivo móvel Windows.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

Qual a melhor solução de backup para sua empresa?

Qual a melhor solução de backup para sua empresa?

Manter uma solução de backup corporativa sempre funcional é uma das tarefas mais importantes dentro de qualquer empresa. Confira nossas dicas!

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.

WhatsApp