Comprar armazenamento em nuvem ou instalar um Storage NAS?

Comprar armazenamento em nuvem ou instalar um Storage NAS?

Apesar da computação em nuvem ser uma tecnologia que veio para ficar, muitas situações ainda estão por ser resolvidas.

A nuvem oferece facilidade na contratação, flexibilidade para trabalho remoto e baixo investimento inicial, porém está longe de ser uma unanimidade.

Problemas como capacidade de armazenamento, controle sobre o ambiente, gerenciamento do sistema, valor da mensalidade ou a velocidade ao fazer upload/download de arquivos são algumas demandas que podem excluir a nuvem como uma alternativa viável.

Comprar armazenamento em nuvem está cada vez mais fácil, porém cada negócio é único e as soluções em nuvem não se adaptam a todos os cenários.

O armazenamento em nuvem e a segurança

Quando você usa um serviço de nuvem contratado, o provedor assume a responsabilidade de manter seus dados seguros.

Ao adicionar o serviço de backup ao seu plano, possivelmente seus dados também serão armazenados em outros equipamentos (ou datacenters) para proteção adicional.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Alguns provedores de nuvem confiáveis como o Google (drive), Microsoft (Azure) e Amazon (AWS) usam os métodos de segurança mais recentes, como replicação ou sincronização de dados em tempo real.

Usando a nuvem, a primeira ideia é que sua empresa se livra das responsabilidades associadas à segurança, mas o que realmente acontece é que o controle de suas informações é transferido para terceiros.

Quem controla a nuvem?

Mesmo serviços de nuvem privada não entregam o controle e gerenciamento de instâncias superiores. Isso significa não ter o real controle do que acontece no back-end da infraestrutura de TI do provedor.

Quando o assunto é armazenamento de dados, nenhuma corporação, por menor que seja, fica confortável ao transferir suas informações para terceiros.

Como muitos desses provedores estão sob constante ataque, a chance de ser hackeado num desses grandes ambientes geralmente é maior que manter os dados in-house.

Quem controla a nuvem?

Além disso, uma equipe de TI que monitora apenas um servidor (ou nuvem interna) possivelmente entregará resultados melhores e mais rápidos que um profissional que cuida de centenas de sites.

Comprar armazenamento em nuvem muitas vezes é assinar um cheque em branco, que pode ou não ser descontado.

Pensando nisso, muitas empresas não querem correr o risco e optam por ter suas próprias nuvens privadas, mantendo-se no controle das operações.

A nuvem como serviço

Contratar um serviço de nuvem pública geralmente não oferece os mesmos recursos que um storage NAS local.

Por serem serviços fechados e administrados por autoatendimento, nem sempre as soluções cloud disponíveis se adequarão as aplicações corporativas individuais.

Cada organização tem que estudar cuidadosamente suas demandas antes de iniciar sua jornada para a nuvem.

Comprar serviço de armazenamento em nuvem também tem suas virtudes, como ter várias soluções inteligentes e não previstas disponíveis, que ajudam a economizar o dinheiro de sua empresa.

Melhor aproveitamento do sistema (hardware, software e recursos humanos), profissionais disponíveis 24 horas por dia, tecnologia de ponta e uma estrutura de datacenter completa são apenas algumas vantagens que um provedor moderno pode oferecer.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

A nuvem sempre envolve custos mensais

Apesar de todas as maravilhas dessa racionalização, empresas são ávidas por lucro.

E não é diferente com os provedores de nuvem: Transferir seu processamento ou armazenamento para nuvem pode significar contratar uma raposa para cuidar das galinhas.

Assim como fabricantes de servidores, sistemas de armazenamento, softwares e prestadores de serviços cobram por suas soluções, um provedor de serviços de nuvem sempre será um intermediário desse grupo, alugando espaço (por valores nem sempre ponderados) e muitas vezes maximizando o lucro de seus sistemas de forma deselegante.

Manter todos os negócios da empresa em provedores de nuvem pode causar muito desconforto nas renegociações de contrato, principalmente porque ativos como servidores e storages sofrem redução constante em seus preços que quase nunca são repassados para o locatário.

Apesar de custos iniciais maiores, comprar armazenamento e servidores para a infraestrutura interna sempre será um melhor negócio no longo prazo.

Muitas empresas que vivenciaram experiências de nuvem mal sucedidas estão retornando ao processamento local ou adotando modelos híbridos de computação.

Enterprise storages Qnap

Manter o acesso confiável e rápido é uma ordem

A migração para nuvens externas sempre dependerá de linhas de comunicação e bandas bem dimensionadas.

Comprar armazenamento em nuvem de estruturas que não possuem conexão de alta velocidade ou onde os serviços não são confiáveis podem arruinar qualquer negócio.

Por outro lado, um sistema de armazenamento conectado à rede local sempre entregará acesso imediato aos colaboradores internos e, de quebra, também poderá fornecer serviço de nuvem para acesso remoto.

Isso significa que migrar para nuvem (pública ou privada) mantendo o armazenamento em casa sempre é uma medida prudente.

Manter o acesso confiável e rápido é uma ordem

Muitos dos benefícios da nuvem podem ser criados em storages NAS localmente, dentro de qualquer empresa, escritório ou residência.

Uma solução de armazenamento em rede permite manter, salvar e recuperar arquivos de vários dispositivos com as altas velocidades proporcionadas pela rede local.

Um NAS oferece algumas das vantagens da nuvem com maior nível de controle, velocidade e a acessibilidade de um servidor local.

Tudo isso é obtido por uma fração do custo e pode ser programado, para não gerar sobrecarga na rede ou custos adicionais normalmente associados aos servidores de nuvem convencionais.

O armazenamento para montar um servidor de arquivos na nuvem

Muitas organizações não podem migrar seus dados para a nuvem pública por regras de governança, dificuldades em atualizar suas aplicações ou simplesmente por possuírem estrutura para manter suas próprias nuvens.

Nessas situações, um Network Attached Storage (NAS) pode fornecer uma série de soluções que pode ser melhor que qualquer serviço.

Um NAS é um servidor de arquivos por vocação, que permite aos usuários compartilhar dados não estruturados através de uma rede local ou, mais recentemente, através da criação de uma nuvem privada de dados.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Outro ponto é que pequenas e médias empresas geralmente compram armazenamento em nuvem apenas para a criação de servidores de arquivos para seus colaboradores, ignorando o fato que um NAS pode atender essa demanda sem custos mensais.

Mesmo recursos sofisticados como o uso do flash, softwares com compactação em nível de bloco e sistemas de deduplicação que reduzem as necessidades de armazenamento (e de custos), também já fazem parte dos dispositivos NAS fabricados por empresas como a Qnap.

Um NAS é particularmente útil em empresas de pequeno e médio porte, principalmente pela ausência de mensalidades, baixo custo de propriedade, facilidade de instalação e o baixo consumo de energia.

Acesso remoto aos arquivos

Tanto um serviço de nuvem quanto um storage NAS permitem acessar e compartilhar arquivos fora do escritório, por qualquer dispositivo autorizado, inclusive smartphones.

Trabalhar remotamente, usando uma nuvem ou um NAS, é simples e pode ser feito como se qualquer usuário estivesse sentado em sua mesa de escritório.

Um dispositivo NAS também pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem problemas.

Seu baixo consumo de energia permite deixar o equipamento ligado para backups programados e facilitar acesso aos dados.

Acesso remoto aos arquivos

Isso diminui a força dos argumentos sobre a disponibilidade da nuvem, principalmente para organizações que precisam de espaço de armazenamento, privacidade, controle do sistema e não querem custos mensais adicionais.

Comprar armazenamento em nuvem ou NAS?

Comprar armazenamento em nuvem significa contar com conhecimento de profissionais da indústria de TI que trabalham 24 horas por dia e 7 dias por semana, com um baixo investimento inicial e pouco risco de interrupção nos serviços.

Como pequenas empresas geralmente não possuem uma equipe de TI interna dedicada, decisões importantes como escolher o local para fazer backup ou armazenar os dados sempre é uma decisão financeira, quase sempre balizada pelo curto prazo.

Storages NAS podem ser um local centralizado de backup para todos os arquivos e dispositivos ativos na rede sem custar nada mais por isso.

Usar o NAS como um sistema de armazenamento privado de arquivos permite compartilhar projetos facilmente via internet, aumentar a colaboração e ter cópias dos projetos sempre atualizadas enquanto as revisões mudam.

Storages NAS podem ser um local centralizado de backup para todos os arquivos e dispositivos ativos na rede

O armazenamento em nuvem entrega maior disponibilidade, porém um sistema de armazenamento em rede também pode ser configurado para redundância através do agrupamento de vários discos rígidos em RAID ou o uso de sistemas profissionais tolerantes a falhas.

Isso significa que os dados armazenados nunca ficarão vulneráveis a falha de um único componente.

Um NAS totalmente redundante é capaz de lidar com falhas de qualquer componente ou mesmo com a remoção acidental de um disco rígido, sem interromper seu fluxo de trabalho.

Caso haja imprevistos, basta substituir o módulo defeituoso por um novo para garantir que não haverá interrupções no serviço.

O melhor de dois mundos

Um NAS fornece acesso a arquivos de alta velocidade e configuração de um servidor local e combina com o tamanho reduzido e facilidade de uso.

Sem depender de uma conexão ruim com a Internet ou hardware que consome muita energia, um NAS pode ser a solução que sua organização precisa, sem as mensalidades dos serviços de nuvem.

Conheça a linha de storages Qnap

Por outro lado, ao optar por contratar um armazenamento em nuvem de terceiros, sua empresa nunca terá que se preocupar em ficar sem espaço de armazenamento ou com o incômodo de trocar os discos rígidos.

Sempre que houver necessidade de mais espaço em disco, basta apenas atualizar o plano contratado com o provedor.

Escolher entre comprar armazenamento de nuvem ou usar um NAS é uma decisão crítica e afetará sua empresa diariamente.

Além disso, qualquer que seja a opção escolhida, manter um sistema para backup sempre funcionando e uma rotina para recuperação de dados confiável para contornar imprevisto sempre será necessário.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas de sistemas de armazenamento em rede e distribuidores dos storages Qnap, Seagate, Synology e Infortrend.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Nuvem Privada, Como criar uma Nuvem Particular de Dados

Nuvem Privada, Como criar uma Nuvem Particular de Dados

Saiba mais sobre conceitos como private cloud e conheça os equipamentos e softwares para te auxiliar na montar um serviço de nuvem privativa de dados.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp