O que é hot swap? Quais equipamentos são hot swappable?

O que é Hot Swap - equipamento de armazenamento de dados Qnap TVS-473e com as baias para discos rígidos abertas com hds instalados e de fundo um ambiente de escritório

Hot swap ou hot swapping (traduzido como "troca quente") é uma tecnologia que permite a remoção e substituição de componentes em equipamentos (geralmente computadores) como hard disks, controladoras e outros periféricos como pen-drives, sem precisar interromper sua utilização ou desligá-los.

Uma "troca a quente" pode ser a substituição de um disco rígido, unidade de CD-ROM, fonte de alimentação ou outro componente, por um novo dispositivo enquanto o computador permanece em operação. Essa substituição pode ocorrer quando um equipamento precisa ser substituído, seja por término da utilização, falha do dispositivo ou atualização do sistema.

Os primeiros dispositivos I/O não eram hot swappable. As antigas portas paralelas e SCSI que equipavam nossos computadores não suportavam a conexão ou remoção de dispositivos enquanto os mesmos estivessem ligados, sob pena de causar danos ao periférico ou ao próprio computador. Os PCs modernos já incluem diversas portas hot swappable há algum tempo, como entradas USB, eSATA, FireWire e conexões Thunderbolt. Atualmente o termo hot swappable é mais usado para descrever componentes de estruturas que exigem alta disponibilidade, como servidores e storages que equipam infraestruturas de TI de empresas e datacenters.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais dispositivos são hot swap ou hot swappable?

Esta é uma dúvida bastante comum que acaba pairando na cabeça de muitas pessoas. O recurso hot swap não está presente em todos os componentes que equipam nossos computadores, e somente alguns equipamentos estão preparados para esse tipo de função. Equipamentos hot swappable como no-breaks, hard disks e controladoras de servidores custam mais caro que sistemas que não possuem esse recurso.

Servidor com vários dispositivos hot-swap

Inicialmente a tecnologia hot swap estava mais presente em equipamentos que possuíam a tecnologia SCSI, como servidores, storages e seus componentes. Esse recurso permitia que discos rígidos, controladoras e outras partes fossem substituídas sempre que houvesse necessidade, mantendo o sistema sempre em produção e sem que fosse necessário desligar os equipamentos.

Impactos da não utilização do hot swap

Computadores ou dispositivos que não são hot swappable não permitem troca de partes sem desligar o sistema. Ao remover qualquer componente de um equipamento que não é hot-swappable, o sistema interpreta a ação como uma forma de sobrecarga ou curto e, para proteger o seu ambiente, desliga, reinicia ou trava, interrompendo o fornecimento de energia como um mecanismo de defesa.

Assim, remover dispositivos como pen-drives, HDs externos e outros periféricos que não são hot swap sem antes desligar o computador pode danificar o aparelho, corromper o conteúdo armazenado ou, ainda pior, causar a perda total dos dados armazenados.

Em ambiente mais complexos como sistemas de armazenamento ou estrutura de TI que não possuem alta disponilidade, as falhas operacionais podem causar grandes prejuízos como:

  • sobrecarga;
  • tempo de inatividade;
  • Instabilidade do sistema;
  • falha total;
  • perda de produtividade;
  • gasto excessivo com manutenção;
  • diminuição do faturamento.

Por que você precisa utilizar dispositivos hot swappable?

Há bons motivos pelo qual você deve adotar dispositivos que possuem a tecnologia hot swap: segurança, estabilidade de funcionamento e evitar perdas. Os equipamentos hot swappable são desenvolvidos para proporcionar funcionamento contínuo, oferecer maiores níveis de segurança durante processos de manutenção e evitar a perda de dados.

Utilizar dispositivos hot swappable e como evitar perdas e downtime, um TS-431P ao lado de um notebok com a página do site da Controle Net

Equipamentos domésticos como nossos personal cloud storages geralmente ficam 24 horas ligados e executam tarefas que não podem ser interrompidas, como a transferência ou gravação de arquivos, acesso contínuo ou alterações das informações que estão armazenadas no dispositivo.

Sabendo disso, fabricantes como Qnap e Synology  já equipam seus NAS com gavetas hot swappable e incorporam a tecnologia RAID, que oferece redundância e diferentes níveis de proteção aos dados armazenados. Essa tecnologia aliada ao acesso fácil aos discos rígidos facilitam a prevenção contra falhas lógicas, minimizam o tempo de inatividade e proporcionam maior segurança para os dados, pois permitem adicionar ou substituir rapidamente mais armazenamento sem desligar o sistema.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidores NAS

Servidores NAS

Servidores NAS são soluções voltadas para o armazenamento de dados em rede. Confira qual melhor NAS para empresa e uso doméstico.

Alta disponibilidade chegou para as pequenas e médias empresas

Alta disponibilidade chegou para as pequenas e médias empresas

Storages HA podem poupar grandes dores de cabeça futuras para continuidade de qualquer negócio.

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011