Cinco serviços de armazenamento em nuvem grátis

Símbolo de armazenamento em nuvem representado por uma nuvem com sinal de upload acompanhado com os logotipos dos principais serviços de armazenamento em nuvem ao lado

Quais são principais serviços de armazenamento em nuvem grátis?

O armazenamento de dados em nuvem é um serviço que tem se mostrado muito útil em ambientes onde armazenar e compartilhar informações é uma necessidade. Mesmo serviços grátis são de grande valia quando o assunto é armazenar ou compartilhar dados.

Indicados para aplicações como colaboração e armazenamento pessoal, esses serviços não substituem nossos sistemas de armazenamento tradicionais, pois nem sempre temos um acesso internet disponível ou podemos dispor de várias horas (ou dias!) para recuperar um backup via banda larga.

Apesar da maioria dos sites que proporcionam esse serviço gratuito entregar pouco espaço de armazenamento e baixa performance no atendimento de requisições, a maioria desses serviços quebra um galho quando o assunto é desenvolver projetos que envolvem colaboração. Listamos abaixo os principais serviços de armazenamento em nuvem grátis.

  • Box Drive
  • Dropbox
  • Google Drive
  • iCloud Drive
  • OneDrive
  • Dúvidas? Fale com nosso especialista!


    Box

    Logo Box Drive e interface de usuário

    O Box Drive é um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem gratuito (plano individual) que permite sincronizar dados entre diversos dispositivos e plataformas através de aplicativos disponíveis para iOS, Android, Windows Phone, Windows 10 e macOS. O plano individual grátis entrega até 10GB de espaço e upload até 250MB, além de gestão integrada de arquivos e compatibilidade com outros aplicativos de produtividade como o SalesForce e Slack.

    A versão gratuita do Box permite o upload, download e compartilhamento de arquivos em pastas, além da facilidade para organização geral dos itens para melhor visualização e acesso off-line, seja via desktop ou dispositivo móvel.

    Compartilhamento e Segurança

    Compartilhar arquivos com outras pessoas em ambientes colaborativos de forma segura é um ponto forte do Box, que destaca sua tecnologia de segurança de rede para garantir que seus arquivos estejam sempre intactos na nuvem.

    Notificações via e-mail sempre chegam cada vez que um novo dispositivo é autenticado com suas credenciais, sob forma de alerta contra um possível login não autorizado. Planos pagos incluem outros recursos como criptografia, logs de utilização e política de segurança em dois passos (login e senha)

    Dropbox

    Logo Dropbox e interface de usuário

    O Dropbox Basic é uma outra alternativa para quem precisa armazenar dados na nuvem gratuitamente. Através de um registro, qualquer usuário tem acesso a uma conta gratuita com 2GB de capacidade, podendo guardar arquivos como documentos e fotos num servidor online sem custos extras e de forma imediata.

    Além disso, caso o plano gratuito seja insuficiente, o Dropbox oferece upgrades com planos que oferecem espaço literalmente ilimitado, incluindo planos e recursos personalizados para pessoas físicas e empresas.

    Como os outros serviços, o Dropbox oferece acesso aos arquivos armazenados de qualquer lugar, hora e por qualquer dispositivo, seja ele um computador desktop ou dispositivo móvel como um celular ou tablet. O Dropbox disponibiliza ainda modos de edição off-line de documentos, os quais são atualizados quando o usuário se reconecta à rede.

    Todos os planos contam com mecanismos de segurança como criptografia de dados e verificação em duas etapas (login e senha), protegendo as contas contra acessos não autorizados. Os planos pagos contemplam ainda recursos como gerenciamento de projetos com vários usuários simultâneos e a possibilidade de recuperar dados e arquivos excluídos acidentalmente.

    Google Drive

    Logo Google Drive e interface de usuário

    Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem gratuito do Google. Qualquer usuário que cria um email no Gmail ganha uma área de 15GB gratuita para armazenamento no Google Drive. Como o serviço de email do Google também é gratuito, o serviço básico de armazenamento em nuvem segue a mesma linha. Assim como os outros concorrentes, é fácil aumentar a quantidade de armazenamento através da contratação de planos de atualização.

    A liberdade do acesso aos arquivos armazenados a qualquer hora, de qualquer lugar, de forma simples e intuitiva é marca registrada do serviço gratuito do Google. Com ele o usuário precisa apenas estar conectado à internet para acessar suas últimas atualizações. Além disso, o Google Drive também permite editar arquivos offline. Como nos outros serviços, todas as alterações feitas off-line são atualizadas automaticamente na nuvem quando o usuário se conectar novamente à internet.

    A compatibilidade total com sistemas operacionais de computadores desktops (Windows, Mac, Linux) e dispositivos móveis (iOS e Android) fazem do Google Drive um sucesso. Além disso, a segurança no acesso atrelada à conta primária do usuário, permite flexibilidade no gerenciamento, proporcionando recursos como definir permissões de compartilhamento com outros usuários de forma simples e rápida.

    iCloud

    Logo iCloud Drive e interface de usuário

    O iCloud Drive é o serviço de armazenamento na nuvem gratuito da Apple. A ferramenta foi desenvolvida para dispositivos móveis e computadores da marca, porém também possui sua versão para Windows. Disponível para toda infraestrutura dos produtos Apple como iPhone, iPad, MacBooks e iMacs, o iCloud também pode ser bastante útil em outros sistemas operacionais como Windows e Android.

    Planos gratuitos para usuários únicos disponibilizam 5GB de espaço e são voltados para projetos pequenos e contas familiares com até cinco usuários. Como os demais competidores, a plataforma permite que seus usuários façam upgrades para planos pagos, que atingem até 2TB de espaço para armazenamento.

    Sincronização de dados, sistema de criptografia e backup automático de documentos bem como de arquivos, fotos e vídeos estão disponíveis, possibilitando inclusive a sincronização de documentos, contatos, agendas e aplicativos de seus telefones celulares.

    OneDrive

    Logo OneDrive e interface de usuário

    A Microsoft também tem seu serviço de armazenamento na nuvem gratuito, o OneDrive. Com ele arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo. O OneDrive não requer instalação de softwares e o mesmo é compatível com sistemas operacionais para computadores e dispositivos móveis.

    Além da oferta gratuita pela nuvem pública, o OneDrive também está disponível a partir da adesão ao pacote Office, que é composto de editor de textos, planilhas, apresentações e acesso a projetos colaborativos pela internet.

    O OneDrive básico oferece 5GB de espaço gratuito para seus usuários. Essa capacidade também está disponível gratuitamente pelo Office e também pode ser expandida para 100GB, dependendo do plano contratado.

    Com ele é possível criar e editar arquivos do pacote Office sem precisar estar conectado à internet: Assim que o usuário estiver novamente online, todas alterações serão atualizadas automaticamente.

    Quais são os riscos desses serviços de armazenamento da nuvem?

    Símbolo de armazenamento em nuvem representado por uma nuvem com sinal de alerta para demonstrar que existe riscos em utilizar esse tipo de serviço

    Apesar de serem bons serviços de armazenamento e não envolverem custos iniciais, empresas e usuários corporativos não podem depender exclusivamente da nuvem para guardar seus documentos. Antes de contratar e enviar seus arquivos para um serviço de nuvem, vale considerar alguns riscos:

    Dados indisponíveis – Ao enviar dados para nuvem, ficamos reféns de uma conexão de internet. Como esse tipo de serviço nem sempre está disponível no Brasil, arquivos importantes como um backup corporativo podem ficar indisponíveis nos momentos em que os mesmos são necessários.

    Invasão - Todos serviços de nuvem estão sujeitos a problemas de segurança, expondo dados de milhares de usuários. Um descuido com a senha pode permitir que alguém mal-intencionado tenha acesso a todos os seus arquivos.

    Privacidade - A maioria das empresas que oferecem armazenamento e e-mails gratuitos tem o péssimo costume de bisbilhotar dados alheios. Apesar de não verificarem dados de nenhum usuário explicitamente, uma série de cookies (software que monitoram nossas atividades) são instalados nas contratações desses serviços, buscando padrões de compra e outros dados que possam ser usados para identificar padrões de comportamento e consumo.

    Contrato de serviço grátis - Ao concordar com os termos de abertura de conta, todo usuário está sujeito a mudanças nas condições ou mesmo o cancelamento do serviço pelos provedores do serviço. A Microsoft, por exemplo, tentou reduzir o espaço oferecido no OneDrive para contas já cadastradas, porém a insatisfação dos usuários levou a empresa a implementar a nova a regra somente para contas novas.

    Nossa conclusão

    Para usuários que não possuem grandes pretensões, os serviços de armazenamento em nuvem gratuitos são uma boa pedida. Apesar dos riscos de manter dados na nuvem, todos os serviços citados são de boa qualidade e atendem algumas necessidades pessoais de armazenamento. Apesar disso, manter fotos, vídeos e documentos na nuvem sem um plano de contingência como armazenamento ou backup local pode causar grandes frustrações.

    Para usuários que não querem correr riscos, gastar com mensalidades ou precisam de acesso veloz a sua base de dados, sempre é recomendado manter as informações importantes em dispositivos de armazenamento como um storages NAS local.

    Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

    Armazenamento de dados

    Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

    Como fazer o melhor uso da nuvem privada?

    Como fazer o melhor uso da nuvem privada?

    Saiba mais sobre conceitos como private cloud e conheça os equipamentos e softwares para te auxiliar na montar um serviço de nuvem privativa de dados.

    O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?

    O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?

    Muitas empresas têm recorrido a soluções de backup em nuvem sem uma boa análise de riscos. Confira algumas dicas antes de adotar uma solução de backup

    NAS - Network Attached Storage

    NAS - Network Attached Storage

    NAS ou “network attached storage” é um servidor que armazena e permite acesso de informações como arquivos e programas através de uma rede local (LAN) para os computadore