Atendimento por WhatsApp

O que é storage desagregado? A infraestrutura de TI repaginada

Empresas com poucos aplicativos geralmente criam sua infraestrutura proprietária e otimizam a configuração de cada servidor para se adequar a um aplicativo específico.

Faz todo o sentido instalar os aplicativos de banco de dados em servidores com grandes CPUs, muita memória e armazenamento rápido para atender a esse tipo de aplicação, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas.

Porém, à medida que essas empresas crescem e as soluções se tornam mais complexas, o número de servidores, sistemas de armazenamento e aplicativos internos também aumenta.

Quando esse crescimento é exponencial, simplesmente não é prático gerenciar configurações de servidor diferentes para cada tipo de aplicativo.

O que é storage desagragado?

Storage desagregado (disaggregated storage) é um sistema de armazenamento escalável, constituído por um ou mais dispositivos agregados por software, que funciona como um único pool lógico, que pode ser alocado em qualquer servidor da rede local ou na malha de rede de alto desempenho.

Essa tecnologia pode contemplar não somente storages, mas servidores e outros elementos da infraestrutura de rede, solucionando problemas como subutilização de hardware, limitações da rede ou armazenamento de conexão direta ineficiente.

Um sistema desagregado é dinamicamente reconfigurável e ajusta os recursos físicos disponíveis para maximizar o desempenho e diminuir a latência, ou seja, oferece o desempenho de um armazenamento local com a flexibilidade da rede.

A desagregação ocorre na camada de hardware ao criar pools de recursos de rede, armazenamento e processamento onde, através de software, os recursos podem ser facilmente/automaticamente provisionados para os aplicativos desejados.

Essas soluções permitem mais controle sobre a alocação de recursos e possibilita que cada aplicação receba níveis otimizados de processamento, armazenamento e rede, sempre em tempo real, garantindo sempre a entrega da melhor performance disponível.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Já os sistemas de armazenamento utilizados não podem ser desagregados internamente. Eles são compostos por storages independentes, cada um fisicamente conectado a um conjunto de unidades HDDs (hard disks) ou unidades de SSDs (solid state drives) com conectividade SATA, SAS ou SSD.

Isso porque o número de drives e o tipo de disco podem variar e cada configuração é dimensionada pela carga de trabalho, capacidades de drive, link de rede e outras especificações do sistema.

Essa tecnologia é muito utilizada por grandes provedores de nuvem, que usam várias configurações em suas soluções de armazenamento para atender a diferentes cargas de trabalho.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como funciona o storage desagregado?

Vários datacenters de grandes empresas sofrem com a queda de produtividade, pois muitas tarefas de rotina que poderiam ser automatizadas ainda dependem da interrupção das operações do sistema.

Operações como reparar alguma falha ou erro ocorrido no sistema, fazer a manutenção periódica ou mesmo atualizações de software podem causar interrupção nos serviços.

O storage desagregado (disaggregated storage) é a resposta para corporações de hiperescala que precisam melhorar toda a produtividade do hardware.

Este tipo de infraestrutura trabalha com o conceito de focar na flexibilidade do dispositivo de armazenamento e na capacidade de resposta para seus usuários, que é alavancada pelo software.

O termo “desagregação” não é novo para datacenters e, diversos fabricantes de dispositivos de armazenamento têm procurado disseminar esse conceito.

A ideia consiste em disponibilizar um sistema de armazenamento mais flexível, responsivo e fácil de ser automatizado, deixando para trás as complexidades da computação, rede e armazenamento convencionais.

Quais as vantagens desse tipo de armazenamento?

O storage desagregado (disaggregated storage) apresenta benefícios relevantes para os sistemas de armazenamento, pois ajuda as empresas a otimizar e simplificar as configurações da infraestrutura interna.

Isso possibilita que as equipes se concentrem nos recursos de desempenho e não na infraestrutura, ou seja, implantar um storage desagregado é ter a garantia que o armazenamento pode ser compartilhado entre vários aplicativos e dimensionado independentemente da computação, atendendo assim todas as demandas de trabalho.

Aplicações indicadas para o storage desagregado

Antes de mais nada, é necessário entender que existem no mercado vários servidores e sistemas de armazenamento disponíveis, um para cada tipo de necessidade e orçamento. Pequenas e médias infraestruturas nem sempre possuem recursos para implementar a desagregação de seus sistemas.

Mas quando se trata de obter velocidade, rendimento e armazenamento com baixa latência em grandes datacenters, a tecnologia do storage desagregado ganha destaque, pois permite alta velocidade e fácil gerenciamento entre a rede de armazenamento e a parte da computação.

Muitas corporações já usam essa tecnologia para desagregar HDDs, SSDs ou virtualizar CPUs, construindo servidores otimizados para a cadeia de produção e entregando mais flexibilidade aos usuários.

Serviços de armazenamento em nuvem, como os da Amazon ou Microsoft, são alguns exemplos de grandes servidores e rendimento flash otimizados e amarrados através de sistemas desagregados por software.

O software irá unir redundância, compactação, segurança e provisionamento à toda infraestrutura de hardware, para que ela trabalhe junto e as instâncias da computação sejam atendidas.

Embora a implementação desse sistema para ambientes de nuvem privada ou máquinas virtuais possa parecer extremamente complexo, essas soluções são muito simples de serem implementadas e gerenciadas.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Soluções para o armazenamento desagregado

A Controle Net é especialista em sistemas de armazenamento de dados e oferece soluções como storages enterprise, sistemas híbridos e soluções all flash desenvolvidas para oferecer mais flexibilidade e segurança às corporações.

A Linha Ultrastar e a OpenFlex Western Digital oferecem mais recursos de armazenamento e aumentam o desempenho do datacenter, ideal para ambientes de provedores dos serviços em nuvem.

O storage Ultrastar Data60 é uma plataforma de armazenamento híbrido para HDDs e SSDs, pronta para sistemas de storage desagregado (disaggregated storage) e de armazenamento definido por software (SDS).

Seu design compacto oferece flexibilidade para escolher as definições de combinação de armazenamento dos HDs e SSDs, equilibrando assim a capacidade e o desempenho do sistema.

Os gerenciadores de TI podem selecionar uma camada de dados flash para atender às necessidades de aplicativos de dados rápidos e big data dentro de um único dispositivo, atendendo as demandas de serviço de grandes corporações, OEMs de armazenamento, provedores de serviço em nuvem e usuários que requerem armazenamento denso de dados e compartilhamento na mesma solução.

Storages scale-up/scale-out para aplicações SMB.

Além dos storages desagregados (disaggregated storage), contamos com dispositivos scale-out e scale-up. Esses storages suportam diferentes tipos de expansão dentro do mesmo sistema conforme os dados da corporação crescem e se tornam mais complexas.

O sistema scale-up é formado por equipamentos de armazenamento (como servidores e storages), no qual os administradores de TI podem adicionar gabinetes de expansão, processadores, controladoras e memórias, de forma local e física.

Já o sistema scale-out pode ser expandido através da formação de clusters gerenciados pela rede de internet e não por dispositivos físicos, nessa estrutura um software de armazenamento é instalado em cada nó do sistema combinando todos os equipamentos em um único cluster lógico, o que se assemelha a tecnologia de storage desagregado.

Artigo completo que nossa equipe de especialistas preparou para você: Storages escaláveis: scale-up e scale-out.

Traga seu projeto de armazenamento, somos especialistas!

A maioria dos datacenters de grandes corporações ainda busca soluções racionais para provisionar recursos internos em excesso e otimizar os investimentos de TI.

O grande desafio é que as mudanças estão cada mais frequentes e nem sempre a organização consegue as respostas imediatas para cada problema.

Um sistema de storage desagregado (disaggregated storage) permite respostas às mudanças praticamente em tempo real, reduzindo custos e gerando resultados reais.

Saiba mais sobre soluções de armazenamento corporativo que ajudam a otimizar o desempenho dos negócios de sua empresa. Somos distribuidor autorizado WD, Seagate, Qnap e nossos especialistas estão prontos para entregar a solução de armazenamento que você precisa.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Sistemas para Armazenamento de Dados DAS, NAS e SAN
Sistemas para Armazenamento de Dados DAS, NAS e SAN

Sistemas para Armazenamento de Dados: Saiba mais sobre Storages NAS, DAS e redes SAN, onde são aplicados e conheça alguns exemplos de utilização.

Storages escaláveis: Sistemas scale-up e scale-out
Storages escaláveis: Sistemas scale-up e scale-out

Quais as diferenças entre sistemas scale-up e scale-out? Saiba mais sobre sistemas escaláveis antes de comprar seu novo servidor ou storage

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.